quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mais um pouco do Interior do Amazonas - parte 4



ALTEROSA

Localização
O distrito está localizado a uma latitude 03º  03’  13,6” S  sul e a uma longitude 69º  00’  8,2´´  W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na bacia do rio Solimões, próximo ao rio Içá.
Limites:
Tonantins;
Betânia;
Santo Antonio do Içá;
Ipiranga.

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Alterosa e a Capital do Estado, 858 Km.
• Por via fluvial entre Alterosa e a Capital do Estado, 1.169 Km.
O Solimões, principal via de acesso ao distrito, podendo também ser acessado via rio Içá saindo do município de Ipiranga. Para se chegar até o Município de Alterosa, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito de Alterosa é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,14 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.


ALVARÃES

Localização
A história do município se confunde com a de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Seguiram-se disputas entre espanhóis e portugueses , só se consolidando o domínio destes últimos sobre a região em 1970. Constituído em município, Tefé chegou a possuir até quase o final da primeira metade do século XIX, área de 500.000 km². Vários desmembramentos de parte desse território foram então se efetuando surgindo como conseqüência os novos municípios de São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), Japurá e Maraã.
Em fins de 1981, Tefé tinha sua estrutura administrativa definida com 2 distritos: Tefé e Alvarães. Pela Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.1981, novos desmembramentos são determinados no território de Tefé, incluindo-se entre eles o do distrito de Alvarães, que passou a constituir município autônomo.
Limites:
• Município de Maraã
• Município de Tefé
• Município de Juruá
• Município de Uarini
Com latitude de 03º 14’ 05” S e longitude de 64º 47’ 12” W de Grenwich;
População de 14.088 habitantes;
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões – Juruá;
Altitude: 55 m acima do nível do mar;
Área Territorial: 6.075 Km²;
Temperatura Média: 26º C;
Acesso: Via Fluvial;
Distância em linha reta entre Alvarães e a capital do estado, 538 Km.
A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões, entre os rios Tefé e Urucu. Para se chegar até o Município de Alvarães, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Alvarães é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,13 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 27 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 25 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,5 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

Setor Secundário:
- Indústria: padarias, extração de minérios (ouro e metais não ferrosos).

Setor Terciário:
- Comércio: é representado por estabelecimentos do tipo varejista e bancário.

AMATURÁ
Localização
As origens do município se prendem às de São Paulo de Olivença que remonta à missão de São Paulo Apóstolo, fundada pelos jesuítas que catequizavam os índios da bacia do rio Solimões, em fins do século XVII. Passadas as disputas entre espanhóis e portugueses para domínio da região, com a vitória destes últimos, a antiga missão de São Paulo Apóstolo, depois aldeia de São Paulo dos Cambebas, vem a ser sede de município, desmembrado de Tefé e com a denominação de São Paulo de Olivença. O território destes experimenta vários desmembramentos dando origem aos municípios autônomos de Benjamim Constant e Santo Antônio do_Iça.
Em 1968 é enquadrado como Área de Segurança Nacional. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12 o seu distrito de Amaturá é desmembrado, passando a constituir, junto com território adjacente desmembrado de Fonte Boa, o município autônomo de Amaturá.
Limites:
• Município de Jutaí;
• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Santo Antônio do Iça;
Com a latitude de 03º 22’ 09” S  e longitude de 68º 11’ 28” W de Grenwich.

População de 9.467 habitantes.

Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões.

Altitude: 97 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 5.808 km².

Temperatura Média: 32,5º C.

Acesso: Via Fluvial.

Distância
• Em linha reta entre Amaturá e a capital do estado, 1.046 Km;
• Por via fluvial entre Amaturá e a capital do estado, 1.307 Km.
O rio Solimões, principal via de acesso ao município, com estreitamento entre os rios Içá e Javari. Para se chegar até o Município de Amaturá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Amaturá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,67 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O município possui uma rede de 29 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

Setor Secundário:
- Indústria: serraria, olaria e carpintaria;

Setor Terciário:
- Comércio: varejista.


BELÉM DO SOLIMÕES
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 04º 02’ 30” S sul e a uma longitude 69º 31’ 43” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões, próximo ao rio Jandiatuba.
Limites:
São Paulo de Olivença;
Santa Rita;
Feijoal;
Tabatinga.

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Belem do Solimões e a Capital do Estado, 997 Km.
• Por via fluvial entre Belem do Solimões e a Capital do Estado, 1.499 Km.
O Solimões, principal via de acesso ao distrito, podendo também ser acessado via rio Içá saindo do distrito de Ipiranga. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,14 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

BENJAMIN CONSTANT

Localização
Localizada a margem esquerda do rio Solimões. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é desmembrado de seu território o distrito de Tabatinga, que passa constituir município autônomo.
Limites:

• Município de Tabatinga
• Município de São Paulo de Olivença
• Município de Jutaí
• Município de Eirunepé
• Município de Ipixuna
• Município de Atalaia do Norte
• República do Peru
 Possui aproximadamente uma população de 33.411 habitantes.
 A 04º 21’ 22” latitude Sul e 70º 02’ 07” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 65 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 8.926 km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Benjamim Constant e a Capital do Estado, 1.116 Km.
• Por via fluvial entre Benjamim Constant e a Capital do Estado, 1.628 Km.

Acessos 

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho. (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Benjamin Constant.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões. Para se chegar até o Município de Benjamin Constant, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Benjamin Constant é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 3,24 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 109 estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,8 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.

Setor Secundário

- Indústria: serrarias, usina de beneficiamento de borracha (desativada), olaria, mercenárias, usinas de beneficiamento de arroz e estaleiros.

Setor Terciário

- Comércio: serrarias, oficinas mecânicas, oficina de refrigeração, posto de derivados de petróleo, restaurantes, casa lotérica, barbearias, salões de beleza, oficina de conserto de relógios, estabelecimentos industriais, estabelecimentos comerciais, varejista e atacadista.

- Serviço: hotéis, pensões, supermercado e bancos.

BETÂNIA
Localização
O distrito de Betânia, cuja sede é o município de Santo Antonio do Içá, está localizado a uma latitude 03º 04’ 42,9” S sul e a uma longitude 68º 03’ 46,3” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado entre as bacias dos rios Solimões e Içá.
Limites:
Tonantins;
Alterosa;
Jutaí;
Santo Antonio do Içá;
Ipiranga.

Acesso: Via Fluvial


Distância
• Em linha reta entre Betânia e a Capital do Estado, 810 Km.
• Por via fluvial entre Betânia e a Capital do Estado, 1.161 Km.
O Solimões e Içá, principais vias de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito de Betânia, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,16 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

CAIAMBÉ
Localização
O distrito de Caiambé, cuja sede é o município de Tefé, está localizado a uma latitude 03º 31’ 14” S sul e a uma longitude 64º 24’ 27W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões.
Limites:
Tefé;
Alvarães;
Juçara;
Coari.

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Betânia e a Capital do Estado, 543 km.
• Por via fluvial entre Betânia e a Capital do Estado, 699 km.
O Solimões é a principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,26 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

CARAUARÍ
Localização
Está situado à margem esquerda do médio Vale do Rio Juruá. Em verdade, até 1958, Carauari ficava às margens do rio Juruá, mas com a erosão, houve a queda natural do barranco e o rio foi formando um sacado que hoje é o chamado Lago de Carauari.

Limites
• Município de Tefé;
• Município de Tapauá;
• Município de Itamarati;
• Município de Jutaí;
• Município de Juruá;

Possui aproximadamente uma população de 25.774 habitantes.
Com latitude de 04º 52’ 38” S e longitude de 66º 53’ 47” W de Grenwich.
Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá.

Altitude: 30 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 25.324 Km².

Temperatura Média: 23,3º C.

Acesso: Via Aérea e Fluvial.

Distância

• Em linha reta entre Carauari e a Capital do Estado, 780 Km.
• Por via fluvial entre Carauari e a Capital do Estado, 1.676 Km.



Acessos  

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus / Carauari.
Via fluvial : O município todo é banhado pelo rio Juruá, sendo recortado pelos afluentes deste, a saber: Ueré, Bauana, Xué e Marari à margem direita, e Bauana Branco e Anaxiqui à margem esquerda. É o rio que se constitui no mais importante meio de comunicação e transporte da região, além de ser fonte de alimentação. Possui navegabilidade condicionada pela cheia no período de novembro a abril e pela vazante de maio a setembro. Ao longo do Juruá está localizada a maioria das cidades, dos povoados e das comunidades. Para se chegar até o Município de carauari, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Carauari é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 3,33 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 231 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 230 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 2,0 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

Setor Secundário:

- Indústrias: olarias, fabricação de móveis de madeira, serrarias, indústrias de madeira, embarcações e motores, panificadoras, usina de beneficiamento de arroz, fábrica de gelo e estaleiros.

Setor Terciário:

- Comércio: atacadistas e varejistas.

- Serviços: postos de gasolinas, oficinas de reparos de autos e bicicletas e agências de bancos.


COARI
Localização
A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari, traz em sua herança e memória e força dos índios Catuxy, Jurimauas, Passés, Irijus, Jumas, Purus, Solimões, Uaiupis, Uamanis e Uaupés. O nome Coari também está ligado às raízes indígenas e há duas versões:
Em 1759 a aldeia é elevada a lugar com o nome de Alvelos. Em 2 de dezembro de 1874 foi elevada a vila ,em 2 de agosto de 1932 a Vila de Coari é elevada a categoria de cidade, pelo saudoso prefeito: Alexandre Montoril.
É a quarta cidade mais rica do Norte brasileiro, superado apenas por Manaus, Belém,e Porto Velho. A cidade conhecida pela produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural ,que ocorre em uma região denominada de Urucu.
Limites
• Município de Anori;
• Município de Tapauá;
• Município de Tefé;
• Município de Codajás;
Possui aproximadamente uma população de 67.055 habitantes.
Com 4° 06' 22'' Latitude Sul e 63° 03' 21'' Longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 7º Sub-Região – Região do Rio Negro –Solimões

Altitude: 40 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 57.230 Km²

Temperatura Média: 33º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Coari e a Capital do Amazonas, 363 Km.
• Por via fluvial entre Coari e a Capital do Amazonas, 463 Km.

Acesso:
Via aérea: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus / Coari.
Via fluvial : A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari,Para se chegar até o Município de Coari, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Coari é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 15,16 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores.
O município possui uma rede de 561 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 548 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 6,2 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
 
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:

- Indústrias: madeira, tijolos, produtos alimentares, pescado, gelo e mobiliária.

Setor Terciário:

- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis, pensões, agências bancárias, mercado municipal, matadouro e feira do produtor rural.

CODAJÁS
Localização
Situada a margem esquerda do rio Solimões, em terreno plano de pouca elevação, está plantada a antiga povoação, hoje cidade de Codajás.
Primitivamente era aldeia Cudaiá, de índios do mesmo nome, mais tarde tornou-se pousada dos índios Muras ou Môras, que ainda em meados do séc. XVIII ocupavam as margens e os lagos do rio Amazonas e Madeira.
Limites:
• Município de Anamã;
• Município de Anori;
• Município de Coari;
• Município de Barcelos;
• Município de Novo Airão
• Município de Caapiranga;
• Município de Codajás e Badajós.
Possui aproximadamente uma população de 23.206 habitantes e, uma área 18.712 km².
A 03º 50’ 26” Latitude Sul e 62º 03’ 45” Longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 7º Sub-Região – Região do Rio Negro –Solimões

Altitude: 38 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 20.01 Km²

Temperatura Média: 31,5º C

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Codajás e a Capital do Amazonas, 240 Km.
• Por via fluvial entre Codajás e a Capital do Amazonas, 166 milhas.

A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Solimões,Para se chegar até o Município de Codajás, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.



Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Codajás é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,68 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores.

O município possui uma rede de 62 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 61 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,7 salários mínimos.

 Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: madeira, tijolo, gelo, mobiliário e produtos alimentares.

Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: oficina mecânica, oficina de refrigeração, cabeleireiro, costureira, protético, pintor de parede, fotógrafo, agências bancárias, hotéis, pensões, mercado municipal, matadouro e feira do produtor.

EIRUNEPÉ

Localização
A cidade de Eirunepé, outrora São Felipe, está situada à margem direita rio Juruá, próximo a foz do Rio Tarauacá, que fica na margem oposta. O local em que foi erguida, foi anteriormente a sede do grande seringal Eiru, de propriedade de Felipe Manoel da Cunha, rico seringalista do Rio Juruá. A sede do Eiru desenvolveu-se consideravelmente na época em que o preço da borracha passou por uma grande valorização.
Nas primeiras décadas do século XIX, atraídos pela extração do látex, o auge da economia do Amazonas na época, e fugindo da seca do nordeste, cearenses, rio-grandenses do norte e paraibanos chegaram à região do Juruá e fixaram residência nos seringais, dando origem às primeiras vilas. Foi nesse contexto histórico que começou o povoamento do município hoje denominado Eirunepé.
Os primeiro habitantes foram homens nordestinos trazidos por Felipe Manoel da Cunha. Como existia uma carência muito grande de mulheres brancas, esses homens casavam-se com mulheres indígenas da tribo Kulinaã. Este fato gerou muitos conflitos com o homem branco que chegava, dividindo a opinião da tribo. Assim, aqueles que aceitavam o homem branco foram denominados Kulinas, enquanto aqueles que não aceitavam foram denominados Kanamari.
A população por ser composta de várias misturas, com fortes traços do branco nordestino com índios Kulinaã, teve também influência de povos vindos de outras regiões, como turcos, portugueses e outros. Daí, nasce uma cultura bastante diversificada, com hábitos e costumes próprios.
Limites

• Município de Itamarati;
• Município de Envira;
• Município de Ipixuna;
• Município de Benjamim Constant;
• Município de Jutaí

Possui aproximadamente uma população de 30.665 habitantes.
A 06º 39’ 38” latitude Sul e 69º 52’ 34” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá.

Altitude: 130 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 16.079 Km²

Temperatura Média: 24,5º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Eirunepé e a Capital do Estado, 1.150 Km.
• Por via fluvial entre Eirunepé e a Capital do Estado, 3.193 milhas.
Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Eirunepé.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Juruá,Para se chegar até o Município de Eirunepé, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe somente um tipo de locomoção, as Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Eirunepé é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 3,42 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 242 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 239 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,3 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:

- Indústrias: usina de beneficiamento de arroz, estaleiro, serrarias, olarias e padarias.

Setor Terciário:

- Comércio: atacadista e varejista.
- Serviços: oficina, locadora de bicicletas, agência bancária, supermercado, hotéis.

ENVIRA
Localização
Pelo Rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravadores dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o final da Segunda Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória dos conhecidos "soldados da borracha", os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do Rio Tarauacá, afluente do Juruá. Nessa época a literatura registra referências aos índios Cuaná, Curiqueares, Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros.
Pela Lei Estadual nº 096 de 19 de Dezembro de 1955, foi criado o Município Autônomo de Envira, desmembrado do Município de Eirunepé e parte do Município de Carauarí, constituído de seus distritos denominados Foz do Murú, Foz do Envira, parte da Foz Taraucá e Foz do Cujubim.

Limites:

• Município de Pauini;
• Estado do Acre;
• Município de Eirunepé;
• Município de Itamarati;

Possui aproximadamente uma população de 16.338 habitantes.
A 07º 26’ 27” latitude Sul e 70º 01’ 47” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá.

Altitude: 58 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 12.909 Km²

Temperatura Média: 23º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Envira e a Capital do Estado, 1.215 Km.
• Por via fluvial entre Envira e a Capital do Estado, 3.496 milhas.

Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Envira.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Juruá,Para se chegar até o Município de Envira, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Envira é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,45 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 113 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,6 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: usinas de beneficiamento de arroz, serrarias, olarias, marcenaria e sorveteria.

Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, pensões, restaurantes, pensão alimentícia, lanchonetes, clubes dançantes, bares, mercados, feiras e borracharias.

ESTIRÃO DO EQUADOR
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 04º 02’ 30” S sul e a uma longitude 69º 31’ 43” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem esquerda do rio Javari e a direita do rio Curuçá.
Limites:
Atalaia do Norte;
Benjamin contant;
Tabatinga;
• República do Peru.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Estirão do Equador e a Capital do Estado, 1.413 Km.
• Por via fluvial entre Estirão do Equador e a Capital do Estado, 1.925 Km.
Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao dsitrito, fazendo variação para os rio Javari e Curuçá. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.


Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito de Estirão do Equador é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,14 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

FEIJOAL
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 04º 17’ 50”S sul e a uma longitude 69º 32’ 13” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões, próximo ao rio Jandiatuba.
Limites:
Belem do Solimões;
Benjamin Constant;
Tabatinga.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Feijoal e a Capital do Estado, 1.078 Km.
• Por via fluvial entre Feijoal e a Capital do Estado, 1.580Km.
Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,15 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.


FONTE BOA

Localização
Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora de Guadalupe, pela lei provincial nº 92, de 06-11-1858. Pela lei nº 251, de 22-04-1873, a freguesia foi transferida para o lugar Barreiras de Fonte Boa.
Elevada á categoria de vila com a denominação de Fonte Boa. Pelo decreto nº 92, de 28-03-1891(ver of. DDE do AM nº 1210, de 10-03-1943, desmembradas do município de Tefé. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, a vila o município aparece constituído de 3 distritos: Fonte Boa, Rio Jutaí e Uará.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:
• Município de Uarini;
• Município de Juruá;
• Município de Jutaí;
• Município de Tonantins;
• Município de Japurá;
• Município de Maraã;
Possui aproximadamente uma população de 22.817 habitantes.
A 02º 31’ 27” latitude Sul e 66º 02’ 19” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões – Juruá.

Altitude: 50 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 11.748 Km²

Temperatura Média: 25,9º C

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Fonte Boa e a Capital do Estado, 665 Km.
• Por via fluvial entre Fonte Boa e a Capital do Estado, 1.011 milhas.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Solimões,Para se chegar até o Município de Fonte Boa, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe de um meio de locomoção, o tradicional "Barco Recreio”.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Fonte Boa é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,28 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 151 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,5 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: olarias, serrarias, movelarias, fábrica de gelo, frigoríficos de pescado e padarias.

Setor Terciário:
- Comércio: atacadista e varejista.
- Serviços: agências bancárias, hotéis e pensões.



IPIRANGA
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 02º 55’ 51” S e a uma longitude 69º 41’ 47” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado a margem esquerda do rio Içá, na bacia do rio Solimões.
Limites:
Tonantins;
Betânia;
Santo Antonio do Içá;
Alterosa.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Betânia e a Capital do Estado, 1188 Km.
• Por via fluvial entre Betânia e a Capital do Estado, 1.523 Km.

Acesso Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao município, faznedo uma transição para o rio Içá. Para se chegar até o Município de Ipiranga, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Alterosa é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,10 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

IPIXUNA

Localização
O município de Ipixuna foi constituído pelos subdistritos: Foz do Riozinho, Foz de Ipixuna, Foz do Hudson e parte dos de Foz do Gregório e Canidé, com sede na localidade de Guajará, elevada então à categoria de Cidade (1955).
O significado do nome do município veio do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do Juruá, com a extensão de cerca de 300 Km. Ipixuna, em língua indígena significa ″água escura″, denominação que lhe foi dada pelos índios Catuquinas, Curinas e Canamaus.
Elevado à categoria de município é distrito com a denominação de Ipixuna, pela lei estadual nº 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Eirunepé. Sede no atual distrito de Ipixuna (ex-povoado de Guarujá). Constituído do distrito sede. Instalado em 18-02-1956.
Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites
- Município de Eirunepé;
- Estado do Acre;
- Município de Atalaia do Norte;
- Município de Benjamim Constant.
Possui aproximadamente uma população de 22.254 habitantes.
A 07º 03’ 17” latitude Sul e 71º 41’ 29” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá

Altitude: 140 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 12.692 Km²

Temperatura Média: 24º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
- Em linha reta entre Ipixuna e a Capital do Estado, 1.380 Km.
- Por via fluvial entre Ipixuna e a Capital do Estado, 4.383 milhas.
Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Ipixuna.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Juruá,Para se chegar até o Município de Ipixuna, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Eirunepé é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,86 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 55 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,7 salários mínimos. Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: olarias, usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar, usina de beneficiamento de arroz, padarias e comércio.
Setor Terciário:
- Comércio: varejista.
- Serviços: hotéis.

ITAMARATÍ
Localização
A história do município se prende à de Carauari, cujas origens remontam à Tefé. Este último chegou a constituir município com área de 500.000 km2 em meados do séc. XIX. Posteriormente, vieram se processando vários desmembramentos de território, dando origens a municípios autônomos.
Assim aconteceu em 1911, com o então denominado município de Xibauá que em 1913, passa a denominar-se Carauari. Este município vem a ser extinto em 1930, mas é restaurado em 1931, de seu território, fazendo a maior parte da sua extensão, a área que hoje constitui Itamarati. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12 é criada a Vila de Itamarati mais outros territórios pertencentes a Carauari, acrescidos de área adjacente até então pertencente a Tapauá, passa a constituir Município Autônomo de Itamarati.
O significado do nome: ITA - pedra           MARATI - fruta da mata.
Limites:
• Município de Tapauá;
• Município de Pauini;
• Município de Envira;
• Município de Eirunepé;
• Município de Jutaí;
• Município de Carauari.

Possui aproximadamente uma população de 8.038 habitantes.
A 06º 26’ 22” latitude Sul e 68º 14’ 46” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá

Altitude: 100m acima do nível do mar.

Área Territorial: 27.695 Km²

Temperatura Média: 27º C

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Itamarati e a Capital do Amazonas, 985 Km.
• Por via fluvial entre Itamarati e a Capital do Amazonas, 2.112 milhas.

Acesso Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Juruá,Para se chegar até o Município de Itamarati, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Itamarati é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,80 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 21 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,7 salários mínimos.
Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transportes fluvial, que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: padaria.
• Setor Terciário
- Comércio: estabelecimentos comerciais.
- Serviços: hotéis, pensões e agências bancárias.


JAPURÁ
Localização
Ponto logístico estratégico, situado entre as bacias do rio negro e solimões, formando uma ligação importante, podendo ser explorado futuramente para desenvolvimento da região. Criado pela Lei estadual nº 96 de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do ex-distrito de Maraã, do município de Tefé, compreendendo o subdistrito de Igualdade, e com sede em Vila Bitencourt, elevada então à categoria de cidade. Neste local, todavia, além das dependências ocupadas pelo 3º Pelotão de Fronteiras do Exército, quase nada mais existia. O governo municipal funcionava bem mais a jusante, na Vila de Acanauí e mais tarde, em 1976 se mudou para o local atual, a cidade de Japurá - denominada de "Limoeiro" pelos habitantes locais.
Defronte à foz do rio Apapóris, afluente do Japurá, cerca de 2 Km da Vila Bitencourt, está situado um marco divisório dos limites do Brasil com a Colômbia, inaugurado a 29 de setembro de 1931. Outro marco há, à margem direita do Japurá, no lugar em que a linha geodésica Tabatinga-Apapóris atravessa a referida margem.
Limites:
• Município de Maraã;
• Município de Fonte Boa;
• Município de Tonantins;
• Município de Santo Antônio do Iça;
• República da Colômbia;
• Município de São Gabriel da Cachoeira;
• Município de Santa Isabel do Rio Negro.

O município está localizado a uma latitude 01º49'34" sul e a uma longitude 66º35'56" oeste, estando a uma altitude de 50 metros.
Possui aproximadamente 7.289 mil habitantes.
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 100 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 53.867 Km²

Temperatura Média: 27º C

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Japurá e a Capital do Estado, 1.050 Km.
• Por via fluvial entre Japurá e a Capital do Estado, 1.198 Km.

Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus.
Via fluvial : O Japurá, principal via de acesso ao município a que empresta o nome, foi dos primeiros rios amazonenses a ser navegado. Consta que em 1755 o ouvidor Ribeiro Sampaio em "visita de correição das povoações", subiu o rio Japurá visitando as povoações de Santo Antônio e São Matias. Para se chegar até o Município de Japurá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

O município de Japurá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,06 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 16 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 14 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,4 salários mínimos.

Sendo o município pólo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

• Setor Secundário
- Indústria: olaria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviços: supermercado e hotéis.

JURUÁ
Localização
O vocábulo Juruá vem de Iuruá, que significa em guarani rio de boca larga. A denominação do município provem do rio de igual nome, que corta o município de um extremo a outro na direção Sul-Norte. A história do município prende-se à de Tefé e de Carauari. Em fins do século XVII é fundada a aldeia de Tefé, que após a expulsão dos espanhóis e consolidação definitiva do domínio português sobre a região, transforma-se em sede de um município de 500.000 km².
Juruá foi instalado em 31 de janeiro de 1956, era constituído de um só distrito, ainda não havia sido criado o termo judiciário.
Limites:
• Município de Uarini;
• Município de Alvarães;
• Município de Carauari;
• Município de Jutaí;
• Município de Fonte Boa.

Possui aproximadamente uma população de 10.802 habitantes.

A 03º 28’ 26” latitude Sul e 66º 04’ 01” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 2º Sub-Região – Região do Triangulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 55 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 19.710 Km²

Temperatura Média: 23,5º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Juruá e a Capital do Estado, 672 Km.
• Por via fluvial entre Juruá e a Capital do Estado, 1.198 Km por via fluvial.

Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Juruá.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Juruá,Para se chegar até o Município de Juruá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Juruá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,72 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 30 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,3 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

• Setor Secundário:
- Indústria: olaria.
• Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.

 JUTAÍ
Localização
Situado a margem direita do rio Solimões, o município de Jutaí foi criado pela Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do município de Fonte Boa. O município foi instalado a 11 de abril de 1956 e o primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador foi Osvaldo Arantes. Os principais acidentes geográficos são os rios Jutaí, Mutum e Biá. As riquezas naturais são a seringueira (Hevea brasiliensis) e madeiras de boa qualidade, como cedro, jacareuba e peixes de várias espécies e animais silvestres.
O rio Jutaí, de cujo nome se originou o do município, até 1875, não havia despertado interesse. Só naquele ano é que Pimenta Bueno, gerente da Companhia de Navegação do Amazonas determinou que C. Barrington Brown fizesse o reconhecimento. O curso do Jutaí tem cerca de 1200 Km de extensão e corta o município de um extremo a outro, na direção sudoeste-nordeste. É afluente da margem direita do Solimões. Habitavam primordialmente a região os índios Catuquinas, Marauás, Ariaceus e outros. O povoamento da região do Jutaí só se iniciou nas últimas décadas do século XIX. Também aí, os nordestinos - cearenses, piauienses, paraibanos e potiguaras, foram os pioneiros do povoamento, atraídos pela "aventura da Borracha" e impelidos ao êxodo de suas terras pelo trágico fenômeno das secas.
Limites:
• Município de Fonte Boa;
• Município de Juruá;
• Município de Carauari;
• Município de Itamarati;
• Município de Eirunepé
• Município de Benjamim Constant;
• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Amaturá;
• Município de Santo Antônio do Iça
• Município de Tonantins.
Possui aproximadamente uma população de 17.992 habitantes.
A 02º 44’ 32” latitude Sul e 66º 46’ 06”longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 70 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 68.881 Km²

Temperatura Média: 26,9º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Jutaí e a Capital do Estado, 500 Km.
• Por via fluvial entre Jutaí e a Capital do Estado, 1.072 Km.

Acesso Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Jutaí.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Jutaí, a margem direita do Solimões, entre os rio javari e Içá. Para se chegar até o Município de Jutaí, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Jutaí é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,02 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 59 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 0,5 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

•SetorSecundário
-Indústrias:olaria,padarias,marcenarias.
•SetorTerciário
-Comércio:varejista.
- Serviços: oficinas, cabeleireiros, costureiras e restaurantes

LIMOEIRO
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 01º 52’ 40” S e a uma longitude 66º 59’ 38” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Japurá, próximo aos rios Mapari e Puruê.
Limites:
Japurá;
Maraã.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.131 km.
• Por via fluvial entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.279 km.
O Japurá, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,51 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

MARAÃ
Localização
O município de Maraã é banhado pelo caudaloso rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro. As origens do município se prendem às de Tefé, aldeia fundada no final do século XVII. O município foi criado pela Lei nº 96, de 19 de dezembro de 1955, quando o distrito de Maraã - que integrava o município de Tefé - foi dividido em dois novos municípios : Maraã e Japurá, criados pela mesma lei.
O município foi instalado em 7 de maio de 1956, sendo seu primeiro prefeito nomeado Atlântico Alves da Mota. O local determinado para a instalação da sede municipal, onde hoje está localizada, pertencia na época a proprietários particulares, os quais não abriam mão da referida área sem o devido ressarcimento pelo estado, das benfeitorias existentes. Razão pela qual a sede municipal foi instalada provisioriamente no ano de 1956 na localidade de Jacitara.
Posteriormente, o governo do Estado e a família Solart efetivaram a transação e instalou-se em definitivo a sede do município de Maraã dia 25 de março de 1969, sob a administração de Benedito Gonçalves Ramos, prefeito municipal da época.
A denominação "Maraã" vem do igarapé do mesmo nome, próximo a cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. Festa de destaque é a do Boto - semelhante a dos Bumbás - com danças e desfiles de alegorias.
Limites:
• Município de Santa Isabel do Rio Negro;
• Município de Barcelos;
• Município de Coari;
• Município de Tefé;
• Município de Alvarães;
• Município de Uarini;
• Município de Fonte Boa;
• Município de Japurá.

Possui aproximadamente uma população de 17.528 habitantes.
A 01º 50’ 02” latitude Sul e 66º 36’ 25” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 60 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 17.701 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Maraã e a Capital do Estado, 892 Km.
• Por via fluvial entre Maraã e a Capital do Estado, 920 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Maraã.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Japurá, Para se chegar até o Município de Maraã, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Maraã é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,95 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 63 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.
• Setor Secundário
- Indústrias: olaria, serraria, padaria, fábrica de gelo, frigorífico e estaleiros.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: mercado, agência bancária e hotel.

MURITUBA
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 03º 51’ 46” S e a uma longitude 62º 28’ 54” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões.

Limites:
Codajás;
Juçara;
coari.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Murituba e a Capital do Estado, 1.158 km.
• Por via fluvial entre Murituba e a Capital do Estado, 1.306 km.
O Solimões, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,09 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

PALMEIRAS

Localização
Localizada a margem esquerda do rio Javari, fazendo fronteira com o rio Curuçá.
Limites
• Estirão do Equador
• Atalaia do Norte
• República do Peru
A 05º 08’ 13” latitude Sul e 72º 48’ 40” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 3º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 90 m acima do nível do mar.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta, entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.649 km.
• Por via fluvial entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.677 km.

A cidade está localizada a margem esquerda do rio Javari. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,07 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.

SANTA RITA DO WELL

Localização
Localizada a margem direita do rio Jandiatuba, na foz do rio Solimões.
Limites
• São Paulo de Olivença
• Belem do Solimões
• Feojoal
A 03° 33’ 30,7” latitude Sul e 69° 21’ 4,5” longitude Oeste de Grenwich.
Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta, entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.676 km.
• Por via fluvial entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.704 km.
A cidade está localizada a margem direita do rio Jandiatuba. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,25 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.

SANTO ANTONIO DO IÇÁ
Localização
A história e a vida do município estão estreitamente ligadas ao rio Iça, que banha as suas terras. Com grande número de afluentes que convergem para o seu leito e grande quantidade de igarapés que concorrem para engrossar-lhe a caudal.
O baixo Iça, tem suas águas represadas pelas do Solimões, alargando assim o seu leito com águas remansadas, é ornado de lagos em umas e outras margens. Muitas ilhas enfeitam-lhe a paisagem.
Instalado em 03.03.1956. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 5.449, há o seu enquadramento como ″Área de Segurança Nacional″.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, o município de Santo Antônio do Iça, até então constituído do distrito Sede e do distrito de Tonantins, perde este último, que passa a condição de município autônomo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites
• Município de Jutaí;
• Município de Amaturá;
• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Tabatinga;
• República da Colômbia;
• Município de Japurá;
• Município de Tonantins.
Possui aproximadamente uma população de 24.481 habitantes.
A 03º 06’ 16” latitude Sul e 67º 56’ 14” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 70 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 12.038 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Santo Antônio do iça e a Capital do Estado, 888 Km.
• Por via fluvial entre Santo Antônio do Iça e a Capital do Estado, 1.199 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Santo Antonio do Içá.
Via fluvial : A cidade está localizada abaixo do rio Japurá, Para se chegar até o Município de Santo Antonio do Içá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Santo Antonio do Içá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,83 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.
O município possui uma rede de 39 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: olaria, serraria e padarias.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviços: hotel, hospedaria, agência bancaria e oficina de consertos diversos.


SÃO PAULO DE OLIVENÇA
Localização
Situada à margem esquerda do rio Solimões, foi palco de inúmeras e verdadeiras epopeias de ocupação, dada nacional e/ou estrangeira.
Pela emenda constitucional nº 12, de 10-02-1981 (Art. 2º disposições gerais Transitórias), delimitado pelo decreto estadual nº 6158, 25-02-1982, desmembra do município de São Paulo de Olivença o distrito de Amaturá. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:

• Município de Amaturá;
• Município de Jutaí;
• Município de Benjamim Constant;
• Município de Tabatinga;
• Município de Santo Antônio do Iça;
Possui aproximadamente uma população de 31.422 habitantes.
A 03º 27’ 16” latitude Sul e 68º 56’ 31” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 96,42 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 19.761 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre São Paulo de Olivença e a Capital do Estado, 988 Km.
• Por via fluvial entre São Paulo de Olivença e a Capital do Estado, 1.235 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / São Paulo de Olivença.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões, entre os rios Içá e Javari. Para se chegar até o Município de São Paulo de Olivença, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de São Paulo de Olivença é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,42 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.
O município possui uma rede de 35 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 0,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
 
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: serraria, padarias e olarias.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotel.



TABATINGA
Localização
Localizada junto à foz do rio Solimões, Tabatinga está ao extremo do amazonas, onde faz fronteira com Peru e Colômbia. Derivada de uma palavra de origem indígena que no Tupi significa "barro branco" de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios, e, no Tupi Guarani quer dizer "casa pequena".
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tabatinga, pela Emenda Constitucional nº 12, de 10-12-1981, (Art. 2º — disposições gerais e transitórias). delimitado pelo decreto estadual nº 6158, de 25-02-1982, desmembrado dos municípios de Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Sede no atual distrito de Tabatinga, de Benjamin Constant. Instalado em 01-02-1983. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:

• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Benjamim Constant;
• República da Colômbia;
• Município de Santo Antônio do Iça.
Possui aproximadamente uma população de 52.272 habitantes.
 A 04º 15’ 27” latitude Sul e 69º 56’ 19” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 65 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 3.199Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Tabatinga e a Capital do Estado, 1.105 Km.
• Por via fluvial entre Tabatinga e a Capital do Estado, 1.607 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho. (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Tabatinga.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem direita do rio solimões, entre os rios Javari e Içá. Para se chegar até o Município de Tabatinga, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Tabatinga é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 8,60 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores.

O município possui uma rede de 270 estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.
• Setor Secundário
- Indústrias: serraria, padarias e olarias.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis e agências bancárias.

TAMANIQUÁ
Localização
O distrito está localizado a margem esquerda bacia do rio Solimões e Juruá.
Limites:
Fonte Boa;
Jutaí;
Uarini;
Alvarães

Acesso: Via Fluvial

  Distância
• Em linha reta entre Tamaniquá e a Capital do Estado, 584 Km.
• Por via fluvial entre Tamaniquá e a Capital do Estado, 930 milhas.

Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o Município de Alterosa, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
TEFÉ
Localização
O município está situado na Planície Amazônica, na região do Médio Solimões, à 525 km da Capital Manaus. Possui aproximadamente 65,399 mil habitantes, distribuídos em uma área de 23.808 Km². Situa-se à margem direita do Rio Solimões e faz divisa com os Municípios de Alvarães a noroeste, Maraã a nordeste, Carauari a sudoeste, Coari a Leste e Tapauá a sul. Suas coordenadas geográficas são: Latitude: 03° 21’ 16.0” Longitude: 64° 40’ 13.0”
Acessos
Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus – Tefé. São 1 hora e meia com vôo direto de Manaus.
Via fluvial : Para se chegar até o Município de Tefé, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato que, diferente de uma embarcação via Recreio onde você leva três (03) dias para chegar à Tefé a viagem dura apenas 12 horas.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Tefé é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 9 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores. O município possui uma vasta rede de estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, sendo o município pólo centralizador do comércio na região. Na cidade encontram-se supermercados, farmácias, empresas provedoras de internet, loja de departamentos, auto peças, Concessionária Honda.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

 TONANTINS
Localização
Localizada a margem do rio Solimões. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:

• Município de Fonte Boa;
• Município de Jutaí;
• Município de Santo Antônio do Iça;
• Município de Japurá.
Possui aproximadamente uma população de 17.079 habitantes.
A 02º 53’ 16” latitude Sul e 67º 47’ 39” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 40 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 5.349 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Tonantins e a Capital do Estado, 867 Km.
• Por via fluvial entre Tonantins e a Capital do Estado, 1.109 Km.
• Por via terrestre entre Novo Airão e a Capital do Estado, 180 Km. (5h)
 A cidade está localizada acima do rio Solimões, entre os rios Japurá e Içá. Para se chegar até o Município de Tonantins, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Tonantins é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,15 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 24 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,4 salários mínimos. Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: padarias, estaleiro, olaria e serraria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviço:

UARINI
Localização
Localizada a margem esquerda do rio Solimões. Em fins de 1981, Tefé apresentava uma estrutura administrativa em que estavam previstos 5 subdistritos: Tefé, Caiambé, Alvarães, Jarauá, Uarini. Pelos novos desmembramentos determinados pela Emenda Constitucional nº 12 de 10.12.1981, o subdistrito de Uarini passou a constituir município autônomo.
Limites:
• Município de Alvarães;
• Município de Juruá;
• Município de Fonte Boa;
• Município de Maraã.
Possui aproximadamente uma população de 11.891 habitantes.
A 02º 59’ 10” latitude Sul e 65º 09’ 28” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solmões - Juruá

Altitude: 50 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 9.850 Km²

Temperatura Média: 28º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Uarini e a Capital do Estado, 560 Km.
• Por via fluvial entre Uarini e a Capital do Estado, 727 Km.

Acessos
Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus / Uarini.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões, entre os rios Juruá e Içá. Para se chegar até o Município de Ipixuna, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Uarini é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,94 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 41 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,0 salários mínimos. Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transporte aereo que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: olaria, panificadoras, marcenarias, movelarias e metalúrgicas.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.

VILA BITENCOURT
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 01º 23’ 29” S e a uma longitude 69º 25’ 27” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Japurá, próximo aos rios Puruê e Traíra.
Limites:
Japurá;
Limoeiro;
Divisa com a Colômbia.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.266 km.
• Por via fluvial entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.414 km.
O Japurá, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,12 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário