Blog com o intuito de informar o dia-a-dia de uma estudante de direito da federal, além de citar alguns concursos em Manaus, além de mostrar o que faz essa estudante de Direito que trabalha, estuda, tem marido, filhos e uma cadelinha pra cuidar (heheheheheh!)
domingo, 29 de agosto de 2010
Nacoes Unidas oferecem vagas em Manaus e Brasilia
Na capital federal a vaga é para Assistente de Proteção (voluntário nacional das Nações Unidas) e os currículos e cartas de apresentação dos interessados devem ser enviados até o próximo dia 8 de setembro.
Na capital amazonense, a vaga é para Assistente de Campo, também como voluntário da ONU, e os currículos e cartas de apresentação dos interessados devem ser enviados até o próximo dia 15 de setembro.
Para acessar o termo de referência e obter mais informações sobre estes processos de seleção, basta visitar a página da Acnur, em www.acnur.org.
fonte:
http://www.acritica.com/noticias/Manaus-amazonas-brasilia-vaga-acnur-onu_0_325167509.html
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
ABERTA A TEMPORADA DE EST'AGIOS!!!
1 - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
2-PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO AMAZONAS
Já divulguei essa oportunidade em post anterior.
3 -HOSPITAL GETÚLIO VARGAS
Recrutamento de estudantes de Direito para trabalhar com licitacoes do Hospital.
contato e informacoes pelo email organizacionalhugv@gmail.com.
4 - V SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL Palestrante(s) Dr. Edmilson da Costa Barreiros Júnior; Dr. Leland Barroso de Souza; Dra. Anagali Marcon Bertazzo; Dr. Carlos Zamith de Oliveira; Dr. Dimis da Costa Braga; Dr. Yuri Barroso Dantas; Dr. Marco Aurélio de Lima Choy
Período de 27/08/2010 até 27/08/2010
Horário 08h - 18h
Local Auditório Des. Fábio A.Teixeira do Couto Valle, no Fórum Henoch Reis
Público alvo Servidores do TRE/AM e demais interessados
Inscrições de 24/08/2010 até 26/08/2010
Vagas 160
Ficha Inscricao
5 - SEMINÁRIO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO
A ser realizado na FD, no auditório, no dia 31/08, `as 19 horas.
Se eu souber de mais detalhes, blogo aqui... at'e mais!
19ª Seleção para Estagiários na área de Direito
19ª Seleção para Estagiários na área de Direito
A Procuradoria Geral do Estado realizará a 19ª Seleção de Estagiários de Direito, da qual poderão participar os acadêmicos de Direito que estiverem cursando do 5º período ou 3º ano em diante. A prova, cujo conteúdo versará apenas a disciplina Direito Constitucional, será realizada no dia 31 de agosto, no horário de 8h30 às 12h, no auditório da PGE, localizado na Rua Emílio Moreira, 1308 – Praça 14. As inscrições serão realizadas até o dia 29 de agosto gratuitamente, os interessados devem comparecer ao Centro de Estudos Jurídicos da PGE , no endereço acima, e apresentar cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Histórico atualizado da Faculdade, com o coeficiente de rendimento acumulado. Maiores informações pelos telefones: 3234-8904 e 3622-3904, Ramal 208. Abaixo, o conteúdo programático a ser exigido na prova:
Direito Constitucional
1. Direito constitucional: conceito e objeto.
2. Da Constituição: conceito e classificações.
3. Eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais.
4. Interpretação das normas constitucionais.
5. Poder constituinte.
6. Direitos e garantias fundamentais.
7. Dos direitos e deveres individuais e coletivos.
8. Dos direitos sociais.
9. Dos direitos de nacionalidade.
10. Do direito de cidadania.
11. Das garantias constitucionais: os remédios constitucionais (mandado de segurança individual e coletivo, ação popular, habeas corpus, habeas data e mandado de injunção).
12. Divisão espacial do poder: a estrutura básica da federação (União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios).
13. Intervenção nos Estados e Municípios.
14. Da Administração Pública
15. Divisão orgânica do poder: a organização dos poderes (Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário).
16. Funções Essenciais à Justiça: a Advocacia, a Advocacia Pública, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
17. Processo legislativo.
18. Controle de constitucionalidade.
19. Da defesa do Estado e das instituições democráticas.
20. Da tributação e do orçamento.
21. Finanças e orçamento.
22. Da ordem econômica e financeira.
23. Da ordem social.
Filosofia do Nadador
É normal a gente querer elogios, porque eles servem de incentivo para que a gente continue bem. Mas eles são raros em qualquer profissão, não só no jornalismo.
Quando fui responder isso para ele, me ocorreu que a gente tem que lidar com o jornalismo -- ou com qualquer outra profissão --, como eu lidava com a natação, quando era atleta:
O nadador compete, sobretudo, consigo mesmo.
Existem uns cinco que são os melhores, que sempre ganham medalhas e competem para ganhar, ou ouro, ou prata, ou bronze.
Mas eu era apenas uma nadadora razoável, determinada a melhorar cada vez mais, mas sem chances de levar medalhas.
Por isso, eu -- e uma imensa maioria de atletas -- competia para melhorar meu próprio tempo.
Entrava na piscina determinada a diminuir em um segundo os meus 50 metros.
Se conseguia -- como era comum, depois de muito treino --, eu ficava satisfeitíssima: viu só, pai?, viu, mãe? Fiz um segundo a menos! Estou melhor!
Eu tinha uma meta.
Eu trabalhava por ela, sem olhar para os outros competidores.
Eu fazia o melhor de mim, apenas para ter a satisfação de, no final, ter conseguido melhorar um pouquinho.
O técnico não ia lá me dar os parabéns por ter diminuído meu tempo, ele ia abraçar os medalhistas.
Mas não precisava. Porque eu sabia que tinha feito o melhor de mim e que estava melhor que da última vez.
É muito fácil levar a filosofia do nadador para seu trabalho, seja ele qual for, se você gosta do que faz. Porque alcançar sua meta pessoal é a melhor recompensa.
Se você não gosta, fica dependendo toda hora de empurrõezinhos externos. E se frustra quando eles nunca vêem.
Se age como um nadador, aumenta as chances de, algum dia, estar entre os medalhistas, simplesmente por ter feito bem o seu trabalho.
(Sei que é um post bem autoajuda, mas acho que foi útil ao meu amigo, então resolvi colocar aqui também )
Escrito por Ana Estela de Sousa Pinto
http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2010-08-22_2010-08-28.html
Líder Y: Talentos Inquietos, Empresas Engessadas
Muito se tem falado sobre a Geração Y e das suas aspirações de reconhecimento, individualidade, experimentação, além das características – impaciência, questionamentos, ansiedade, conectividade, criatividade, informalidade e, principalmente, pressa! – que se tornaram uma espécie de "marca registrada" dessa tribo.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Inicio das aulas..
assistindo minha primeira aula do semestre, assistindo ética profissional, novamente com o professor Adriano Fernandes. Estávamos discutindo sobre o conceito de profissão, ética na profissão jurídica e deontologia forense. Recomenda coes de leitura o livro do professor Jose Renato Nalini.
O conceito de profissão, como conceito jurídico, e' a atividade pessoal habitual honrada a serviços dos outros em beneficio próprio em conformidade com a própria vocação, pela dignidade da pessoa humana. A vocação depende da personalidade, tendências ou aptidões, temperamento, sensibilidade, inclinação natural, elementos externos e internos, valorização profissional.
O professor falou bastante sobre a virtualizacao dos processos, sobre audiencias telepresenciais, sobre como a profissao do advogado deve ser atualizada.
Quem sabe este futuro esteja proximo...
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Lex Tertia
De: Fernando Mestrinho <mestrinho@gmail.com>
Data: 17 de agosto de 2010 09:37
Assunto: Lex Tertia
Para: jthomasam <jthomasam@gmail.com>
A Turma indeferiu habeas corpus em que condenada por crime de tráfico de drogas praticado sob a vigência Lei 6.368/76 pretendia fosse aplicada à sua pena-base a causa de diminuição prevista no art. 33, § 4º da Lei 11.343/2006 ("§ 4o Nos delitos definidos no caput e no § 1o deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa."). Aduziu-se, de início, que a sentença condenatória considerara diversos fatores que afastariam a diminuição da pena, tais como maus antecedentes, quantidade de droga apreendida, entre outros. Destacou-se, ademais, que a nova lei majorou a pena mínima aplicada a tal crime de três para cinco anos, daí o advento da referida causa de diminuição. Por fim, considerou-se não ser lícito tomar preceitos isolados de uma e outra lei, pois cada uma delas deve ser analisada em sua totalidade, sob pena de aplicação de uma terceira lei, criada unicamente pelo intérprete. Declarou-se, ainda, o prejuízo do pedido de substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
HC 103153/MS, rel. Min. Cármen Lúcia, 3.8.2010. (HC-103153)
fonte: Informativo Nº 594 - STF
--
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
FELIZ DIA DO ECONOMISTA - 13 DE AGOSTO
Na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país, de uma região ou de uma comunidade. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado com a economia como um todo.
Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.
Se você pensa que para fazer tudo isso o economista precisa apenas de números, está muito enganado. Além dos dados e estatísticas que fundamentam seu trabalho, o bom profissional dessa área deve ter conhecimentos de história, sociologia e política. O curso de Ciências Econômicas exige muita leitura e pesquisa. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a economia é uma ciência humana, acima de tudo.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
exemplo aos futuros advogados
Copiado e colado do grupo do professor Joao tomas
---------- Forwarded message ----------
From: jthomas luchsinger <jthomasam@gmail.com>
Date: 12/08/2010 09:57
Subject: exemplo aos futuros advogados
To: pjs-i@googlegroups.com
A hora e a vez do "estatutaço"
(11.08.10)
Num 11 de agosto (Dia do Advogado) de um ano recente, nesta década, o titular de uma banca porto-alegrense de destaque estava chateado de ouvir os estagiários
- Não adianta, doutor. O cartório não funciona, o juiz só atende uma vez só por semana, e a gente não consegue nem mesmo falar com a assessora dele.
O advogado sabia que a importante ação já tinha três meses sem movimentação, sutilmente informada como "conclusão ao juiz".
Certa tarde - pela décima vez – o advogado ouviu do outorgante, por telefone, a mesma reclamação:
- É a única ação que temos em juízo e estamos decepcionados. Nosso processo não anda.
O advogado desligou o telefone e rumou ao Foro Central. Entrou no cartório e anunciou ao atendente que queria falar com determinado juiz.
- Antes tem que passar com o secretário - o atendente mostrou convicção, definindo a próxima etapa, devidamente cumprida para que o advogado tivesse à sua frente, cinco minutos depois, a assessora do magistrado.
O diálogo foi objetivo.
- Boa tarde! Desejo falar com o magistrado!
- Ele só atende às quintas-feiras, das 17 às 18 horas. E o senhor terá que me informar, antes, o número do processo a respeito do qual pretende conversar. E voltar dentro de três dias -, afinal hoje é segunda-feira.
- A senhora é bacharel em Direito?
- Sim!
- Conhece a Lei nº 8.906/94 e, nela, o inciso 8º do artigo 7º ?
- A lei eu conheço, mas não estou lembrada do que diz esse artigo.
O advogado abriu a pasta e ofereceu à assessora um exemplar do Estatuto do Advogado, onde o artigo em tela já aparecia convenientemente salientado com marca-texto amarelo. A assessora leu, mas não deu esperanças:
- Doutor, lamento, mas o doutor juiz só atende às quintas...
- Pois diga a ele que vou esperar, nem que seja até amanhã, quarta, ou quinta. Mas não saio sem ser atendido!
- Só que a segurança pedirá para o senhor se retirar às 18h30, horário de fechamento do foro...
- Vou então, antecipadamente, convidar a imprensa para registrar ação e reação !
A assessora, sentindo que o clima previa chuvas e trovoadas, pediu que o advogado, então, tivesse "alguns minutinhos de paciência". Assim foi feito. Três minutos depois, já sorridente, ela voltou convidativa:
- Passe ao gabinete, por favor. O doutor juiz vai atendê-lo.
Não foram necessários mais do que dez minutos para que o advogado expusesse objetivamente o que pretendia.
Dois dias depois, um despacho saneador, de uma lauda e meia, estava em cartório.
Ao festejar o destrancamento do processo, o profissional da Advocacia reuniu os estagiários do escritório e resumiu a proeza:
- Dei um ´estatutaço´! Uma exibição de força do Estatuto do Advogado, sem necessidade de carteiraço.
Desde 1º de janeiro de 2007 - e reeleito depois nas eleições de novembro de 2009 - o advogado em tela é um dos integrantes da atual diretoria da OAB.
* * * * *
Esta historinha é recordada pelo Espaço Vital como homenagem a todos os advogados brasileiros, neste 11 de agosto, Dia do Advogado.
http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=20097
domingo, 8 de agosto de 2010
Concurso Fiocruz 2010 oferece 850 vagas a partir de 2011
Concurso Fiocruz 2010 oferece 850 vagas a partir de 2011
Os cinco editais referentes às 850 vagas de concurso público Fiocruz 2010 vão ser divulgados ainda no mês de agosto . Do total de vagas, distribuídas em mais de 250 perfis, 730 serão para unidades da instituição no Rio de Janeiro; 25 para Minas Gerais; 23 para Pernambuco; 15 para Bahia, 14 para o Paraná; 12 para Brasília; nove para o Amazonas; nove para Rondônia; sete para o Mato Grosso do Sul; e seis para o Ceará.
As inscrições serão realizadas até um mês após a divulgação dos editais. A taxa de inscrição será de R$ 65 para nível, R$ 100 para nível superior e de R$ 150 para os cargos de Pesquisador e Especialista. Estão previstas provas objetivas (múltipla escolha), práticas e discursivas, além de comprovação de títulos (currículo). Para os cargos de Pesquisador e Especialista também haverá prova de memorial.
Os vencimentos básicos são os seguintes: Especialista, R$ 5.558,82; Pesquisador, R$ 3.475,87; Tecnologista e Analista, R$ 3.048,03; Técnico e Assistente, R$ 1.678,28. Entre os benefícios oferecidos aos servidores estão: auxílio-transporte, assistência pré-escolar, creche, auxílio alimentação, auxílio funeral, auxílio natalidade e ressarcimento de plano de saúde suplementar. Os concursados ingressão na Fiocruz via Regimento Jurídico Único (RJU – Lei Nº 8.112/90).
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Ferias da UFAM...
Entao, em virtude de dar um descanco pra essa cabe'ca dura, naum estou atualizando este blog. Mas retornarei `as aulas no dia 23.08, e logo volto a postar o dia-a-dia desta humilde e burrinha estudante de direito.
Mas qualquer novidade ou artigo interessante que eu encontrar, posto pra vcs, ok?
Atenciosamente,
Sandra Farias
Humilde blogueira