quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeitura de Manaus lança edital de concurso para professores e técnicos


As inscrições começam nesta quinta-feira (21) e vão até dia 14 de agosto. Ao todo, 413 vagas serão disponibilizada para futuros professores da rede municipal.

Manaus, 20 de Julho de 2011

Acritica.com


Para alguns cargos administrativos, concorrência foi de 44 candidatos por vaga (Michael Dantas)

A Prefeitura de Manaus divulgou nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial do Município, o edital do concurso para professores e técnicos para a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ao todo foram disponibilizados 1.146 vagas, sendo 413 para professores e 733 para técnicos. As inscrições começam amanhã e podem ser feitas até o dia 14 de agosto, apenas pela internet.

O edital deveria ter sido publicado no DOM da última terça-feira (19), mas alguns erros adiaram a publicação.

O salário varia entre R$ 1.029,15 e R$ 2.075 com benefícios.


www.acritica.com.br
Acrítica 201

terça-feira, 19 de julho de 2011

Advogados monitoram redes sociais. E OUTROS ARTIGOS


 

Advogados monitoram redes sociais.

 

Com o monitoramento do site de relacionamentos Orkut, uma empresa de confecções conseguiu na Justiça do Trabalho livrar-se de uma acusação de assédio moral por poder comprovar que a ex-funcionária tinha marcado um encontro com uma testemunha do caso, cujo depoimento foi então descartado pelo juiz.

Exemplos como esse começam a tornar-se mais comuns no Judiciário. Informações em redes sociais - como o Orkut e o Facebook - estão sendo monitoradas por empregadores e advogados para serem usadas principalmente em processos trabalhistas.

Com informações do Orkut, empresa se livra de uma acusação de assédio moral: Advogados usam redes sociais para desqualificar testemunhas

Com o monitoramento do site de relacionamentos Orkut, uma empresa de confecções do Rio Grande do Norte conseguiu se livrar de uma acusação de assédio moral na Justiça do Trabalho. Ao entrar na página de uma ex-funcionária, descobriu que ela havia marcado um encontro com uma testemunha do processo trabalhista em um shopping de Natal.

Com isso, a testemunha foi descartada. Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 21ª Região, no Rio Grande do Norte, entenderam que o diálogo presente na rede social traria indícios de que ambas conversaram e combinaram, pessoalmente, os fatos a serem relatados perante o juízo trabalhista.

Informações em redes sociais - como o Orkut e o Facebook - estão sendo monitoradas por empregadores e advogados para serem usadas em processos trabalhistas. Mas nem sempre os juízes têm classificado uma amizade virtual como relacionamento íntimo.

Em decisão recente da 3ª turma do TRT da 2ª Região (SP), foram aceitos os argumentos de uma trabalhadora para provar que não mantinha uma verdadeira relação de amizade com uma testemunha.

Ela anexou aos autos documentos comprovando que a testemunha havia adicionado 30 "amigos" num curto período de tempo. Os desembargadores consideraram que o Orkut não é uma rede de relacionamentos para contato 'sigiloso e pessoal', como a empresa havia alegado no recurso.

Para a relatora do caso, a juíza convocada Margoth Giacomazzi Martins, "não é plausível concluir que todas essas pessoas sejam amigas íntimas da testemunha".

Pelo artigo 801 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um juiz pode recusar uma testemunha que tenha inimizade pessoal, amizade íntima ou parentesco com uma das partes ou interesse particular na causa.

No caso do Rio Grande do Norte, os desembargadores entenderam que havia indícios para declarar a testemunha suspeita. Ela seria amiga pessoal e mantinha contatos frequentes pelo site com a autora da ação, uma estilista júnior.

Fotos na sua página também serviram como prova para demonstrar que a trabalhadora "não estava nem um pouco deprimida com o alegado assédio moral", segundo a advogada da empresa, Janaína Félix Barbosa Vanderlei, do Falconi Camargo Advogados.

Em um outro caso, no entanto, não ficou configurada uma amizade íntima entre uma funcionária e sua testemunha. Uma garçonete de Uberlândia (MG) usou a rede social para chamar um ex-colega de trabalho para ser sua testemunha em uma ação trabalhista.

O proprietário da lanchonete questionou a validade do depoimento. Porém, os desembargadores do TRT da 3ª Região, em Minas Gerais, resolveram manter a decisão de primeira instância.

O relator do processo, o juiz convocado Paulo Maurício Ribeiro Pires, entendeu que a dúvida sobre a suspeição pode ser tirada pelo juiz da vara na audiência de instrução.

"Se o magistrado, que teve contato com as partes e testemunhas, entendeu não restar caracterizada a amizade de 'natureza íntima', e imprimiu credibilidade às declarações prestadas pela testemunha referida, tal impressão deve ser prestigiada nesta instância".

De acordo com o juiz Maurício Pizarro Drummond, titular da 12ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, é possível perceber se há relação de amizade durante a audiência.

"Constatando o relacionamento íntimo, posso anular o depoimento ou tirar a força das informações prestadas para a tomada da decisão", diz Drummond, que considera as redes sociais um meio eficaz para a produção de provas.

Para a 3ª turma do TRT de Minas Gerais, nem mesmo fotos postadas no Orkut podem provar a relação de amizade. Para tentar anular o depoimento de uma testemunha em uma ação de pagamento de horas extras e feriados não compensados, a proprietária de uma loja de roupas de Contagem extraiu do site de relacionamento fotos de duas ex-funcionárias.

As imagens mostravam a autora e a testemunha da ação em uma pizzaria. "Elas apareciam abraçadas em uma confraternização de fim de ano. Eram amigas", diz a advogada da empresária, Genoveva Martins de Moraes.

Para o relator do caso, o juiz convocado Milton Vasques Thibau de Almeida, no entanto, as fotos apresentadas não configurariam a amizade já que a festa em questão havia sido financiada pela dona da loja para comemorar o volume de vendas alcançado em determinado período, como contou a testemunha na audiência de instrução.

"Sabe-se que, geralmente, nas relações estabelecidas por meio do Orkut não há contato pessoal algum, restringindo-se tais amizades, tão somente, à esfera virtual", afirmou o juiz em seu voto.

Para o advogado Marcelo Mascaro, do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista, as redes sociais são apenas um elemento para comprovar uma amizade íntima. "No fim das contas, o que vale como prova não é a estrutura do Orkut, e sim o conteúdo postado nele."

Empresas acompanham páginas de funcionários

Com a aceitação pela Justiça do Trabalho de provas extraídas de redes sociais, advogados têm recomendado aos seus clientes um acompanhamento das páginas de seus funcionários para a coleta de provas, que poderão ser usadas em eventuais ações judiciais.

A advogada Janaína Félix Barbosa Vanderlei, do escritório Falconi Camargo Advogados, aconselha os clientes a salvar rapidamente todo o conteúdo, já que as postagens nos sites de relacionamentos podem ser modificadas ou até suprimidas. "As empresas têm que ter olhos bem abertos para não serem condenadas injustamente", diz.

Pelos artigos 225 do Código Civil e 365 do Código de Processo Civil, é possível utilizar reproduções digitais ou eletrônicas de documentos, fatos ou de coisas como prova. Entretanto, advogados alertam para a preocupação com a autenticidade dos arquivos.

"Se for alegado e evidenciado que houve alguma alteração no documento, ele não será considerado válido", diz o advogado especializado em direito empresarial e novas tecnologias Luiz Fernando Martins Castro, do escritório Martins Castro Monteiro Advogados.

Castro afirma ainda que apenas o que é de domínio público deve ser usado como prova. "Conteúdo fechado pode ser considerado prova ilícita", diz o advogado. Já as informações trocadas por e-mail ou rede social corporativa poderão ser utilizadas contra o trabalhador, segundo Castro.

Ele cita um caso de 2005, em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a demissão por justa causa de um funcionário do banco HSBC que compartilhou fotos pornográficas com um colega pelo e-mail da empresa.

Em um outro caso, julgado pela 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba, no interior de São Paulo, a juíza indeferiu o pedido de um trabalhador contra uma indústria têxtil. Ele alegava ter sido demitido por justa causa, sem que houvesse motivos para isso.

No entanto, a empresa apresentou como prova um vídeo no YouTube no qual o funcionário realizava manobras perigosas com uma empilhadeira da empresa sem sua autorização, que teriam colocado em risco equipamentos e vidas.

Ao analisar o vídeo, a juíza Elizabeth Priscila Satake Sato negou o pedido do trabalhador por considerar que ele usou a máquina de forma indevida, "brincando" durante o horário de trabalho.

 

Fonte: Valor Econômico, por Adriana Aguiar e Bárbara Pombo,

Prazos de guarda de alguns dos documentos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho – SSMT.

 

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho - SSMT, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Alguns dos documentos relacionados à SSMT e os respectivos prazos de guarda:

* DOCUMENTOS - Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas registrados em prontuário clínico individual, de responsabilidade do médico - coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

* PRAZOS DE GUARDA -Período mínimo de 20 (vinte) anos após o desligamento do trabalhador.

* FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - NR 7

* DOCUMENTOS - Documentos relativos ao processo eleitoral da CIPA.

* PRAZOS DE GUARDA -Período mínimo de 05 (cinco) anos.

* NR 5

* DOCUMENTOS - Comprovante de entrega do Mapa de Avaliação Anual, contendo avaliação anual dos acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, de responsabilidade da empresa obrigada a constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

* PRAZOS DE GUARDA -Manter arquivado, por 05 (cinco) anos.

* FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - NR 4

* DOCUMENTOS - O registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico administrativo do desempenho do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

* PRAZOS DE GUARDA -Mantido pelo prazo de 20 (vinte) anos.

* FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - NR 9

 

Fonte: Equipe Guia Trabalhista

Tribunal diz que empregado doméstico tem direito ao pagamento em dobro de férias concedidas fora do prazo.

 

Os empregados domésticos têm direito ao pagamento em dobro de férias concedidas após o prazo. A decisão é dos desembargadores da 1ª turma do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA).

Para a 1ª turma, desde a edição do Decreto nº 71.885/73, que regulamentou a Lei nº 5.859/72 (que dispõe sobre a profissão de empregado doméstico), foi declarado, em relação às férias, que as disposições da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) também são aplicáveis ao empregado doméstico. Segundo os desembargadores, essa também é a orientação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A decisão ocorreu no recurso ordinário interposto por José Carlos Nunes (reclamado) contra decisão do juízo da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, na ação proposta por uma empregada doméstica (reclamante).

O reclamado pedia a reforma da sentença que o condenou a pagar períodos de férias em dobro e simples; valores referentes a vale-transporte (devendo efetuar o desconto de 6%); 10% sobre o valor da condenação, a título de honorários advocatícios, além da obrigação de assinar a carteira de trabalho (CTPS) da reclamante na função de empregada doméstica e remuneração de um salário mínimo, entre outros.

Ao recorrer, José Carlos Nunes pleiteava a exclusão de dobra das férias argumentando que o direito não está inserido na Lei nº 5.859/72 nem no artigo 7º, parágrafo único, da Constituição Federal. Por isso, pedia que as férias em dobro fossem convertidas em pagamento simples, obedecendo ao salário mínimo da época respectiva.

Pleiteava também a exclusão dos honorários advocatícios; dedução do valor de R$ 465,00 das verbas devidas e que a incidência de juros e correção monetária a partir da data de ajuizamento da ação.

O relator do recurso, desembargador Alcebíades Tavares Dantas, votou pela manutenção sentença, com exceção da condenação referente à incidência de juros e correção monetária, deferindo o pedido do reclamado para que a incidência seja aplicada a partir do ajuizamento da ação, com a devida observância dos salários mínimos vigentes à época.

Ao votar pelo pagamento em dobro das férias, o desembargador Alcebíades Dantas disse que, além da previsão legal favorável à trabalhadora, "em face do princípio de igual tratamento, há de se reconhecer que os empregados domésticos têm direito à dobra legal pela concessão das férias após o prazo".

 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

Empresa e banco são condenados a pagar R$ 300 mil por danos sociais.

 

Em decisão precursora, a 3ª Turma do TRT de Goiás manteve sentença que condenou, de forma solidária, uma empresa e um banco ao pagamento de danos sociais sob a acusação de praticarem dumping social ao contratar de forma fraudulenta estagiários como se fossem trabalhadores efetivos.

O acórdão teve como relator o desembargador Elvecio Moura, que considerou consistente a fundamentação do juiz do primeiro grau. Para o relator, a condenação das reclamadas por danos sociais representa uma punição de caráter social e pedagógico, pois toda a coletividade, abstratamente considerada, foi afetada pela fraude trabalhista cometida pelas empresas envolvidas na terceirização ilícita por meio de estagiários.

A sentença havia sido proferida em outubro do ano passado pelo juiz Ranúlio Moreira, na época auxiliar da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia. Em sua decisão, o magistrado de primeiro grau impôs uma indenização no valor de R$ 1 milhão por danos sociais, além de reconhecer o vínculo empregatício de uma estagiária, autora da ação, com a empresa de consultoria Leão e Melo Ltda, que prestava serviços terceirizados para o Banco Cruzeiro do Sul.

Segundo o juiz, a empresa utilizava exclusivamente do trabalho dos estagiários para cumprir o contrato de terceirização de serviços mantidos com o banco. Os estagiários eram contratados pela empresa de consultoria para oferecer os cartões de crédito da instituição financeira, de porta em porta ou em repartições públicas.

Para o juiz, ao utilizar os estagiários como trabalhadores efetivos as duas reclamadas buscaram mão de obra barata em detrimento da dignidade da pessoa humana de estudantes que postulavam uma oportunidade de atuar no mercado.

As duas reclamadas ingressaram com recurso ordinário alegando que o juiz teria incorrido em julgamento extra petita, pelo que teria violado os arts. 128 e 460 do CPC, dizendo que a reclamante não formulou qualquer pedido referente a dumping social.

Em seu voto, o desembargador Elvecio Moura não acatou o argumento das duas empresa e sustentou que ficou evidenciado o "caráter fraudulento do contrato de estágio", já que as tarefas efetivamente desenvolvidas por cerca de 30 estudantes de nível superior não obedeciam os requisitos materiais da figura do estágio, previstos no art. 3º, da Lei 11.788/2008.

Ressaltou que as funções desempenhadas pelos estagiários não tinham nenhuma compatibilização com a formação educacional e profissional dos estudantes, tampouco garantia de aprimoramento ou experiência prática no curso que frequentavam.

Para o desembargador, a prática era ilegal porque, além de "vilipendiar os direitos dos jovens, não há como se negar as vantagens auferidas ilegalmente pelas empresas rés, já que vêm desrespeitando deliberada, consciente e reiteradamente normas de ordem pública e direitos essenciais dos trabalhadores, com a precarização de mão de obra, mediante a utilização fraudulenta de terceirização e de estágios ilícitos, diminuindo sensivelmente os seus custos operacionais".

O desembargador Elvecio observou ainda que, no campo laboral, o dumping social caracteriza-se pela ocorrência de "transgressão deliberada, consciente e reiterada dos direitos sociais dos trabalhadores, provocando danos não só aos interesses individuais, como também aos interesses metaindividuais, isto é, aqueles pertencentes a toda a sociedade, pois tais práticas visam favorecer as empresas que delas lançam mão, em acintoso desrespeito à ordem jurídica trabalhista, afrontando os princípios da livre concorrência e da busca do pleno emprego, em detrimento das empresas cumpridoras da lei".

Os outros dois integrantes da 3ª Turma, desembargadores Elza Silveira e Geraldo Rodrigues, acompanharam o relator nesse entendimento, mas votaram pela redução da indenização de R$ 1 milhão por danos sociais, prevista na sentença e sustentada pelo desembargador Elvecio, para o valor de R$ 300 mil. O dinheiro será destinado a várias entidades filantrópicas, entre elas a Vila São Cottolengo, a Ascep e a Associação de Combate ao Câncer em Goiás.

Foi mantida ainda a determinação no sentido de expedir ofícios aos Cartórios de Registros de Imóveis de Goiânia- GO, São Paulo-SP, Recife-PE e Brasília-DF, a fim de registrar hipoteca judicial sobre bens imóveis das duas empresas para garantir a execução do valor da condenação.

(Processo nº 0001646-67-2010-5-18-0002)

 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região Goiás

 

 

 

O conteúdo dos artigos reproduzidos neste boletim  são de inteira responsabilidade de seus autores, não  traduzindo, por isso mesmo, a opinião legal do GRUPO RH MANAUS.

 

FW: {RH MANAUS} Entrevista com Wilson Périco, novo presidente do Cieam


  

Entrevista com Wilson Périco, novo presidente do Cieam

Ao assumir a presidência do Cieam, o executivo pretende conjugar os esforços entre as entidades da indústria, cobrar atuação da bancada em Brasília e mais seriedade de alguns ministros

Manaus, 17 de Julho de 2011

Kátia Gomes

Wilson Périco assume a presidência do Cieam (Juca Queiroz)

O novo presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), atual presidente do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Wilson Périco, considera mentirosos e inimigos declarados da Zona Franca de Manaus os ministros da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloisio Mercadante, e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Périco acusa o Governo Federal de fazer um discurso de apoio a Zona Franca, quando na realidade, "seus técnicos agem contra os interesses do Estado, desrespeitando a Constituição". Como presidente do Cieam, ele quer alinhar entendimentos entre Fieam e Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Polo Industrial do Amazonas (Aficam), além de pedir mais transparência nas ações dos parlamentares do Amazonas na Câmara Federal e no Senado.

Como o senhor define sua força empresarial e política no momento em que acumula os cargos de presidente do Sinaees e da Cieam e a vice-presidência da Fieam?

Minha responsabilidade com o Sinaees termina em outubro. Estou assumindo o Centro da Indústria que está muito alinhado com as ações dentro da Federação. O mais importante é você ter entidades que tenham discussões e alinhamento de ideias e opiniões para que juntos consigam ter mais força para debater os assuntos de interesse comum.

Depois de tantos anos com Maurício Loureiro à frente da Cieam, quais as mudanças previstas em sua administração?

Tenho o maior respeito pela brilhante administração feita por Maurício, mas quero dar maior transparência ao trabalho do Cieam, deixar mais evidente tudo que fazemos e todas as lutas que travamos. Outro objetivo é adensar as discussões com Fieam e Aficam. Essas três entidades têm que alinhar entendimentos para que, juntas, consigam lutar pelos interesses dos associados, do Polo Industrial e do Estado do Amazonas.

O esteio da economia do Amazonas é o PIM. O Sr. acredita que a Zona Franca de Manaus corre o risco de acabar. Será que o Brasil vai querer perder a Zona Franca?

Nós temos que entender que a Zona Franca de Manaus está calcada em incentivos fiscais liberados pelo Governo Federal. De alguns anos para cá, a forma de administrar o País foi loteada pelos partidos e pelos Estados. Hoje, você tem ministros de Estado que não têm essa visão de brasilidade que você coloca. Ministros que têm uma visão muito regionalista e procuram fazer desse ministério um trampolim para alçar cargos políticos dentro de seus Estados.

Quem são esses Ministros?

Aloisio Mercadante já é declaradamente candidato à Prefeitura e Governo de São Paulo. Por isso, ele não tem medido esforços nem as consequências de suas ações. Ele não tem uma visão do todo e sim uma visão regional baseada em interesses políticos e individuais.

No segundo escalão do Ministério comandado por Fernando Pimentel (Mdic) existe uma predisposição dos técnicos contra o modelo ZFM. São eles que determinam e definem qual produto vai ser produzido, e onde, no País. Por isso é tão difícil conseguirmos aprovar os Processos Produtivo Básicos (PPBs), que trazem riquezas para nossa região. Temos outros investimentos querendo vir para Manaus e que necessitam de autorização desses ministérios. É muito difícil tirar de lá.

O que o senhor acha de nossa bancada em Brasília?

Hoje temos uma bancada que é atrelada ao Governo, que não tem oposição. Por isso, não sabemos como os assuntos referentes às necessidades do Amazonas são tratados e conduzidos. Na atuação dos deputados, que deveria ser de forma combativa em relação aos interesses e direitos de nosso Estado, falta posicionamento por parte de alguns parlamentares. O que os deputados estão fazendo e como estão fazendo? Não temos nenhuma visibilidade desse trabalho, com exceção de alguns. Não sei se eles não fazem por que não são demandados ou por falta de conhecimento. Então, temos que resolver isso. Eles estão lá para defender os interesses do povo do Amazonas, que os elegeu.

O senhor acha que o Governo Dilma não está tendo o devido respeito com o Estado do Amazonas?

A presidente Dilma até demonstra ter esse respeito, mas os ministros dela - principalmente, Aluísio Mercadante e o Fernando Pimentel - não. Esses dois alegam uma ignorância regional, por conveniência, para fazer o que estão fazendo. São mentirosos e desrespeitam a Constituição Federal. Eles dizem uma coisa e estão fazendo outra. Nós perdemos o investimento da Adidas, porque não aprovaram o PPB para calçados esportivos de alta performance, e que não é fabricado no Brasil. Esse investimento vai pra Argentina por conta desses dois ministros.

O Polo Industrial, hoje, ajuda o Governo Federal a sustentar toda a Região Norte. O Governo Federal precisa reconhecer nossa importância para que o Amazonas não fique o tempo todo de pires na mão, pedindo a prorrogação.


O conteúdo dos artigos reproduzidos neste boletim são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo, por isso mesmo, a opinião legal do GRUPO RH MANAUS.

 

sábado, 16 de julho de 2011

CONCURSO DA SEMED - AMAZONAS

As vagas são para nível superior e médio, e  o salário pode chegar até R$2.075 com gratificações. Manaus, 15 de Julho de 2011

ACRITICA.COM

Na próxima quarta-feira (20) inicia o período de inscrição para o concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, 1.146 vagas serão abertas para níveis médio e superior.

 O valor do salário está entre R$ 1.029,15 e R$ 2.075 com vale alimentação e auxílio transporte. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Administração, José Antônio de Assunção, o concurso servirá para diminuir o déficit da Secretaria de Educação "Essas vagas são remanescentes do concurso realizado em 2010, quando mais da metade das vagas não foram preenchidas", afirma.

As inscrições encerram no dia 14 de agosto e serão feitas apenas pela internet. As pessoas que não tiverem acesso a rede, a Semed disponibilizará computadores na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, dentro da própria secretaria localizada na rua Maceió nº200, sala 4 Parque Dez , Zona Centro-Sul de Manaus. O valor da taxa de inscrição será R$ 50 para nível Médio e R$ 70 para Superior.

Os dois níveis realizarão provas objetivas no dia 18 de setembro. Os candidatos a vagas de nível superior serão ainda submetidos à prova de títulos, em uma segunda etapa da avaliação.

O edital completo com todas as informações será disponibilizado na segunda-feira (18) no Diário Oficial do Município, e nos sites www.institutocidades.org.br e www.semad.manaus.am.gov.br.  

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Relações Trabalhistas


 
Relações Trabalhistas
Desafios da atração e retenção de pessoas no cenário econômico aquecido brasileiro7-, 2011 - 13: 1
Desafios a serem enfrentados nas questões tributárias7-, 2011 - 11: 1
Oficinas Expressivas5-, 2011 - 27: 1
Mais empresas adotam o home office5-, 2011 - 12: 1
A jornada especial do trabalho cumpra sua função?4-, 2011 - 24: 1
A equiparação salarial causa preocupação4-, 2011 - 24: 1
As Transformações no Trabalho: da Mão-de-Obra ao Capital Humano 4-, 2011 - 24: 1
Mulheres ainda enfrentam resistência no mercado de trabalho3-, 2011 - 05: 0
TERCEIRIZAÇÃO3-, 2011 - 03: 2
Diferenças entre o representante comercial e o vendedor empregado2-, 2011 - 10: 1
Assédio Moral2-, 2011 - 07: 1
DIREITO TRIBUTÁRIO E SEUS CONCEITOS2-, 2011 - 02: 2
Ego Executivo 1-, 2011 - 14: 1
Liderança:qual A Diferença Entre Gestão Centralizada E Descentralizada? 1-, 2011 - 14: 1
Ele é Mal-educado... Mas é Competente!1-, 2011 - 14: 1
Seis Dicas Para Quem Tem Um Chefe Narcisista1-, 2011 - 14: 1
CONTRATO SOCIAL – CLÁUSULAS RECOMENDADASJaneiro 2-, 2010 - 09: 1
Problemas Com FuncionáriosJaneiro 1-, 2010 - 19: 1
Como Lidar Com Funcionários ProblemáticosJaneiro 1-, 2010 - 19: 1
Prepare-se Para Lidar Com Colaboradores DifíceisJaneiro 1-, 2010 - 19: 1
Lidando Com Funcionários DifíceisJaneiro 1-, 2010 - 19: 1
Contratação Temporária9-, 2010 - 27: 1
Trabalho de Formiguinha9-, 2010 - 10: 1
Aspectos da Proposta de Redução da Jornada de Trabalho8-, 2010 - 23: 1
A Segurança e Saúde no Escritório Influenciam a Produtividade e Resultados8-, 2010 - 23: 1
ANGUSTIA NA DEMISSÃO8-, 2010 - 22: 1
Aprenda a dizer NÃO8-, 2010 - 19: 1
Falta De Formalidade Não Invalida Acordo Coletivo8-, 2010 - 12: 1
Acordo Coletivo Não Pode Flexibilizar Duração De Hora Noturna8-, 2010 - 12: 1
As Fontes De Custeio Sindical Para O Representante Comercial.8-, 2010 - 12: 1
Convenções E Acordos Coletivos 8-, 2010 - 12: 1
Contrato Social - Cláusulas recomendadas8-, 2010 - 06: 1
O QUE O TRABALHO NÃO É, MAS AINDA PODE SER: O BRASIL DEVERÁ PROMOVER UMA FLEXIBILIZAÇÃO DE SUAS LEIS7-, 2010 - 29: 1
Ponto eletrônico e as horas extras7-, 2010 - 27: 2
Demissão por justa causa x Rescisão por justa causa 6-, 2010 - 30: 2
O paradigma do reconhecimento6-, 2010 - 22: 1
Telemática apresenta novo registro eletrônico de ponto para atender a Portaria 1.510 6-, 2010 - 16: 1
Endocomunicação: O grande diferencial entre as empresas.6-, 2010 - 09: 1
Um Voto Na Esperança5-, 2010 - 21: 1
Assédio Moral5-, 2010 - 10: 1
Prática ética Nas Organizações4-, 2010 - 29: 1
Ética Nas Organizações Modernas4-, 2010 - 29: 1
A Ética Nas Organizações4-, 2010 - 29: 1
Discussões Sobre ética.4-, 2010 - 29: 1
DA EXCLUSÃO DO SÓCIO MINORITÁRIO DE EMPRESAS COMERCIAIS4-, 2010 - 16: 1
A Vantagem De Contratar Estagiários E De Estagiar4-, 2010 - 09: 1
Novas Regras Para A Contratação De Estagiários4-, 2010 - 09: 1
Por Que Contratar Um Estagiário?4-, 2010 - 09: 1
Informações Importantes4-, 2010 - 09: 1
Brasil Pode Crescer Com Lei Do Aprendiz 3-, 2010 - 26: 1


O conteúdo dos artigos reproduzidos neste boletim são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo, por isso mesmo, a opinião legal do GRUPO RH MANAUS.

Artigo pesquisado por:


Marcos Gonzalez
Administrador e Moderador.
Skype: Marcos.Gonzalez-MAO
http://br.linkedin.com/pub/marcos-gonzalez/11/547/a3
GRUPO RH MANAUS - Vamos Construir uma Manaus mais Inteligente.

-- 
  

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Notícias de Concursos do Âmbito Jurídico - Nº 79 - Ano II - 01/07/2011




From: marcos.gonzalez@uol.com.br
To: rh-manaus@googlegroups.com
Subject: {RH MANAUS} Notícias de Concursos do Âmbito Jurídico - Nº 79 - Ano II - 01/07/2011
Date: Mon, 4 Jul 2011 21:19:10 -0400

 

Descrição: Âmbito Jurídico - O seu portal jurídico na Internet

  

Descrição: http://www.ambito-juridico.com.br/2008/img/email/borda-topo.gif

Notícias de Concursos Âmbito Jurídico
Boletim jurídico eletrônico semanal - Nº 79 - Ano II - 01 JULHO/2011

APOSTILAS | CONCURSOS | SIMULADOS | DICAS DE PORTUGUÊS | PROVAS | CARREIRAS JURÍDICAS | ÍNDICE

Descrição: http://www.ambito-juridico.com.br/arquivos_sisweb/Image/internet2011cl.gif

Veja ós principais concursos com edital aberto:
Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio - MG
Cargo: Técnico Nível Superior Direito
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.200,00
Informações: As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.ammabarbacena.com.br, no período de 8h do dia 02 de junho de 2011 até às 22 horas do dia 03 de julho de 2011.
Site: http://www.ammabarbacena.com.br

Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo
Cargo: Analista de Sistemas Judiciário
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 3.913,28
Informações: As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.vunesp.com.br.
Site: http://www.tjmsp.jus.br

Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo
Cargo: Analista em Comunicação e Processamento de Dados Judiciários
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 3.913,28
Informações: As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.vunesp.com.br.
Site: http://www.tjmsp.jus.br/

Câmara de Santana do Paraíso - MG
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.485,60
Informações: Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada até às 23:59 horas do dia 22/07/2011 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 25/07/2011.
Site: http://www.magnusconcursos.com.br

Prefeitura de Ervália - MG
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.800,00
Informações: Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada até às 23:59 horas do dia 15/07/2011 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 18/07/2011.
Site: http://www.prefeituraervalia.mg.gov.br

Prefeitura de Nova Lima - MG
Cargo: Procurador Municipal
Vagas: 04
Salário: R$ R$ 3.500,00
Informações: As inscrições serão recebidas somente via internet, no endereço eletrônico www.fumarc.org.br.
Site: http://www.novalima.mg.gov.br/

Câmara de São Mateus do Sul - PR
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 3.050,50
Informações: As inscrições serão efetuadas no período de 01 de junho a 05 de julho de 2011, das 8h às 11h e das 13h às 17h no endereço do Prédio da Câmara Municipal de São Mateus do Sul - PR nos dias de expedi­ente municipal, situada a Rua Barão do Rio Branco, 431, Centro, São Mateus do Sul - PR
Site: http://www.saomateusdosul.pr.gov.br/

Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Cargo: Juiz Federal Substituto
Vagas: 48
Salário: R$ R$ 22.000,00
Informações: A inscrição preliminar deverá ser efetuada no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/trf2juiz2011.
Site: http://www.trf2.jus.br

Câmara de Careaçu - MG
Cargo: Agente Legislativo
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.400,00
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, solicitada entre 9h do dia 05/07/2011 até 23h59 do dia 04/08/2011.
Site: http://www.cmcareacu.mg.gov.br

Prefeitura de Ouro Preto - MG
Cargo: Procurador Municipal
Vagas: 0
Salário: R$ R$ 2.187,00
Informações: Este concurso é para formação de cadastro de reserva. As inscrições para os Concursos deverão ser realizadas via Internet no endereço eletrônico www.conesul.org.
Site: http://www.ouropreto.mg.gov.br/

Ministério Público do Estado da Paraíba
Cargo: Promotor de Justiça
Vagas: 20
Salário: R$ Não consta
Informações: A inscrição preliminar deverá ser feita, exclusivamente, por meio da Internet, no sítio do Ministério Público, endereço www.mp.pb.gov.br.
Site: http://www.pgj.pb.gov.br

Prefeitura de Nova Lima - MG
Cargo: Procurador Municipal
Vagas: 04
Salário: R$ Até R$ 3.500,00
Informações: As inscrições serão recebidas somente via internet, no endereço eletrônico www.fumarc.org.br.
Site: http://www.novalima.mg.gov.br

Procuradoria Regional de Sorocaba
Cargo: Estagiários de Direito
Vagas: 14
Salário: R$ A partir de R$ 470,00
Informações: A inscrição será feita mediante requerimento devidamente assinado pelo interessado ou procurador habilitado, acompanhado da cópia da cédula de identidade, mais escritura pública ou instrumento particular de mandato nos casos de inscrição por procuração e entregue mediante recibo na Procuradoria Regional de Sorocaba, situada na Avenida General Osório, 477, Trujillo, Sorocaba, na Seção de Protocolo, no período compreendido entre 15 de junho a 15 de julho de 2011, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.
Site: http://www.pge.sp.gov.br

Câmara de Santana da Vargem
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.200,00
Informações: Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.rumocertoservicos.com.br, solicitada do dia 10/08/2011 até 00:00 hora do dia 09/09/2011 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 12/09/2011.
Site: http://www.santanadavargem.mg.gov.br/

Prefeitura de Santa Rita de Caldas
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ Inicialmente R$ 700,00
Informações: A inscrição e emissão de boleto para pagamento em agência bancária somente será realizada VIA INTERNET pelo sítio eletrônico www.imam.org.br
Site: http://www.imam.org.br

Ministério Público de Minas Gerais
Cargo: Promotor de Justiça Substituo
Vagas: 65
Salário: R$ R$ 18.910,23
Informações: As inscrições deverão ser efetivadas no período de 20 de junho (a partir das 9h) a 20 de julho de 2011 (até as 19h), no endereço eletrônico: www.mp.mg.gov.br
Site: http://www.mp.mg.gov.br

Câmara de General Carneiro
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.400,00
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico http://concursopublico.uniuv.edu.br/
Site: http://www.generalcarneiro.pr.gov.br

Assembléia Legislativa do Amazonas
Cargo: Procurador
Vagas: 03
Salário: R$ R$ 11.603.90
Informações: As inscrições serão efetuadas somente via Internet, no endereço eletrônico: www.isaeamazonia.org.br/concursos/aleam11 a partir do dia 21 de junho de 2011 até às 23 horas e 59 minutos do dia 8 de julho de 2011.
Site: http://www.aleam.gov.br/

Prefeitura de Davinópolis
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 3.8000,00
Informações: As inscrições deverão ser feitas via internet, no site www.fundelta.com.br
Site: http://www.prefeituradavinopolis.com.br

Prefeitura de Campo Redondo
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.500,00
Informações: As inscrições deverão ser realizadas pelo endereço eletrônico www.concsel.com.br
Site: http://www.concsel.com.br

Prefeitura de Lagarto
Cargo: Procurador Municipal
Vagas: 04
Salário: R$ R$ 1.468,80
Informações: As inscrições deverão ser feitas pelo endereço eletrônico www.aocp.com.br
Site: http://www.lagarto.com.br

Tribunal Regional Federal - 1ª Região
Cargo: Juiz Federal Substituto
Vagas: 29
Salário: R$ R$ 21.766,16
Informações: A inscrição preliminar efetuar-se-á no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/trf1juiz2011
Site: http://www.trf1.jus.br/

Advocacia Geral da União - AGU
Cargo: Estagiários
Vagas: 0
Salário: R$ Até R$ 520,00
Informações: As inscrições serão realizadas no período de 29/06/2011 a 10/07/2011, no sítio do CIEE na internet (www.ciee.org.br), devendo o estudante imprimir o respectivo comprovante.
Site: http://www.agu.gov.br/

Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP
Cargo: Analista - Área Jurídica
Vagas: 43
Salário: R$ R$ 6.295,35
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.cesgranrio.org.br
Site: http://www.finep.gov.br/

Prefeitura de Iracemápolis
Cargo: Procurador Jurídico
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.187,39
Informações: As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br
Site: http://www.iracemapolis.sp.gov.br/

Prefeitura de Duque de Caxias (IPMDC)
Cargo: Procurador Jurídico
Vagas: 04
Salário: R$ R$ 1.904,05
Informações: As inscrições deverão ser realizadas pelo endereço eletrônico www.iesap.com.br
Site: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br

Câmara de Careaçu - MG
Cargo: Agente Legislativo
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.400,00
Informações: As inscrições deverão ser feitas pelo endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br
Site: http://www.cmcareacu.mg.gov.br/

Câmara de Iturama - MG
Cargo: Advogado
Vagas: 02
Salário: R$ R$ 2.851,00
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.personacapacitacao.com
Site: http://www.iturama.mg.gov.br/

Prefeitura de Joaíma
Cargo: Advogado
Vagas: 02
Salário: R$ R$ 2.000,00
Informações: As inscrições deverão ser feitas no endereço eletrônico www.gazzinelliconsultoria.com.br.
Site: http://www.gazzinelliconsultoria.com.br

Prefeitura de União de Minas - MG
Cargo: Administrador de Recursos Humanos, Analista Técnico de Compras e Licitações, Analista Técnico de Convênios
Vagas: 03
Salário: R$ R$ 2.106,40
Informações: As inscrições deverão ser realizadas pelo endereço eletrônico www.institutosoler.com.br
Site: http://www.uniaodeminas.mg.gov.br/

Câmara de Lunardelli
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.000,00
Informações: As inscrições serão feitas presencialmente, no endereço: Avenida Duque de Caxias, 100, centro, Lunardelli/PR, no período de 17 de junho a 06 de julho de 2011, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 11h00, e das 13h00 às 17h00.
Site: http://www.lunardelli.pr.gov.br

Câmara de General Carneiro
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.400,00
Informações: As inscrições deverão ser efetuadas pelo endereço eletrônico www.concursopublico.uniuv.edu.br
Site: http://www.generalcarneiro.pr.gov.br/

ELEJOR - Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.
Cargo: Advogado
Vagas: 0
Salário: R$ R$ 3.500,00
Informações: A inscrição deverá ser efetuada pelo endereço eletrônico www.cops.uel.br O concurso é para formação de cadastro de reserva.
Site: http://www.elejor.com.br/

Prefeitura de Cascavel (CETTRANS)
Cargo: Assistente Administrativo
Vagas: 06
Salário: R$ R$ 1.506,76
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.saber.srv.br
Site: http://www.cettrans.com.br/

Prefeitura de Cruzeiro do Oeste
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.442,61
Informações: A inscrição deverá será realizada pelo endereço eletrônico www.uem.br/concurso
Site: http://www.cruzeirodooeste.pr.gov.br

Prefeitura de Itapejara d'Oeste - PR
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.298,38
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.objetivas.com.br
Site: http://www.itapejaradoeste.pr.gov.br/

Prefeitura de Gravataí
Cargo: Procurador Jurídico
Vagas: 0
Salário: R$ R$ 2.641,71
Informações: O concurso é para formação de cadastro de reserva. A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.pontuaconcursos.com.br
Site: http://www.gravatai.rs.gov.br/

Prefeitura de Sananduva
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.510,65
Informações: As inscrições serão exclusivamente presenciais, no horário de expediente da Prefeitura Municipal de Sananduva, das 8h30minutos às 11h30min e das 13h30 às 16h30minutos, sito Av. Fiorentino Bachi, 673, - Centro - Sananduva-RS.
Site: http://www.sananduvars.com.br/

CIDASC - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola
Cargo: Advogado
Vagas: 02
Salário: R$ Até R$ 4874,04
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico http://cidasc.fepese.org.br
Site: http://www.cidasc.sc.gov.br

Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Cargo: Analista Administrativo
Vagas: 11
Salário: R$ Até R$ 4055,87
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.tjsc.jus.br
Site: http://www.tjsc.jus.br

Prefeitura de São Bento do Sul
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.070,33
Informações: A inscrição deverá ser realizada pelo endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos
Site: http://www.saobentodosul.sc.gov.br/

Câmara de Aparecida de Goiânia
Cargo: Procurador Jurídico
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.800,00
Informações: A inscrição deverá ser realizada pelo endereço eletrônico www.ebraconconcursos.com.br
Site: http://www.camaradeaparecida.go.gov.br

Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso
Cargo: Procurador do Estado
Vagas: 15
Salário: R$ R$ 19.642,95
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br
Site: http://www.pge.mt.gov.br

Prefeitura de Monte Negro - RO
Cargo: Advogado
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 1.800,00
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.institutorondonia.com.br
Site: http://www.montenegro.ro.gov.br/

Prefeitura de São Francisco do Brejão
Cargo: Assessor Jurídico
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 2.500,00
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.fundelta.com.br
Site: http://www.fundelta.com.br

CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Cargo: Estagiário - Direito
Vagas: 0
Salário: R$ R$ 545,00
Informações: A inscrição é gratuita, e deverá ser requerida em formulário próprio disponibilizado no sitio do CIEE - www.ciee.org.br
Site: http://www.cagepa.pb.gov.br/

Prefeitura de Jaçanã -RN
Cargo: Procurador Municipal
Vagas: 01
Salário: R$ R$ 4.500,00
Informações: A inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico www.concsel.com.br
Site: http://www.jacana.rn.gov.br/

Prefeitura de Gararu - SE
Cargo: Procurador Municipal
Vagas: 0
Salário: R$ R$ 1.500,00
Informações: O concurso é para formação de cadastro de reserva. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Municipal de Ação Social de Gararu - SE, situada à Praça Manoel Vicente de Brito, S/N.
Site: http://www.gararu.se.gov.br

APOSTILAS | CONCURSOS | SIMULADOS | DICAS DE PORTUGUÊS | PROVAS | CARREIRAS JURÍDICAS | ÍNDICE 
 

Descrição: http://www.ambito-juridico.com.br/arquivos_sisweb/Image/empresarial2011cl(2).gif

Se não deseja receber mais o clipping de noticias do Âm­bito Jurídico,
envie um e-mail para diretoria@ambito-juridico.com.br, com o assunto: Retirar clipping.
Mensagem enviada através do site Âmbito Jurídico,
visite nosso site, acesse agora mesmo www.ambito-juridico.com.br.

Descrição: http://www.ambito-juridico.com.br/2008/img/email/borda-rodape.gif

  

 


--
VAMOS CONSTRUIR UMA MANAUS MAIS INTELIGENTE.
 
GRUPO RH MANAUS TEM A MISSÃO INTEGRAR OS COLABORADORES, DE FORMA QUE TODOS SE SINTAM VALORIZADOS,
RESPEITADOS DENTRO DAS SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E DE CONHECIMENTO, NO SENTIDO DE QUE POSSAM (DENTRO DO POTENCIAL DE CADA UM), COLABORAR PARA O CRESCIMENTO CADA VEZ MAIS DE SI E DA SUA INSTITUIÇÃO.
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "RH MANAUS"
nos Grupos do Google.
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para rh-manaus@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/rh-manaus
 
Visite o Blog do RH MANAUS: http://rh-manaus.blogspot.com/
 
ATENÇÃO:
 
* A UTILIZAÇÃO DE EXPRESSÕES QUE REPRESENTEM DISCRIMINAÇÃO, EM ANÚNCIO DE EMPREGO, E PUNIVEL PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE.
 
* NÃO RECEBEMOS CURRICULOS EM NOSSO GRUPO, POR FAVOR RESPONDA PARA O EMAIL DA PESSOA QUE ESTA DIVULGANDO A VAGA.