segunda-feira, 20 de junho de 2011

Presidente da ALE-AM anuncia edital de concurso público

Presidente da ALE-AM anuncia edital de concurso público

Nesta segunda (20), após cinco meses, o edital do concurso público da Assembleia Legislativa será oficialmente anunciado

Manaus, 18 de Junho de 2011

O edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) deve ser anunciado oficialmente na próxima (20). Foi o que disse o presidente da Casa, Ricardo Nicolau. Desde fevereiro, quando ele assumiu o cargo, anunciando o referido certame, concurseiros amazonenses e de outros Estados anseiam pela publicação do documento. Isto porque, nos dias e meses seguintes ao anúncio, Nicolau foi mudando de discurso chegando, em determinado momento, a passar a impressão de que o Edital não mais seria lançado no primeiro semestre.

Há um mês, quando a ALE resolveu prestar socorro financeiro ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), em parceria com o Governo do Estado, aumentaram a desconfiança em relação à realização de fato do concurso público. Nesta entrevista, Nicolau garante que o certame está de pé e explica, entre outras coisas, que não sabia que a realização de um concurso público exigia tantos critérios no que tange à elaboração do Edital.

Presidente, desta vez os concurseiros podem acreditar que o edital será anunciado?

Sim, já até marcamos coletiva com a imprensa, às 10h. E, ainda nesta segunda-feira estará disponível no Diário Oficial do Estado eletrônico e também haverá um ícone no site da ALE (www.aleam.gov.br) encaminhando o usuário para o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde o edital também estará disponível.

Quantas vagas serão oferecidas e para quais setores?

Serão 132 vagas, inicialmente. Queremos totalizar 200 novos servidores até o final da vigência do certame. E todos estes cargos deixarão de ser ocupados por funcionários comissionados. Os novos servidores irão trabalhar nos setores administrativos como Recursos Humanos, financeiro, médico e na Escola Legislativa.

 A prova já tem data?

Temos que seguir prazos entre uma etapa e outra, e a prova deverá ser aplicada em setembro.

 E quando os novos servidores começarão a trabalhar?

Como disse temos que respeitar prazos, que eu desconhecia, por nunca ter participado da elaboração de um concurso. É prazo para inscrição, de impugnação da inscrição, enfim, minha ideia era que começassem nos primeiros meses do segundo semestre, mas deverão iniciar em novembro.

Por que tanta demora para concluir o edital?

Eu não sabia que requeria tantos critérios formular um edital. É um calhamaço de detalhes e tivemos que alterar a lei de Planos de Cargos e Salários, o que dificultou ainda mais nosso trabalho. O importante é que agora o edital será publicado.

 Com tantos cuidados, pode-se imaginar que não haverá problemas durante o certame?

Eu espero que diminua os problemas, ou melhor, que não haja. Fui muito rigoroso durante a elaboração do edital e tomei todos os cuidados para que não haja impugnação. Pedi ainda fiscalização e apoio da Polícia Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Estadual (MPE).


Nenhum comentário:

Postar um comentário