quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CONCURSO PARA AZUISZINHOS

Entre os requisitos para concorrer ao cargo estão possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, ter idade mínima de 18 anos, ter CNH nas categorias, 'AB', ou 'AC', ou 'AD', ou 'AE'.
Manaus - O edital do concurso público para preenchimento de 500 vagas para agentes de trânsito, do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), deve ser lançado no próximo mês, conforme assessoria do órgão. Os salários serão de R$1.659,58 com carga horária de 30h semanais.

Ainda nesta quarta-feira, o prefeito Amazonino Mendes (PTB) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei 1.553/2011, que dispõe sobre a criação do cargo público de agente da autoridade do trânsito de Manaus e sobre quatitativo de vagas, remuneração, etapas do concurso público, requisitos e atribuições para o cargo.

Entre os requisitos para concorrer ao cargo estão possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, ter idade mínima de 18 anos, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias, 'AB', ou 'AC', ou 'AD', ou 'AE'.

O concurso será realizado em etapas eliminatórias A primeira fase é a prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos; depois são os exames médicos, em seguida, teste de capacidade física; a quarta fase é um teste de avaliação psicológica e por fim, um programa de formação, mediante curso de formação profissional.

O curso de formação profissional de agente de autoridade de trânsito terá carga horária mínima de 180 horas com matérias de noções de legislação penal e processual penal, legislação de trânsito, técnicas de abordagem, técnicas de imobilização, gerenciamento de crise, defesa pessoal, direção defensiva e, situação de urgência e emergência, primeiros socorros, direitos humanos e cidadania, proteção ao meio ambiente, relacionamento interpessoal,conduta etico profissional, dentre outras. Durante o curso, o candidato receberá 40% da remuneração inicial do cargo.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes de Manaus (Sindtran), Sandro Moacir, destacou que, atualmente, há cerca de 120 agentes de trânsito na cidade, mas que 20 devem sair por foram aprovados no concorso da Polícia Civil.

Moacir frisou que o concurso será feito em caráter de urgência e os primeiros profissionais aprovados devem começar a atuar nas ruas da cidade ainda nesse primeiro semestre do ano. De acordo com ele, Manaus conta com uma frota de cerca de 500 mil veículos de grande, médio e pequeno porte, além de aproximadamente, 15 mil ruas. "Com os 500 novos agentes, cada um ficará responsável por mil veículos. A previsão é que esse número de profissionais seja suficiente para atender a demanda dos próximos cinco anos".

O último concurso para agentes de trânsito teve 50 vagas e aconteceu em 2004, que foram convocados até 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário