domingo, 30 de agosto de 2015

Discurso de formatura

> Doutores, ilustríssimos, digníssimos, excelentíssimos, meritíssimos - são vocês colegas. É assim, que seremos chamados agora, colegas bacharéis.
> É assim que seremos conhecidos a partir de hoje. Seremos reconhecidos.
> Éramos um número quando passamos no vestibular. Que lembrança mais feliz!
> Foi assim que aprendemos nossas primeiras obrigações, nossos direitos subjetivos, decoramos princípios, e como estudamos a tal ação humana típica ilícita e culpável... Usamos todos os nossos recursos na nossa melhor formação.
> Foram anos em que, com certeza, lemos o maior número de livros até hoje.
> Dormimos com eles, passamos a conhecê-los tão bem que os tratamos como amigos. Ah! o que o Sílvio acha disso?, o Orlando diz que não. Ah, o Tourinho é mais simples, né? Doutrinados que têm idade para ser nossos avós - bom se fossem - chamamos pelo primeiro nome. Somos colegas deles agora, bacharéis.
> Tempo perdido? Absolutamente. Foram aulas e aulas para decifrar o código jurídico.
> Como esquecer:
> - o prof. Everaldo que sempre dizia pra nao se procurar chifre em cabeca de cavalo.
> - Do Prof. Joao Braga dizendo:- eu nao acho nada sobre tal lei! Se vc nao concorda escreve uma cartinha pro CN!
> - da Prof. francisca rita e seus "populares"!
> - prof. eliana e suas temidas provas,
> - prof. Flavia e seus debates de Direito de família;
> - prof. Marina e a dignidade do preso;
> - prof. adriano e suas "viagens" internacionais
> - e dele: nosso amado prof. Nasser ! Nos deixou jovem mas marcou a vida academica de centenas de jovens dessa academia. Nao da pra esquecer: (-pa!🔫)(silencio)
> É isto que queremos, e para chegarmos aqui, nossos pais, namorados, esposas, maridos, filhos de alguns formandos, abriram mão de parte de nossa companhia. Agora, estão com razão, orgulhosos, e nós, honrados...
> É com imensa honra, e mais, com muita responsabilidade que recebemos nosso diploma. Tanto lutamos para nos formar, agora quem vai nos cobrar é o mundo. Toda a sociedade nos chamará de doutores, esperando de nós uma resposta.
> Seremos chamados de doutores por aquele que passa pelo maior problema da sua vida.
> Vamos ser os procuradores de quem foi enganado.
> Quem vai nos olhar e pedir ajuda é a vítima de um crime.
> Vamos socorrer quem quer que esteja sentindo o mundo inteiro e acusando...
> Nessa hora, nós é que seremos chamados, porque temos o direito de operar, com exclusividade, o mecanismo da justiça no Brasil. O advogado não é apenas essencial à administração do poder judiciário, ele é imprescindível na construção da cidadania - porque só é cidadão quem pode exercer todos os seus direitos civis, políticos e sociais.
> Não apenas conquistamos um direito, temos o dever de exercê-lo. Estamos preparados para isto. Mas jamais nos esqueçamos de buscar inspiração em Deus. Só há justiça onde Deus está presente. Ele nos fez sábios de coração e prudente no agir.
> Olhando um pouco para trás, quanto coisa mudou em cinco anos de estudo. Só não mudaram nossos desejos. Entramos na faculdade de Direito com o sonho de fazer justiça, saímos, agora, com o poder e o dever de realizá-la.
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário