quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Advocacia e o Cinema: Conheça alguns filmes com laços jurídicos

fonte: http://blog.juridicocorrespondentes.com.br/2015/01/advocacia-e-o-cinema-conheca-alguns-filmes-com-lacos-juridicos.html?utm_source=Jur%C3%ADdico+Correspondentes&utm_campaign=e29b8c8a65-posts-blog-20150114&utm_medium=email&utm_term=0_ca6d56a3c6-e29b8c8a65-75624433

Listamos para os leitores 05 filmes com laços jurídicos, os quais servem de meio de ensino e formação para o profissional do Direito, através da complementação ao estudo, com temas interessantes que proporcionam uma grande reflexão sobre o assunto abordado. Algo que só a sétima arte é capaz de fazer. Vejamos alguns:

Filadélfia

Título Original: Philadelphia.
Ano: 1993.
Direção: Jonathan Demme.
Distribuição: TriStar Pictures.
Oscar: 2 (Melhor ator e Melhor Canção Original).
Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Karen Finley, Roberta Maxwell, Antonio Banderas.
Tema: Trata de um advogado americano (Andrew Beckett) de enorme talento que exerce sua profissão em um famoso escritório na cidade da Filadélfia. Esse advogado é vítima de uma armação que tem por finalidade desqualificar sua competência e sua responsabilidade, culminando na sua demissão. Todavia, o real motivo para o seu desligamento do escritório é em virtude do vírus HIV, do qual é portador. Em busca de justiça contrata outro advogado (Joe Miller) que precisa superar o próprio preconceito com aidéticos a fim de processar o escritório que demitiu Andrew.

A espera de um milagre

Título Original: The Green Mile.
Ano: 1999.
Direção: Frank Darabont.
Distribuição: Warner Bros. Pictures.
Elenco: Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Bonnie Hunt, Barry Pepper.
Tema: O filme faz uma grande reflexão sobre a pena de morte. Conta a história de uma relação criada em um prisão na Louisiana, entre um guarda de prisão (Paul Edgecomb) e um prisioneiro (Michael Clarke Duncan), o qual possui um dom e não é culpado pelo crime pelo qual foi acusado.

A firma

Título Original: The Firm.
Ano: 1993.
Direção: Sydney Pollack.
Distribuição: Paramount Pictures.
Elenco: Tom Cruise, Jeanne Tripplehorn, Gene Hackman, Holly Hunter, Hal Holbrook.
Tema: O filme trata sobre a ética do advogado, versando sobre uma firma na cidade de Memphis, onde um jovem advogado vai trabalhar recebendo inúmeras vantagens. Na medida em que o tempo passa ele descobre que essa firma age ilegalmente e tem relação com lavagem de dinheiro e que é impossível sair “vivo” da firma.

Doze homens e uma sentença

Título Original: 12 Angry Men.
Ano: 1957.
Direção: Sidney Lumet.
Distribuição: United Artists.
Elenco: Henry Fonda, Martin Balsam, John Fiedler, Lee J. Cobb.
Tema: Trata sobre o julgamento de um criminoso através do júri popular. Inicialmente apenas um jurado tem certeza que ele é inocente, uma vez que a maioria está com vontade de ir logo para as suas residências e não analisam os fatos com atenção. Contudo, por insistência desse jurado, os outros jurados repensam e analisam o caso, culminando em outro resultado para o julgamento.

Carandiru

Ano: 2003.
Direção: Hector Babenco.
Distribuição: Columbia Tristar.
Elenco: Ailton Graça, Maria Luíza Mendonça, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Robson Nunes, Eduardo Mancini, Lázaro Ramos, Ricardo Blat, Milhem Cortaz.
Tema: Relata a experiência de um médico dentro da Casa de Detenção conhecida como Carandiru. Fala sobre a vida dos detentos e da realidade vivenciada no Sistema Penitenciário Brasileiro: superlotação, violência, falta de estrutura, doenças, enfim, um tratamento desumano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário