quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fwd: lei das probabilidades e infração de menor poder ofensivo



A "punição exemplar"

Data: 06.12.11

Por Roberto Wofchuk,
advogado (OAB-RS nº 6.527)
 
O diretor de uma empresa que meu escritório atendia telefonou preocupado, narrando haver ocorrido "algo grave" com seu filho, jovem de apenas 18 anos.
Chamados ambos ao escritório, o rapaz contou havia ido a uma "festa do chope" em município gaúcho, não muito distante de Porto Alegre.
Durante as comemorações, ele se envolveu em um briga com outro jovem, causada por - digamos - "detalhes de uma namorada comum". Provocaram-se  alfinetando-se versos de Roberto Carlos:
 "Eu sei que esses detalhes
Vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma
Todo amor em quase nada".
 Em seguida, engalfinharam-se, chegaram às vias de fato e o filho de nosso cliente bateu com uma caneca na cabeça do outro jovem, quebrando o objeto e ferindo o adversário. A vítima buscou apoio na DP local e o assunto acabou no Juizado Especial Criminal. Em decorrência, ele fora citado para comparecer à audiência de tentativa de conciliação.
Naquele momento tranquilizei nosso cliente e seu filho:
 - Está aqui a nossa colega, doutora H...., que os irá acompanhar na audiência".
 Expliquei que, nesses juizados, há a possibilidade de acordo, mediante o pagamento de algumas poucas cestas básicas e pronto, o assunto ficaria encerrado.
Dito e feito. Após a audiência nosso cliente telefonou, satisfeito:
- Tudo resolvido. Aceitamos comprar cinco cupons de uma rifa da paróquia local - que faz um belo trabalho comunitário - e o assunto terminou.
Deu para perceber que ele ficara feliz.
 Passou cerca de uma semana e meia, quando - numa segunda-feira - o telefonou tocou e, do outro lado da linha, o cliente falou :
 - Acabam de me ligar lá de onde fizemos a audiência...
 Preocupado, perguntei:
- Oh, meu Deus, o que foi que houve agora?...
- Bem, nos avisaram que um dos números comprados pelo meu filho ganhou o sorteio da rifa e, assim, ele vai receber uma moto CB 125, zero km!
"Exemplarmente" punido, o jovem de 18 anos tomou o telefone da mão do pai e complementou:
 - Comprometo-me a não me meter mais em confusões, ainda mais que reatei com a namorada que eu estava disputando com o outro cara.
 E arrematou:
 - Estou cada vez mais feliz!...
http://www.espacovital.com.br/noticia_imprimir.php?id=26258

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Processo Penal I 2010_1 UFAM" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para PP1_2010_1@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para PP1_2010_1+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/PP1_2010_1?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário