O ex-estudante Sérgio Augusto Rodrigues Ponce de Leão, 39, foi detido as 19h desta segunda-feira (18) e levado ao 1º DIP, na Praça 14, após ter sido flagrado vendendo certificados falsos de cursos complementares a estudantes da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.
Os certificados eram vendidos para alunos e serviam para comprovar a participação dos estudantes em cursos e palestras com objetivo de preencher a carga horária dos que estivessem precisando de reforço no currículo.
O documento trazia o nome de uma ONG "Grito Amazônico.Eco" e era assinado pelo próprio ex-aluno Sérgio, que se identificava no documento como sendo Geógrafo e Presidente da ONG
De acordo com o delegado interino do 1º DIP, Fábio Freire, Sérgio confessou o crime e disse que já havia vendido pelo menos uns 80 certificados, ao preço de R$ 5 cada. Disse também que já vinha praticando o crime "há bastante tempo", sem especificar uma data exata.
Descoberta
Sérgio Ponce de Leão foi descoberto por meio de um telefonema da direção da UniNiltonLins ao professor da escola, o corregedor e policial civil Alberto Ramirez. O corregedor foi avisado por volta das 19h, deu voz de prisão e encaminhou o acusado para o distrito policial.
De acordo com o delegado, Sérgio deveria ser mandado, ainda na segunda-feira, para o presídio Raimundo Vidal Pessoa. Ele será enquadrado em crime de falsificação de documento público.Na noite de segunda (18) ainda foram ouvidos pelo delegado um funcionário e um aluno da instituição. O delegado alertou ainda que os alunos que compraram o certificado falso também poderão sofrer consequências legais.
* Com informações de Lúcio Pinheiro
www.acritica.com.br
Acrítica 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário