quarta-feira, 16 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR EM MANAUS: UNIMED É MULTADA EM R$ 50 MIL POR MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO


 

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS – ALEAM COMISSÃO PERMANENTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR – CDC-ALEAM GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL MARCOS ROTTA – PMDB

 

Unimed é multada em R$ 50 mil por má prestação de serviço

 

Após várias denúncias, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC) realizou, no início da tarde de hoje (15), uma blitz no Pronto-Socorro da Unimed, na rua Marciano Armond, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

No local, o longo tempo de espera por atendimento foi uma das irregularidades constatadas. E pela má prestação do serviço, a unidade hospitalar foi multada em R$ 50 mil pelo Procon/AM.

Durante a ação, fiscais da CDC/Aleam, acompanhados de técnicos da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AM), Delegacia do Consumidor (Decon) e Procon/AM, verificaram que o tempo de espera por atendimento é praticamente desumano, fazendo com que pessoas doentes aguardem por mais de cinco horas para serem atendidas.

Na sala de recepção do PS, apenas uma atendente para realizar a triagem e, à frente, mais de 40 pessoas, a maioria em estado de convalescência, esperava ser atendida.

"Quando cheguei aqui, muitas pessoas reclamaram da morosidade no atendimento. Tem pessoas que chegaram ao hospital pela manhã e já são mais de 14h e, sequer, passaram pela triagem. Assim não dá. Quem paga por serviço quer qualidade e comodidade no atendimento", afirmou o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual Marcos Rotta (PMDB).

De acordo com Rotta, o objetivo da blitz é resguardar o direito do consumidor e, para isso, é necessário que o hospital amplie a capacidade de técnicos e de estrutura para atender a demanda adequadamente.

"Não faço uma caça as bruxas. Vim ao local porque as reclamações são constantes. E essa é uma questão que envolve vidas. Não dá para deixar para depois, as adequações têm de ser feitas o quanto antes", comentou Rotta, ao acrescentar que, dentro de 30 a 40 dias, a CDC irá retornar ao hospital para verificar se foram tomadas as providências necessárias quanto à eficácia no atendimento.

Para justificar o nível de 'lotação' do hospital, o diretor-geral da Unimed, Dr. Antônio Carlos, afirmou que, por conta da epidemia de dengue em Manaus, a demanda por atendimento superou as expectativas.

"Esse é um momento difícil, o volume de procura é elevadíssimo, visto que, além da epidemia de dengue, há ainda as viroses com características semelhantes aos da doença", explicou o médico.

Estratégias

Segundo o Dr. Antônio Carlos, algumas estratégias estão sendo montadas para reduzir o tempo de espera no atendimento. Uma delas já foi implantada. A direção transferiu a unidade coronariana para o hospital da Unimed localizado na avenida Constantino Nery.

"Com isso, ganhamos um novo espaço para a enfermaria de hidratação, onde ficam internados os doentes com suspeita de dengue e viroses semelhantes. Além disso, vamos reforçar o quadro com a contratação de mais médicos e técnicos de enfermagem e laboratório", afirmou o médico.

Reclamações

 

Durante a blitz, muitos pacientes reclamaram de algumas normas do hospital, entre elas a proibição de acompanhantes no interior da unidade hospitalar. "Como é possível alguém doente, ou se sentindo mal, vir ao hospital sozinho? Isso não existe. Da última vez que vim com a minha mulher, se eu não tivesse entrado, ela teria sido medicada por mais de uma vez. Ainda bem que eu estava perto", comentou um consumidor que preferiu não se identificar.

 

Outro indivíduo saiu do local reclamando, afirmando que é melhor atendido na rede pública de saúde que na cooperativa privada. "Pagamos por um péssimo serviço", disse.

 

De acordo com Rotta, em reunião, o diretor-geral da Unimed afirmou que a direção da cooperativa já estuda um local para ampliar a estrutura do Pronto-Socorro. "Vamos retornar ao hospital dentro de 30 a 40 dias.

Se for comprovado que nada foi readequado, a unidade será autuada como reincidente e a multa será duplicada", concluiu.

 

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Informações:

Assessoria de Comunicação

Jeane Glay 9114-3368/3183-4409

Carlos Rodrigues

 


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