domingo, 29 de agosto de 2010

Nacoes Unidas oferecem vagas em Manaus e Brasilia

A Organização das Nações Unidas (ONU) está oferecendo vagas para quem quiser trabalhar na Agência de Refugiados do órgão, a Acnur, no Brasil. O trabalho é classificado pela ONU como “variado e altamente desafiante” e as vagas são para o escritório de Brasília e de Manaus.
Na capital federal a vaga é para Assistente de Proteção (voluntário nacional das Nações Unidas) e os currículos e cartas de apresentação dos interessados devem ser enviados até o próximo dia 8 de setembro.
Na capital amazonense, a vaga é para Assistente de Campo, também como voluntário da ONU, e os currículos e cartas de apresentação dos interessados devem ser enviados até o próximo dia 15 de setembro.
Para acessar o termo de referência e obter mais informações sobre estes processos de seleção, basta visitar a página da Acnur, em www.acnur.org.
fonte:
http://www.acritica.com/noticias/Manaus-amazonas-brasilia-vaga-acnur-onu_0_325167509.html

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ABERTA A TEMPORADA DE EST'AGIOS!!!

Bem amigos académicos de Direito, varias oportunidades de estagio estão abertas. E pra quem precisa de horas complementares, alguns eventos jurídicos legais para participar. Vamos a elas:

1 - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
A PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS, com amparo na Lei nº 11.788/2008, RESOLVE divulgar a abertura de inscrições e estabelecer normas relativas ao processo seletivo-2010.4 destinado a selecionar acadêmicos do Curso de Direito, para preenchimento de oito vagas de estágio remunerado e outras que surgirem durante o período de validade da seleção, observadas as cláusulas e condições do edital disponível em 
http://www.pgfn.gov.br/programa-de-estagio/estagios-abertura-de-selecao-e-resultados/PFN-AM%20edital2010agosto.pdf

2-PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO AMAZONAS
Já divulguei essa oportunidade em post anterior.


3 -HOSPITAL GETÚLIO VARGAS
Recrutamento de estudantes de Direito para trabalhar com licitacoes do Hospital.
contato e informacoes pelo email organizacionalhugv@gmail.com.


4 - V SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL Palestrante(s) Dr. Edmilson da Costa Barreiros Júnior; Dr. Leland Barroso de Souza; Dra. Anagali Marcon Bertazzo; Dr. Carlos Zamith de Oliveira; Dr. Dimis da Costa Braga; Dr. Yuri Barroso Dantas; Dr. Marco Aurélio de Lima Choy
Período de 27/08/2010 até 27/08/2010
Horário 08h - 18h
Local Auditório Des. Fábio A.Teixeira do Couto Valle, no Fórum Henoch Reis
Público alvo Servidores do TRE/AM e demais interessados
Inscrições de 24/08/2010 até 26/08/2010
Vagas 160
Ficha Inscricao

5 - SEMINÁRIO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO
A ser realizado na FD, no auditório, no dia 31/08, `as 19 horas.

Se eu souber de mais detalhes, blogo aqui... at'e mais! 

19ª Seleção para Estagiários na área de Direito

19ª Seleção para Estagiários na área de Direito

A Procuradoria Geral do Estado realizará a 19ª Seleção de Estagiários de Direito, da qual poderão participar os acadêmicos de Direito que estiverem cursando do 5º período ou 3º ano em diante. A prova, cujo conteúdo versará apenas a disciplina Direito Constitucional, será realizada no dia 31 de agosto, no horário de 8h30 às 12h, no auditório da PGE, localizado na Rua Emílio Moreira, 1308 – Praça 14. As inscrições serão realizadas até o dia 29 de agosto gratuitamente, os interessados devem comparecer ao Centro de Estudos Jurídicos da PGE , no endereço acima, e apresentar cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Histórico atualizado da Faculdade, com o coeficiente de rendimento acumulado. Maiores informações pelos telefones: 3234-8904 e 3622-3904, Ramal 208. Abaixo, o conteúdo programático a ser exigido na prova:

Direito Constitucional

1.      Direito constitucional: conceito e objeto.

2.      Da Constituição: conceito e classificações.

3.      Eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais.

4.      Interpretação das normas constitucionais.

5.      Poder constituinte. 

6.      Direitos e garantias fundamentais.

 7.      Dos direitos e deveres individuais e coletivos. 

 8.      Dos direitos sociais. 

9.      Dos direitos de nacionalidade.

10.  Do direito de cidadania. 

 11.  Das garantias constitucionais: os remédios constitucionais (mandado de segurança individual e coletivo, ação popular, habeas corpus, habeas data e mandado de injunção).

 12.  Divisão espacial do poder: a estrutura básica da federação (União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios). 

 13.  Intervenção nos Estados e Municípios.

 14.   Da Administração Pública

 15.  Divisão orgânica do poder: a organização dos poderes (Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário).

 16.  Funções Essenciais à Justiça: a Advocacia, a Advocacia Pública, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

17.  Processo legislativo. 

 18.  Controle de constitucionalidade.

19.  Da defesa do Estado e das instituições democráticas.

 20.  Da tributação e do orçamento.

 21.  Finanças e orçamento.

 22.  Da ordem econômica e financeira.

 23.   Da ordem social.

Filosofia do Nadador

Um amigo, muito desmotivado, me escreveu o seguinte: "Quando faço uma baita reportagem, ninguém elogia; se esqueço ou erro um "a", cai o mundo".

É normal a gente querer elogios, porque eles servem de incentivo para que a gente continue bem. Mas eles são raros em qualquer profissão, não só no jornalismo.

Quando fui responder isso para ele, me ocorreu que a gente tem que lidar com o jornalismo -- ou com qualquer outra profissão --, como eu lidava com a natação, quando era atleta:

 O nadador compete, sobretudo, consigo mesmo.

Existem uns cinco que são os melhores, que sempre ganham medalhas e competem para ganhar, ou ouro, ou prata, ou bronze.

Mas eu era apenas uma nadadora razoável, determinada a melhorar cada vez mais, mas sem chances de levar medalhas.

Por isso, eu -- e uma imensa maioria de atletas -- competia para melhorar meu próprio tempo.

Entrava na piscina determinada a diminuir em um segundo os meus 50 metros.

Se conseguia -- como era comum, depois de muito treino --, eu ficava satisfeitíssima: viu só, pai?, viu, mãe? Fiz um segundo a menos! Estou melhor!

Eu tinha uma meta.

Eu trabalhava por ela, sem olhar para os outros competidores.

Eu fazia o melhor de mim, apenas para ter a satisfação de, no final, ter conseguido melhorar um pouquinho.

O técnico não ia lá me dar os parabéns por ter diminuído meu tempo, ele ia abraçar os medalhistas.

Mas não precisava. Porque eu sabia que tinha feito o melhor de mim e que estava melhor que da última vez.

 É muito fácil levar a filosofia do nadador para seu trabalho, seja ele qual for, se você gosta do que faz. Porque alcançar sua meta pessoal é a melhor recompensa.

Se você não gosta, fica dependendo toda hora de empurrõezinhos externos. E se frustra quando eles nunca vêem.

Se age como um nadador, aumenta as chances de, algum dia, estar entre os medalhistas, simplesmente por ter feito bem o seu trabalho.

 (Sei que é um post bem autoajuda, mas acho que foi útil ao meu amigo, então resolvi colocar aqui também Bem humorado)

Escrito por Ana Estela de Sousa Pinto

http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2010-08-22_2010-08-28.html

Líder Y: Talentos Inquietos, Empresas Engessadas

Líder Y: Talentos Inquietos, Empresas Engessadas
 
Um conjunto inesperado de novas circunstâncias, capazes de desconstruir ideias e empresas que se julgam sólidas, impacta nosso cotidiano. Um novo perfil de consumidor, novos mercados, novas plataformas de negócios. Uma nova geração está subindo o elevador corporativo em uma quantidade maior e em escala bem mais rápida que o previsto. São jovens inquietos, que se movem a uma velocidade proporcional ao talento que possuem.

Muito se tem falado sobre a Geração Y e das suas aspirações de reconhecimento, individualidade, experimentação, além das características – impaciência, questionamentos, ansiedade, conectividade, criatividade, informalidade e, principalmente, pressa! – que se tornaram uma espécie de "marca registrada" dessa tribo.
O que precisamos agora é focar na tarefa de identificar dentre esses membros da G-Y quais serão os Lideres Y. Como fazê-lo?
Gostaria de provocar a reflexão de pelo menos três aspectos que precisam ser aprofundados pelos líderes atuais e pelos profissionais de RH:
- A responsabilidade de identificar e cultivar os potenciais Líderes Y dentre os talentos da G-Y, é tarefa indelegável dos gestores e líderes atuais e não deve, nem pode, ser considerada como tarefa da área de RH. O máximo que esses profissionais podem fazer é ajudar os líderes e gestores nessa tarefa, mas jamais substituí-los;
- A G-Y não se sente mais tão atraída, como as gerações passadas, pela marca das empresas. O que as atrai ou as afasta é o grau de aderência que a "causa" da empresa tem com suas causas e valores pessoais;
- O desafio não é "atrair e reter" talentos Y, pois eles não apreciam essa expressão – um deles me revelou que "retenção" lembra "detenção". Proponho que pensemos em 'atrair e engajar" os G-Y. Engajamento será uma palavra chave para lidar com essa turma.
As empresas precisam criar mecanismos, clima, estrutura e diretrizes de forma a criar um ambiente menos engessado e mais propício ao cultivo desses líderes Y. Infelizmente, a prática do management tradicional que serviu no Mundo 1.0 e os conceitos de Liderança, tais como os conhecemos hoje, estão com os dias contados. Os velhos e surrados atributos do que era considerado um líder eficaz já não têm mais espaço na realidade do Mundo 2.0. Apesar de saber que esse tradicional modelo de liderança deixou de funcionar, uma nova forma de pensar e exercer a liderança ainda não se faz presente com a intensidade necessária.
As dificuldades que surgem em momentos como esse devem ser enfrentadas com soluções inovadoras e corajosas, com uma nova forma de olhar e perceber a realidade. Não se trata apenas de melhorar o que existe, de aperfeiçoar ou incrementar o pensar e o agir. Trata-se de reinventar o pensamento e a ação.
Baseado na oportunidade que tenho tido de conviver com vários líderes inspiradores em diversas partes do mundo, ouso, então, propor uma nova moldura para a prática da Liderança, alertando sobre algumas características que poderão ajudar a obter maior grau de sucesso ao tentar identificar, desenvolver e engajar Líderes Y:
- O Líder Y não se satisfará em cumprir Metas, Resultados, ou com Cargos e Empregos. Treine-os para desenvolver Causas e levantar bandeiras;
- O Líder Y não se satisfará em comandar seguidores e pessoas obedientes;
- O Líder Y não se satisfará apenas em fazer a sua parte. Crie oportunidades para que possam cuidar do todo;
- O Líder Y não se satisfará com o mundo do tangível. Ajude-os a ser bons gestores do intangível;
- O Líder Y não se satisfará em fazer apenas o combinado. Ajude-os a extrapolar, surpreender e se diferenciar da multidão;
- O Líder Y não se satisfará com discursos sem coerência com a prática. Eduque-os pelo exemplo. Fale mais aos olhos que aos ouvidos;
- O Líder Y não se inspirará pela autoridade ou pelo carisma. Inspire-os pelos valores.
No novo "game da liderança" não adianta tentar abrir as portas do futuro com as chaves do passado!
César Souza (cesarsouza@empreende.net) consultor , escritor, palestrante e presidente da Empreenda Consultoria nas áreas de Estratégia , Mkt e RH.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Inicio das aulas..

Ola colegas,
assistindo minha primeira aula do semestre, assistindo ética profissional, novamente com o professor Adriano Fernandes. Estávamos discutindo sobre o conceito de profissão, ética na profissão jurídica e deontologia forense. Recomenda coes de leitura o livro do professor Jose Renato Nalini.

O conceito de profissão, como conceito jurídico, e' a atividade pessoal habitual honrada a serviços dos outros em beneficio próprio em conformidade com a própria vocação, pela dignidade da pessoa humana. A vocação depende da personalidade, tendências ou aptidões, temperamento, sensibilidade, inclinação natural, elementos externos e internos, valorização profissional.

O professor falou bastante sobre a  virtualizacao dos processos, sobre audiencias telepresenciais, sobre como a profissao do advogado deve ser atualizada.

Quem sabe este futuro esteja proximo...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lex Tertia


Agradecimentos ao colega Fernando mestrinho, e ao prof. Tomas
 
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Fernando Mestrinho <mestrinho@gmail.com>
Data: 17 de agosto de 2010 09:37
Assunto: Lex Tertia
Para: jthomasam <jthomasam@gmail.com>


 
Tráfico de Drogas e Combinação de Leis

A Turma indeferiu habeas corpus em que condenada por crime de tráfico de drogas praticado sob a vigência Lei 6.368/76 pretendia fosse aplicada à sua pena-base a causa de diminuição prevista no art. 33, § 4º da Lei 11.343/2006 ("§ 4o  Nos delitos definidos no caput e no § 1o deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa."). Aduziu-se, de início, que a sentença condenatória considerara diversos fatores que afastariam a diminuição da pena, tais como maus antecedentes, quantidade de droga apreendida, entre outros. Destacou-se, ademais, que a nova lei majorou a pena mínima aplicada a tal crime de três para cinco anos, daí o advento da referida causa de diminuição. Por fim, considerou-se não ser lícito tomar preceitos isolados de uma e outra lei, pois cada uma delas deve ser analisada em sua totalidade, sob pena de aplicação de uma terceira lei, criada unicamente pelo intérprete. Declarou-se, ainda, o prejuízo do pedido de substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
HC 103153/MS, rel. Min. Cármen Lúcia, 3.8.2010. (HC-103153)


fonte: Informativo Nº 594 - STF
 

--

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FELIZ DIA DO ECONOMISTA - 13 DE AGOSTO

Compreender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços, é o trabalho do economista, que atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia.

 

Na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país, de uma região ou de uma comunidade. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado com a economia como um todo.

 

Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.

Se você pensa que para fazer tudo isso o economista precisa apenas de números, está muito enganado. Além dos dados e estatísticas que fundamentam seu trabalho, o bom profissional dessa área deve ter conhecimentos de história, sociologia e política. O curso de Ciências Econômicas exige muita leitura e pesquisa. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a economia é uma ciência humana, acima de tudo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

exemplo aos futuros advogados


Copiado e colado do grupo do professor Joao tomas

---------- Forwarded message ----------
From: jthomas luchsinger <jthomasam@gmail.com>
Date: 12/08/2010 09:57
Subject: exemplo aos futuros advogados
To: pjs-i@googlegroups.com

A hora e a vez do "estatutaço"

(11.08.10)


Num 11 de agosto (Dia do Advogado) de um ano recente, nesta década, o titular de uma banca porto-alegrense de destaque estava chateado de ouvir os estagiários
 
- Não adianta, doutor. O cartório não funciona, o juiz só atende uma vez só por semana, e a gente não consegue nem mesmo falar com a assessora dele.
 
O advogado sabia que a importante ação já tinha três meses sem movimentação, sutilmente informada como "conclusão ao juiz".
 
Certa tarde - pela décima vez – o advogado ouviu do outorgante, por telefone, a mesma reclamação:
 
- É a única ação que temos em juízo e estamos decepcionados. Nosso processo não anda.
 
O advogado desligou o telefone e rumou ao Foro Central. Entrou no cartório e anunciou ao atendente que queria falar com determinado juiz.
 
- Antes tem que passar com o secretário  - o atendente mostrou convicção, definindo a próxima etapa, devidamente cumprida para que o advogado tivesse à sua frente, cinco minutos depois, a assessora do magistrado.
 
O diálogo foi objetivo.
 
- Boa tarde! Desejo falar com o magistrado!
 
- Ele só atende às quintas-feiras, das 17 às 18 horas. E o senhor terá que me informar, antes, o número do processo a respeito do qual pretende conversar. E voltar dentro de três dias -, afinal hoje é segunda-feira.
 
- A senhora é bacharel em Direito?
 
- Sim!
 
- Conhece a Lei nº 8.906/94 e, nela, o inciso 8º do artigo 7º ?
 
- A lei eu conheço, mas não estou lembrada do que diz esse artigo.
 
O advogado abriu a pasta e ofereceu à assessora um exemplar do Estatuto do Advogado, onde o artigo em tela já aparecia convenientemente salientado com marca-texto amarelo. A assessora leu, mas não deu esperanças:
 
- Doutor, lamento, mas o doutor juiz só atende às quintas...
 
- Pois diga a ele que vou esperar,  nem que seja até amanhã, quarta, ou quinta. Mas não saio sem ser atendido!
 
- Só que a segurança pedirá para o senhor se retirar às 18h30, horário de fechamento do foro...
 
- Vou então, antecipadamente, convidar a imprensa para registrar ação e reação !
 
A assessora, sentindo que o clima previa chuvas e trovoadas, pediu que o advogado, então, tivesse "alguns minutinhos de paciência". Assim foi feito. Três minutos depois, já sorridente, ela voltou convidativa:
 
- Passe ao gabinete, por favor. O doutor juiz vai atendê-lo.
 
Não foram necessários mais do que dez minutos para que o advogado expusesse objetivamente o que pretendia.
 
Dois dias depois, um despacho saneador, de uma lauda e meia, estava em cartório.
 
Ao festejar o destrancamento do processo, o profissional da Advocacia reuniu os estagiários do escritório e resumiu a proeza:
 
- Dei  um ´estatutaço´! Uma exibição de força do Estatuto do Advogado, sem necessidade de carteiraço.

Desde 1º de janeiro de 2007 - e reeleito depois nas eleições de novembro de 2009 - o advogado em tela é um dos integrantes da atual diretoria da OAB.
 
*  *  *  *  *
 
Esta historinha é recordada pelo Espaço Vital como homenagem a todos os advogados brasileiros, neste 11 de agosto, Dia do Advogado.
http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=20097

domingo, 8 de agosto de 2010

Concurso Fiocruz 2010 oferece 850 vagas a partir de 2011

Fonte: Acritica, em 08.08.2010.

Concurso Fiocruz 2010 oferece 850 vagas a partir de 2011
O Concurso Público Fiocruz 2010, que oferece 850 vagas, foi aprovado pelo Ministério do Planejamento na Portaria nº 342/2010 publicada no Diário Oficial da União no dia 23/7.
Das novas vagas, 700 serão utilizadas para substituição de terceirizados por funcionários próprios, como determina o Termo de Ajustes de Condutas (TAC) do Governo Federal.
As outras 150 se destinarão a criação de novas vagas em decorrência dos processos de nacionalização com a criação de novas unidades em Mato Grosso do Sul, Ceará e Rondônia, e pela expansão das atividades nas atuais unidades. Os novos postos vão ser ocupados a partir de janeiro de 2011.
Editais para concurso público vão sair em agosto
Os cinco editais referentes às 850 vagas de concurso público Fiocruz 2010 vão ser divulgados ainda no mês de agosto . Do total de vagas, distribuídas em mais de 250 perfis, 730 serão para unidades da instituição no Rio de Janeiro; 25 para Minas Gerais; 23 para Pernambuco; 15 para Bahia, 14 para o Paraná; 12 para Brasília; nove para o Amazonas; nove para Rondônia; sete para o Mato Grosso do Sul; e seis para o Ceará. 
O concurso terá 65 vagas para Assistente de Gestão em Saúde Pública (nível médio); 149 para Técnico em Saúde Pública (nível médio); 266 vagas para Tecnologista em Saúde Pública (nível superior), 257 para Analistas de Gestão em Saúde Pública (nível superior); 96 para Pesquisadores em Saúde Pública (com mestrado); e 19 para Especialistas em Saúde Pública (doutorado mais seis anos de experiência).

As inscrições serão realizadas até um mês após a divulgação dos editais. A taxa de inscrição será de R$ 65 para nível, R$ 100 para nível superior e de R$ 150 para os cargos de Pesquisador e Especialista. Estão previstas provas objetivas (múltipla escolha), práticas e discursivas, além de comprovação de títulos (currículo). Para os cargos de Pesquisador e Especialista também haverá prova de memorial.

Os vencimentos básicos são os seguintes: Especialista, R$ 5.558,82; Pesquisador, R$ 3.475,87; Tecnologista e Analista, R$ 3.048,03; Técnico e Assistente, R$ 1.678,28.  Entre os benefícios oferecidos aos servidores estão: auxílio-transporte, assistência pré-escolar, creche, auxílio alimentação, auxílio funeral, auxílio natalidade e ressarcimento de plano de saúde suplementar.  Os concursados ingressão na Fiocruz via Regimento Jurídico Único (RJU – Lei Nº 8.112/90).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ferias da UFAM...

Bom, caros colegas, depois de um periodo dificil na faculdade, agora estou de ferias da mesma, consegui aprovacao em Penal III, Direito Agr'ario, Direito ambiental, mas naum consegui aprovacao em Civil III novamente. Preciso ler bem mais o CC, heheh...

Entao, em virtude de dar um descanco pra essa cabe'ca dura, naum estou atualizando este blog. Mas retornarei `as aulas no dia 23.08, e logo volto a postar o dia-a-dia desta humilde e burrinha estudante de direito.

Mas qualquer novidade ou artigo interessante que eu encontrar, posto pra vcs, ok?

Atenciosamente,

Sandra Farias
Humilde blogueira