segunda-feira, 30 de junho de 2014

Estatísticas de assuntos mais cobrados em cada matéria - 1ª Fase OAB

Olá caros amigos!

essa sua nobre amiga blogueira as vezes é um pouco desatenta e em março deste ano resolvi um convite para fazer um link entre o site Prova de Ordem e não tinha percebido no meu Hangout (visto não ser uma ferramenta habitual, rsss). Entao hoje resolvi postar aqui para vcs conhecerem. Gente, quanto mais informação melhor!!! compartilhar é preciso! Confiram aí:

Estatística de assuntos mais cobrados em cada matéria - 1ª Fase OAB

O tempo não para e a praticamente 1 mês da prova objetiva do XIV Exame de Ordem você terá uma nova oportunidade de conquistar sua carteirinha da OAB. O assunto do momento é a Copa do Mundo Fifa, mas não se esqueça que as inscrições da XIV edição já estão abertas e a FGV como de costume não facilitará as coisas para você! O Edital do XIV Exame de Ordem já foi divulgado sem grandes novidades em relação aos anteriores. O importante agora é você manter o foco nos estudos e estamos aqui para ajudá-lo.

Uma característica presente na grande maioria dos examinandos que têm êxito no Exame da OAB é o planejamento de sua rotina de estudos. Principalmente quando o tempo é curto, você precisa otimizá-lo o máximo possível. Por este motivo, sugiro que você faça seu planejamento para estes 30 dias de preparação, tendo como agravante a temporada festiva da Copa do Mundo. Para fazer seu cronograma de estudos, clique aqui.

Nesta matéria estamos divulgando o Infográfico com uma série de estatísticas dos assuntos mais recorrentes nas últimas edições do Exame da OAB - 1ª Fase. Para facilitar seu entendimento, as estatísticas são segmentadas por matéria e são de fácil entendimento. Caso você esteja se preparando para o XIV Exame de Ordem, este material fará TODA a diferença na sua preparação.

 

 
 
O infográfico com estatísticas de assuntos mais recorrentes na 1ª fase do Exame de Ordem possui as 17 matérias da prova. No link acima você terá acesso a apenas uma parte do material, com 4 matérias para sua apreciação. O acesso ao arquivo completo, assim como para demais materiais para sua aprovação no XIV Exame de Ordem, está disponível para assinantes do site Prova da Ordem. Caso você tenha gostado do material, conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos pelo site.



 

 

Comentários à Lei 13.010/2014 (Lei da Palmada,Lei do Menino Bernardo)

Copiado na íntegra do site: 
http://www.dizerodireito.com.br/2014/06/breves-comentarios-sobre-lei-130102014.html 
 
Recomendo! 
 
Olá amigos do Dizer o Direito,

Foi publicada, na semana passada, mais uma novidade legislativa.

Trata-se da Lei n.° 13.010/2014, que altera o ECA e estabelece que as crianças e os adolescentes têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante.

A nova Lei tem sido chamada de “Lei da Palmada” ou “Lei Menino Bernardo”, em homenagem ao garoto Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, que foi morto em abril deste ano, em Três Passos (RS), figurando como suspeitos do crime o pai e a madrasta da criança.

Vejamos o que dispõe a nova Lei:

Direito de ser educado sem o uso de castigo físico
A Lei n.° 13.010/2014 prevê que as crianças e os adolescentes têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de:
• castigo físico ou
• de tratamento cruel ou degradante.

Quem deverá respeitar esse direito?
• os pais
• os integrantes da família ampliada (exs: padrasto, madrasta);
• os responsáveis (ex: tutor);
• os agentes públicos executores de medidas socioeducativas (ex: funcionários dos centros de internação);
• qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los (exs: babás, professores).

O que é considerado “castigo físico” para os fins desta Lei?
Castigo físico é a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física que cause na criança ou adolescente:
a) sofrimento físico ou
b) lesão.

Desse modo, a “palmada” dada em uma criança, mesmo que não cause lesão corporal, poderá ser considerada “castigo físico” se gerar sofrimento físico. Essa é a inovação da Lei. Isso porque o castigo físico que gera lesão corporal contra criança e adolescente sempre foi punido, inclusive com a previsão de crime (arts. 129 e 136 do Código Penal).

Por outro lado, é necessário dizer que a Lei aprovada não proíbe toda e qualquer palmada nas crianças e adolescentes. Somente é condenada a palmada que gere sofrimento físico ou lesão. Se a palmada for leve e não causar sofrimento ou lesão estará fora da incidência da lei. Sobre esse aspecto, vale ressaltar que o projeto original que tramitou no Congresso Nacional proibia expressamente toda e qualquer palmada, tendo havido, portanto, um abrandamento na versão final aprovada.

O que é considerado “tratamento cruel ou degradante” para os fins desta Lei?
Tratamento cruel ou degradante é aquele que:
a) humilha,
b) ameaça gravemente ou
c) ridiculariza a criança ou o adolescente.

Perceba, portanto, que a Lei n.° 13.010/2014 proíbe não apenas “palmadas”, ou seja, castigos físicos. Isso porque a Lei veda também qualquer forma de tratamento cruel ou degradante, o que pode acontecer mesmo sem contato físico, como no caso de agressões verbais, privação da criança de algo que ela goste muito etc.

O que acontece com quem utilizar de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como forma de educação contra a criança ou adolescente?
Os infratores estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:
I - encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
II - encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
III - encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
IV - obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado;
V - advertência.

As medidas acima previstas serão aplicadas pelo Conselho Tutelar, sem prejuízo de outras providências legais.

A conduta configura crime?
Depende. A Lei n.° 13.010/2014 não prevê nenhum crime. Não traz nenhuma sanção penal. Esse não era o seu objetivo. No entanto, a depender do caso concreto, o castigo físico aplicado ou o tratamento cruel ou degradante empregado poderá configurar algum crime previsto no Código Penal ou no ECA.

Ex1: se o castigo físico provocar lesão corporal, haverá punição com base no art. 129, § 9º do CP.

Ex2: o Código Penal também prevê que é crime “expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina” (art. 136).

Ex3: o art. 232 do ECA tipifica o delito de “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”.

O pai ou mãe agressor poderá perder o poder familiar por conta dessa conduta?
SIM. A Lei n.° 13.010/2014 não prevê, de forma expressa, a perda ou suspensão do poder familiar como sanção para o caso de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante. No entanto, isso é possível, por meio de decisão judicial, se ficar provado que houve extremo excesso por parte do pai ou da mãe na imposição da disciplina. O tema é tratado pelo Código Civil:
Art. 1.638. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que:
I - castigar imoderadamente o filho;

Políticas públicas
A Lei determina que os entes federativos deverão elaborar políticas públicas e ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

Para isso, deverão ser adotadas as seguintes ações:
I - promoção de campanhas educativas;
II - integração de políticas e ações entre os órgãos responsáveis pela proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (Judiciário, MP, Defensoria, Conselho Tutelar etc.);
III - formação continuada e a capacitação dos profissionais de saúde, educação e assistência social para o enfrentamento de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente;
IV - incentivo às práticas de resolução pacífica de conflitos;
V - inclusão, nas políticas públicas, de ações que visem a estimular alternativas ao uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante no processo educativo;
VI - realização de ações focados nas famílias em situação de violência.

Obs: as famílias com crianças e adolescentes com deficiência terão prioridade de atendimento nas ações e políticas públicas de prevenção e proteção.

A Lei n.° 13.010/2014 representa uma interferência indevida do Estado nas relações familiares?
NÃO. Essa é a opinião da esmagadora maioria dos infancistas sobre o tema. Segundo a CF/88, é dever, não apenas da família, mas também da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à dignidade e ao respeito, além de colocá-los a salvo de toda forma de violência, crueldade e opressão (art. 227).

Veja o que pensam Rossato, Lépore e Sanches:
“Vale destacar que a maioria dos especialistas da medicina, psicologia, serviço social e pedagogia entende que a alteração legislativa é benéfica porque nenhuma forma de castigo física ou tratamento cruel ou degradante é pressuposto para a educação ou convivência familiar e comunitária.
Ademais, um castigo físico considerado moderado ou irrelevante quase sempre acaba sendo o primeiro passo para a prática de atos violentos de maior intensidade e envergadura, desembocando em sérios prejuízos físicos e psicológicos às crianças e aos adolescentes.
(...)
Os argumentos no sentido que o Estado não pode interferir no seio da família são fundados na ideia tutelar e da doutrina da situação irregular que vigiam na época do Código Melo de Matos, de 1927, e do Código de Menores, de 1979, que tomavam a criança como objeto de interesse dos pais.
Entretanto, com a edição do Estatuto da Criança e do Adolescente passou a vigorar a doutrina da proteção integral, segundo a qual crianças e adolescente são sujeitos de direitos em estágio peculiar de desenvolvimento, credores de todos os direitos fundamentais previstos aos adultos, além de outras garantias especiais, a exemplo da diversão e da brincadeira.
Sendo assim, a liberdade, o respeito e a dignidade de crianças e adolescentes são direitos que devem ser respeitados por todos, inclusive pais, e o Estado deve se valer de todos os meios lícitos para garanti-los.
A liberdade de exercício do poder familiar só pode existir na medida do respeito aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.” (ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo; CUNHA, Rogério Sanches. Estatuto da Criança e do Adolescente. Comentado artigo por artigo. 6ª ed., São Paulo: RT, 2014, p. 159-160).

O que muda, na prática, com a Lei n.° 13.010/2014?
Praticamente nada. Os castigos físicos e o tratamento cruel ou degradante já eram punidos por outras normas existentes, como o Código Civil, o Código Penal e o próprio ECA. A Lei n.° 13.010/2014, que não cominou sanções severas aos eventuais infratores, assumiu um caráter mais pedagógico e programático, lançando as bases para a reflexão e o debate sobre o tema.

Márcio André Lopes Cavalcante
Professor

Clique aqui para conferir a íntegra da Lei n.° 13.010/2014.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

principios da ação penal- OAB vamos que vamos...

identificando o rito processual penal

Bom, a próxima etapa é descobrir o rito. Para isso TEM QUE
OBEDECER À ORDEM DAS 3 PERGUNTAS!
1a. É infração de menor potencial ofensivo? Se sim = jecrim.
Se não,  para a próxima pergunta.
2ª) Tem previsão de rito especial? Se sim = fica no
especial.  Se não = passa para a próxima
pergunta
3ª) Qual a pena máxima? Menor que 4 anos = sumário, maior ou
igual a 4 = ordinário.
É só seguir a ordem de forma obediente. Uma pergunta
prejudica as demais.
Por fim, para descobrir se cabe sursis processual (não confundir
com o penal do artigo 77 do CP) tem que ver se a pena mínima do crime é menor
ou igual à 1 ano.
Por isso mesmo que o crime não seja de rito sumaríssimo pode
admitir sursis processual.

exemplo de peça profissional qu tirou nota máxima m exame OAB- Penal


Padrão de resposta – Prova Penal do VII Exame
penal1
penal2
Penal3
penal4
Lembrem-se: A estética ajuda, mas o conteúdo é rei!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dica do Professor Joao Tomas Luchsinger : Curso de argumentação jurídica

Olá leitores, bem vindos!
Antes de conhecermos sobre o curso grátis de Argumentação Jurídica vamos entender primeiramente o que é argumentação. É o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico. Argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, com base em premissas. Isso inclui a arte e a ciência do debate e da negociação, através de diálogo, bate-papo e persuasão. Engloba o estudo das regras de inferência e da lógica. Esta arte e ciência são utilizadas para que algumas pessoas protejam suas crenças ou seus interesses num dialogo racional com o intuito de defender suas ideias.
Você entendeu que para saber argumentar é preciso estudar muito o assunto de interesse, para ter embasamento nos seus ideais.
A Argumentação Jurídica é usada na advocacia, com apresentações para juízes ou tribunais para provar ou refutar a validade de tipos de evidências, enquanto defendem as razões legais pelo qual eles deveriam prevalecer.
Se você é estudante de direito ou quer saber mais sobre o tema Argumentação Jurídica, realize o curso online grátis na FGV e tenha uma reflexão sobre o lugar da argumentação jurídica, com especial enfoque nas peculiaridades brasileiras.
Pré-requisito: Nenhum
Início do curso: Imediato
Período de inscrição: Imediato
Carga horária: 5 horas
Clique aqui para acessar a página do curso de Argumentação Jurídica
Desejamos-lhe um excelente curso!

Prova de Investigador da policia Civil AM disponivel para download

pra quem tanto me pediu, segue link de uma prova de investigador da policia civil do concurso de 2009, CETAM, Amazonas.
prova investigador da civil -AM

reforço que essa prova nao é a minha, pois a minha não esperei para trazer...

bons estudos galera!

Mais um pouco do Interior do Amazonas - parte 4



ALTEROSA

Localização
O distrito está localizado a uma latitude 03º  03’  13,6” S  sul e a uma longitude 69º  00’  8,2´´  W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na bacia do rio Solimões, próximo ao rio Içá.
Limites:
Tonantins;
Betânia;
Santo Antonio do Içá;
Ipiranga.

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Alterosa e a Capital do Estado, 858 Km.
• Por via fluvial entre Alterosa e a Capital do Estado, 1.169 Km.
O Solimões, principal via de acesso ao distrito, podendo também ser acessado via rio Içá saindo do município de Ipiranga. Para se chegar até o Município de Alterosa, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito de Alterosa é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,14 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.


ALVARÃES

Localização
A história do município se confunde com a de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Seguiram-se disputas entre espanhóis e portugueses , só se consolidando o domínio destes últimos sobre a região em 1970. Constituído em município, Tefé chegou a possuir até quase o final da primeira metade do século XIX, área de 500.000 km². Vários desmembramentos de parte desse território foram então se efetuando surgindo como conseqüência os novos municípios de São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), Japurá e Maraã.
Em fins de 1981, Tefé tinha sua estrutura administrativa definida com 2 distritos: Tefé e Alvarães. Pela Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.1981, novos desmembramentos são determinados no território de Tefé, incluindo-se entre eles o do distrito de Alvarães, que passou a constituir município autônomo.
Limites:
• Município de Maraã
• Município de Tefé
• Município de Juruá
• Município de Uarini
Com latitude de 03º 14’ 05” S e longitude de 64º 47’ 12” W de Grenwich;
População de 14.088 habitantes;
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões – Juruá;
Altitude: 55 m acima do nível do mar;
Área Territorial: 6.075 Km²;
Temperatura Média: 26º C;
Acesso: Via Fluvial;
Distância em linha reta entre Alvarães e a capital do estado, 538 Km.
A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões, entre os rios Tefé e Urucu. Para se chegar até o Município de Alvarães, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Alvarães é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,13 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 27 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 25 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,5 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

Setor Secundário:
- Indústria: padarias, extração de minérios (ouro e metais não ferrosos).

Setor Terciário:
- Comércio: é representado por estabelecimentos do tipo varejista e bancário.

AMATURÁ
Localização
As origens do município se prendem às de São Paulo de Olivença que remonta à missão de São Paulo Apóstolo, fundada pelos jesuítas que catequizavam os índios da bacia do rio Solimões, em fins do século XVII. Passadas as disputas entre espanhóis e portugueses para domínio da região, com a vitória destes últimos, a antiga missão de São Paulo Apóstolo, depois aldeia de São Paulo dos Cambebas, vem a ser sede de município, desmembrado de Tefé e com a denominação de São Paulo de Olivença. O território destes experimenta vários desmembramentos dando origem aos municípios autônomos de Benjamim Constant e Santo Antônio do_Iça.
Em 1968 é enquadrado como Área de Segurança Nacional. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12 o seu distrito de Amaturá é desmembrado, passando a constituir, junto com território adjacente desmembrado de Fonte Boa, o município autônomo de Amaturá.
Limites:
• Município de Jutaí;
• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Santo Antônio do Iça;
Com a latitude de 03º 22’ 09” S  e longitude de 68º 11’ 28” W de Grenwich.

População de 9.467 habitantes.

Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões.

Altitude: 97 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 5.808 km².

Temperatura Média: 32,5º C.

Acesso: Via Fluvial.

Distância
• Em linha reta entre Amaturá e a capital do estado, 1.046 Km;
• Por via fluvial entre Amaturá e a capital do estado, 1.307 Km.
O rio Solimões, principal via de acesso ao município, com estreitamento entre os rios Içá e Javari. Para se chegar até o Município de Amaturá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Amaturá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,67 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O município possui uma rede de 29 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

Setor Secundário:
- Indústria: serraria, olaria e carpintaria;

Setor Terciário:
- Comércio: varejista.


BELÉM DO SOLIMÕES
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 04º 02’ 30” S sul e a uma longitude 69º 31’ 43” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões, próximo ao rio Jandiatuba.
Limites:
São Paulo de Olivença;
Santa Rita;
Feijoal;
Tabatinga.

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Belem do Solimões e a Capital do Estado, 997 Km.
• Por via fluvial entre Belem do Solimões e a Capital do Estado, 1.499 Km.
O Solimões, principal via de acesso ao distrito, podendo também ser acessado via rio Içá saindo do distrito de Ipiranga. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,14 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

BENJAMIN CONSTANT

Localização
Localizada a margem esquerda do rio Solimões. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é desmembrado de seu território o distrito de Tabatinga, que passa constituir município autônomo.
Limites:

• Município de Tabatinga
• Município de São Paulo de Olivença
• Município de Jutaí
• Município de Eirunepé
• Município de Ipixuna
• Município de Atalaia do Norte
• República do Peru
 Possui aproximadamente uma população de 33.411 habitantes.
 A 04º 21’ 22” latitude Sul e 70º 02’ 07” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 65 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 8.926 km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Benjamim Constant e a Capital do Estado, 1.116 Km.
• Por via fluvial entre Benjamim Constant e a Capital do Estado, 1.628 Km.

Acessos 

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho. (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Benjamin Constant.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões. Para se chegar até o Município de Benjamin Constant, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Benjamin Constant é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 3,24 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 109 estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,8 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.

Setor Secundário

- Indústria: serrarias, usina de beneficiamento de borracha (desativada), olaria, mercenárias, usinas de beneficiamento de arroz e estaleiros.

Setor Terciário

- Comércio: serrarias, oficinas mecânicas, oficina de refrigeração, posto de derivados de petróleo, restaurantes, casa lotérica, barbearias, salões de beleza, oficina de conserto de relógios, estabelecimentos industriais, estabelecimentos comerciais, varejista e atacadista.

- Serviço: hotéis, pensões, supermercado e bancos.

BETÂNIA
Localização
O distrito de Betânia, cuja sede é o município de Santo Antonio do Içá, está localizado a uma latitude 03º 04’ 42,9” S sul e a uma longitude 68º 03’ 46,3” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado entre as bacias dos rios Solimões e Içá.
Limites:
Tonantins;
Alterosa;
Jutaí;
Santo Antonio do Içá;
Ipiranga.

Acesso: Via Fluvial


Distância
• Em linha reta entre Betânia e a Capital do Estado, 810 Km.
• Por via fluvial entre Betânia e a Capital do Estado, 1.161 Km.
O Solimões e Içá, principais vias de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito de Betânia, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,16 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

CAIAMBÉ
Localização
O distrito de Caiambé, cuja sede é o município de Tefé, está localizado a uma latitude 03º 31’ 14” S sul e a uma longitude 64º 24’ 27W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões.
Limites:
Tefé;
Alvarães;
Juçara;
Coari.

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Betânia e a Capital do Estado, 543 km.
• Por via fluvial entre Betânia e a Capital do Estado, 699 km.
O Solimões é a principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,26 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

CARAUARÍ
Localização
Está situado à margem esquerda do médio Vale do Rio Juruá. Em verdade, até 1958, Carauari ficava às margens do rio Juruá, mas com a erosão, houve a queda natural do barranco e o rio foi formando um sacado que hoje é o chamado Lago de Carauari.

Limites
• Município de Tefé;
• Município de Tapauá;
• Município de Itamarati;
• Município de Jutaí;
• Município de Juruá;

Possui aproximadamente uma população de 25.774 habitantes.
Com latitude de 04º 52’ 38” S e longitude de 66º 53’ 47” W de Grenwich.
Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá.

Altitude: 30 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 25.324 Km².

Temperatura Média: 23,3º C.

Acesso: Via Aérea e Fluvial.

Distância

• Em linha reta entre Carauari e a Capital do Estado, 780 Km.
• Por via fluvial entre Carauari e a Capital do Estado, 1.676 Km.



Acessos  

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus / Carauari.
Via fluvial : O município todo é banhado pelo rio Juruá, sendo recortado pelos afluentes deste, a saber: Ueré, Bauana, Xué e Marari à margem direita, e Bauana Branco e Anaxiqui à margem esquerda. É o rio que se constitui no mais importante meio de comunicação e transporte da região, além de ser fonte de alimentação. Possui navegabilidade condicionada pela cheia no período de novembro a abril e pela vazante de maio a setembro. Ao longo do Juruá está localizada a maioria das cidades, dos povoados e das comunidades. Para se chegar até o Município de carauari, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Carauari é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 3,33 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 231 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 230 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 2,0 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

Setor Secundário:

- Indústrias: olarias, fabricação de móveis de madeira, serrarias, indústrias de madeira, embarcações e motores, panificadoras, usina de beneficiamento de arroz, fábrica de gelo e estaleiros.

Setor Terciário:

- Comércio: atacadistas e varejistas.

- Serviços: postos de gasolinas, oficinas de reparos de autos e bicicletas e agências de bancos.


COARI
Localização
A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari, traz em sua herança e memória e força dos índios Catuxy, Jurimauas, Passés, Irijus, Jumas, Purus, Solimões, Uaiupis, Uamanis e Uaupés. O nome Coari também está ligado às raízes indígenas e há duas versões:
Em 1759 a aldeia é elevada a lugar com o nome de Alvelos. Em 2 de dezembro de 1874 foi elevada a vila ,em 2 de agosto de 1932 a Vila de Coari é elevada a categoria de cidade, pelo saudoso prefeito: Alexandre Montoril.
É a quarta cidade mais rica do Norte brasileiro, superado apenas por Manaus, Belém,e Porto Velho. A cidade conhecida pela produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural ,que ocorre em uma região denominada de Urucu.
Limites
• Município de Anori;
• Município de Tapauá;
• Município de Tefé;
• Município de Codajás;
Possui aproximadamente uma população de 67.055 habitantes.
Com 4° 06' 22'' Latitude Sul e 63° 03' 21'' Longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 7º Sub-Região – Região do Rio Negro –Solimões

Altitude: 40 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 57.230 Km²

Temperatura Média: 33º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Coari e a Capital do Amazonas, 363 Km.
• Por via fluvial entre Coari e a Capital do Amazonas, 463 Km.

Acesso:
Via aérea: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus / Coari.
Via fluvial : A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari,Para se chegar até o Município de Coari, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Coari é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 15,16 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores.
O município possui uma rede de 561 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 548 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 6,2 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
 
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:

- Indústrias: madeira, tijolos, produtos alimentares, pescado, gelo e mobiliária.

Setor Terciário:

- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis, pensões, agências bancárias, mercado municipal, matadouro e feira do produtor rural.

CODAJÁS
Localização
Situada a margem esquerda do rio Solimões, em terreno plano de pouca elevação, está plantada a antiga povoação, hoje cidade de Codajás.
Primitivamente era aldeia Cudaiá, de índios do mesmo nome, mais tarde tornou-se pousada dos índios Muras ou Môras, que ainda em meados do séc. XVIII ocupavam as margens e os lagos do rio Amazonas e Madeira.
Limites:
• Município de Anamã;
• Município de Anori;
• Município de Coari;
• Município de Barcelos;
• Município de Novo Airão
• Município de Caapiranga;
• Município de Codajás e Badajós.
Possui aproximadamente uma população de 23.206 habitantes e, uma área 18.712 km².
A 03º 50’ 26” Latitude Sul e 62º 03’ 45” Longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 7º Sub-Região – Região do Rio Negro –Solimões

Altitude: 38 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 20.01 Km²

Temperatura Média: 31,5º C

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Codajás e a Capital do Amazonas, 240 Km.
• Por via fluvial entre Codajás e a Capital do Amazonas, 166 milhas.

A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Solimões,Para se chegar até o Município de Codajás, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.



Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Codajás é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,68 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores.

O município possui uma rede de 62 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 61 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,7 salários mínimos.

 Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: madeira, tijolo, gelo, mobiliário e produtos alimentares.

Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: oficina mecânica, oficina de refrigeração, cabeleireiro, costureira, protético, pintor de parede, fotógrafo, agências bancárias, hotéis, pensões, mercado municipal, matadouro e feira do produtor.

EIRUNEPÉ

Localização
A cidade de Eirunepé, outrora São Felipe, está situada à margem direita rio Juruá, próximo a foz do Rio Tarauacá, que fica na margem oposta. O local em que foi erguida, foi anteriormente a sede do grande seringal Eiru, de propriedade de Felipe Manoel da Cunha, rico seringalista do Rio Juruá. A sede do Eiru desenvolveu-se consideravelmente na época em que o preço da borracha passou por uma grande valorização.
Nas primeiras décadas do século XIX, atraídos pela extração do látex, o auge da economia do Amazonas na época, e fugindo da seca do nordeste, cearenses, rio-grandenses do norte e paraibanos chegaram à região do Juruá e fixaram residência nos seringais, dando origem às primeiras vilas. Foi nesse contexto histórico que começou o povoamento do município hoje denominado Eirunepé.
Os primeiro habitantes foram homens nordestinos trazidos por Felipe Manoel da Cunha. Como existia uma carência muito grande de mulheres brancas, esses homens casavam-se com mulheres indígenas da tribo Kulinaã. Este fato gerou muitos conflitos com o homem branco que chegava, dividindo a opinião da tribo. Assim, aqueles que aceitavam o homem branco foram denominados Kulinas, enquanto aqueles que não aceitavam foram denominados Kanamari.
A população por ser composta de várias misturas, com fortes traços do branco nordestino com índios Kulinaã, teve também influência de povos vindos de outras regiões, como turcos, portugueses e outros. Daí, nasce uma cultura bastante diversificada, com hábitos e costumes próprios.
Limites

• Município de Itamarati;
• Município de Envira;
• Município de Ipixuna;
• Município de Benjamim Constant;
• Município de Jutaí

Possui aproximadamente uma população de 30.665 habitantes.
A 06º 39’ 38” latitude Sul e 69º 52’ 34” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá.

Altitude: 130 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 16.079 Km²

Temperatura Média: 24,5º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Eirunepé e a Capital do Estado, 1.150 Km.
• Por via fluvial entre Eirunepé e a Capital do Estado, 3.193 milhas.
Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Eirunepé.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Juruá,Para se chegar até o Município de Eirunepé, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe somente um tipo de locomoção, as Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Eirunepé é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 3,42 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 242 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 239 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,3 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:

- Indústrias: usina de beneficiamento de arroz, estaleiro, serrarias, olarias e padarias.

Setor Terciário:

- Comércio: atacadista e varejista.
- Serviços: oficina, locadora de bicicletas, agência bancária, supermercado, hotéis.

ENVIRA
Localização
Pelo Rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravadores dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o final da Segunda Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória dos conhecidos "soldados da borracha", os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do Rio Tarauacá, afluente do Juruá. Nessa época a literatura registra referências aos índios Cuaná, Curiqueares, Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros.
Pela Lei Estadual nº 096 de 19 de Dezembro de 1955, foi criado o Município Autônomo de Envira, desmembrado do Município de Eirunepé e parte do Município de Carauarí, constituído de seus distritos denominados Foz do Murú, Foz do Envira, parte da Foz Taraucá e Foz do Cujubim.

Limites:

• Município de Pauini;
• Estado do Acre;
• Município de Eirunepé;
• Município de Itamarati;

Possui aproximadamente uma população de 16.338 habitantes.
A 07º 26’ 27” latitude Sul e 70º 01’ 47” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá.

Altitude: 58 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 12.909 Km²

Temperatura Média: 23º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Envira e a Capital do Estado, 1.215 Km.
• Por via fluvial entre Envira e a Capital do Estado, 3.496 milhas.

Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Envira.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Juruá,Para se chegar até o Município de Envira, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Envira é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,45 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.

O município possui uma rede de 113 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,6 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: usinas de beneficiamento de arroz, serrarias, olarias, marcenaria e sorveteria.

Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, pensões, restaurantes, pensão alimentícia, lanchonetes, clubes dançantes, bares, mercados, feiras e borracharias.

ESTIRÃO DO EQUADOR
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 04º 02’ 30” S sul e a uma longitude 69º 31’ 43” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem esquerda do rio Javari e a direita do rio Curuçá.
Limites:
Atalaia do Norte;
Benjamin contant;
Tabatinga;
• República do Peru.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Estirão do Equador e a Capital do Estado, 1.413 Km.
• Por via fluvial entre Estirão do Equador e a Capital do Estado, 1.925 Km.
Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao dsitrito, fazendo variação para os rio Javari e Curuçá. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.


Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito de Estirão do Equador é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,14 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

FEIJOAL
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 04º 17’ 50”S sul e a uma longitude 69º 32’ 13” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões, próximo ao rio Jandiatuba.
Limites:
Belem do Solimões;
Benjamin Constant;
Tabatinga.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Feijoal e a Capital do Estado, 1.078 Km.
• Por via fluvial entre Feijoal e a Capital do Estado, 1.580Km.
Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,15 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.


FONTE BOA

Localização
Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora de Guadalupe, pela lei provincial nº 92, de 06-11-1858. Pela lei nº 251, de 22-04-1873, a freguesia foi transferida para o lugar Barreiras de Fonte Boa.
Elevada á categoria de vila com a denominação de Fonte Boa. Pelo decreto nº 92, de 28-03-1891(ver of. DDE do AM nº 1210, de 10-03-1943, desmembradas do município de Tefé. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, a vila o município aparece constituído de 3 distritos: Fonte Boa, Rio Jutaí e Uará.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:
• Município de Uarini;
• Município de Juruá;
• Município de Jutaí;
• Município de Tonantins;
• Município de Japurá;
• Município de Maraã;
Possui aproximadamente uma população de 22.817 habitantes.
A 02º 31’ 27” latitude Sul e 66º 02’ 19” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões – Juruá.

Altitude: 50 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 11.748 Km²

Temperatura Média: 25,9º C

Acesso: Via Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Fonte Boa e a Capital do Estado, 665 Km.
• Por via fluvial entre Fonte Boa e a Capital do Estado, 1.011 milhas.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Solimões,Para se chegar até o Município de Fonte Boa, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe de um meio de locomoção, o tradicional "Barco Recreio”.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Fonte Boa é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,28 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 151 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,5 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: olarias, serrarias, movelarias, fábrica de gelo, frigoríficos de pescado e padarias.

Setor Terciário:
- Comércio: atacadista e varejista.
- Serviços: agências bancárias, hotéis e pensões.



IPIRANGA
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 02º 55’ 51” S e a uma longitude 69º 41’ 47” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado a margem esquerda do rio Içá, na bacia do rio Solimões.
Limites:
Tonantins;
Betânia;
Santo Antonio do Içá;
Alterosa.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Betânia e a Capital do Estado, 1188 Km.
• Por via fluvial entre Betânia e a Capital do Estado, 1.523 Km.

Acesso Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao município, faznedo uma transição para o rio Içá. Para se chegar até o Município de Ipiranga, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Alterosa é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,10 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

IPIXUNA

Localização
O município de Ipixuna foi constituído pelos subdistritos: Foz do Riozinho, Foz de Ipixuna, Foz do Hudson e parte dos de Foz do Gregório e Canidé, com sede na localidade de Guajará, elevada então à categoria de Cidade (1955).
O significado do nome do município veio do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do Juruá, com a extensão de cerca de 300 Km. Ipixuna, em língua indígena significa ″água escura″, denominação que lhe foi dada pelos índios Catuquinas, Curinas e Canamaus.
Elevado à categoria de município é distrito com a denominação de Ipixuna, pela lei estadual nº 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Eirunepé. Sede no atual distrito de Ipixuna (ex-povoado de Guarujá). Constituído do distrito sede. Instalado em 18-02-1956.
Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites
- Município de Eirunepé;
- Estado do Acre;
- Município de Atalaia do Norte;
- Município de Benjamim Constant.
Possui aproximadamente uma população de 22.254 habitantes.
A 07º 03’ 17” latitude Sul e 71º 41’ 29” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá

Altitude: 140 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 12.692 Km²

Temperatura Média: 24º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
- Em linha reta entre Ipixuna e a Capital do Estado, 1.380 Km.
- Por via fluvial entre Ipixuna e a Capital do Estado, 4.383 milhas.
Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Ipixuna.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Juruá,Para se chegar até o Município de Ipixuna, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Eirunepé é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,86 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 55 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,7 salários mínimos. Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

Setor Secundário:
- Indústrias: olarias, usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar, usina de beneficiamento de arroz, padarias e comércio.
Setor Terciário:
- Comércio: varejista.
- Serviços: hotéis.

ITAMARATÍ
Localização
A história do município se prende à de Carauari, cujas origens remontam à Tefé. Este último chegou a constituir município com área de 500.000 km2 em meados do séc. XIX. Posteriormente, vieram se processando vários desmembramentos de território, dando origens a municípios autônomos.
Assim aconteceu em 1911, com o então denominado município de Xibauá que em 1913, passa a denominar-se Carauari. Este município vem a ser extinto em 1930, mas é restaurado em 1931, de seu território, fazendo a maior parte da sua extensão, a área que hoje constitui Itamarati. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12 é criada a Vila de Itamarati mais outros territórios pertencentes a Carauari, acrescidos de área adjacente até então pertencente a Tapauá, passa a constituir Município Autônomo de Itamarati.
O significado do nome: ITA - pedra           MARATI - fruta da mata.
Limites:
• Município de Tapauá;
• Município de Pauini;
• Município de Envira;
• Município de Eirunepé;
• Município de Jutaí;
• Município de Carauari.

Possui aproximadamente uma população de 8.038 habitantes.
A 06º 26’ 22” latitude Sul e 68º 14’ 46” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 4º Sub-Região – Região do Juruá

Altitude: 100m acima do nível do mar.

Área Territorial: 27.695 Km²

Temperatura Média: 27º C

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Itamarati e a Capital do Amazonas, 985 Km.
• Por via fluvial entre Itamarati e a Capital do Amazonas, 2.112 milhas.

Acesso Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Juruá,Para se chegar até o Município de Itamarati, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Itamarati é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,80 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 21 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,7 salários mínimos.
Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transportes fluvial, que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: padaria.
• Setor Terciário
- Comércio: estabelecimentos comerciais.
- Serviços: hotéis, pensões e agências bancárias.


JAPURÁ
Localização
Ponto logístico estratégico, situado entre as bacias do rio negro e solimões, formando uma ligação importante, podendo ser explorado futuramente para desenvolvimento da região. Criado pela Lei estadual nº 96 de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do ex-distrito de Maraã, do município de Tefé, compreendendo o subdistrito de Igualdade, e com sede em Vila Bitencourt, elevada então à categoria de cidade. Neste local, todavia, além das dependências ocupadas pelo 3º Pelotão de Fronteiras do Exército, quase nada mais existia. O governo municipal funcionava bem mais a jusante, na Vila de Acanauí e mais tarde, em 1976 se mudou para o local atual, a cidade de Japurá - denominada de "Limoeiro" pelos habitantes locais.
Defronte à foz do rio Apapóris, afluente do Japurá, cerca de 2 Km da Vila Bitencourt, está situado um marco divisório dos limites do Brasil com a Colômbia, inaugurado a 29 de setembro de 1931. Outro marco há, à margem direita do Japurá, no lugar em que a linha geodésica Tabatinga-Apapóris atravessa a referida margem.
Limites:
• Município de Maraã;
• Município de Fonte Boa;
• Município de Tonantins;
• Município de Santo Antônio do Iça;
• República da Colômbia;
• Município de São Gabriel da Cachoeira;
• Município de Santa Isabel do Rio Negro.

O município está localizado a uma latitude 01º49'34" sul e a uma longitude 66º35'56" oeste, estando a uma altitude de 50 metros.
Possui aproximadamente 7.289 mil habitantes.
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 100 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 53.867 Km²

Temperatura Média: 27º C

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Japurá e a Capital do Estado, 1.050 Km.
• Por via fluvial entre Japurá e a Capital do Estado, 1.198 Km.

Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus.
Via fluvial : O Japurá, principal via de acesso ao município a que empresta o nome, foi dos primeiros rios amazonenses a ser navegado. Consta que em 1755 o ouvidor Ribeiro Sampaio em "visita de correição das povoações", subiu o rio Japurá visitando as povoações de Santo Antônio e São Matias. Para se chegar até o Município de Japurá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

O município de Japurá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,06 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 16 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde 14 atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,4 salários mínimos.

Sendo o município pólo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

• Setor Secundário
- Indústria: olaria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviços: supermercado e hotéis.

JURUÁ
Localização
O vocábulo Juruá vem de Iuruá, que significa em guarani rio de boca larga. A denominação do município provem do rio de igual nome, que corta o município de um extremo a outro na direção Sul-Norte. A história do município prende-se à de Tefé e de Carauari. Em fins do século XVII é fundada a aldeia de Tefé, que após a expulsão dos espanhóis e consolidação definitiva do domínio português sobre a região, transforma-se em sede de um município de 500.000 km².
Juruá foi instalado em 31 de janeiro de 1956, era constituído de um só distrito, ainda não havia sido criado o termo judiciário.
Limites:
• Município de Uarini;
• Município de Alvarães;
• Município de Carauari;
• Município de Jutaí;
• Município de Fonte Boa.

Possui aproximadamente uma população de 10.802 habitantes.

A 03º 28’ 26” latitude Sul e 66º 04’ 01” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 2º Sub-Região – Região do Triangulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 55 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 19.710 Km²

Temperatura Média: 23,5º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Juruá e a Capital do Estado, 672 Km.
• Por via fluvial entre Juruá e a Capital do Estado, 1.198 Km por via fluvial.

Acesso por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Juruá.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Juruá,Para se chegar até o Município de Juruá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Juruá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,72 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 30 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,3 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

• Setor Secundário:
- Indústria: olaria.
• Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.

 JUTAÍ
Localização
Situado a margem direita do rio Solimões, o município de Jutaí foi criado pela Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do município de Fonte Boa. O município foi instalado a 11 de abril de 1956 e o primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador foi Osvaldo Arantes. Os principais acidentes geográficos são os rios Jutaí, Mutum e Biá. As riquezas naturais são a seringueira (Hevea brasiliensis) e madeiras de boa qualidade, como cedro, jacareuba e peixes de várias espécies e animais silvestres.
O rio Jutaí, de cujo nome se originou o do município, até 1875, não havia despertado interesse. Só naquele ano é que Pimenta Bueno, gerente da Companhia de Navegação do Amazonas determinou que C. Barrington Brown fizesse o reconhecimento. O curso do Jutaí tem cerca de 1200 Km de extensão e corta o município de um extremo a outro, na direção sudoeste-nordeste. É afluente da margem direita do Solimões. Habitavam primordialmente a região os índios Catuquinas, Marauás, Ariaceus e outros. O povoamento da região do Jutaí só se iniciou nas últimas décadas do século XIX. Também aí, os nordestinos - cearenses, piauienses, paraibanos e potiguaras, foram os pioneiros do povoamento, atraídos pela "aventura da Borracha" e impelidos ao êxodo de suas terras pelo trágico fenômeno das secas.
Limites:
• Município de Fonte Boa;
• Município de Juruá;
• Município de Carauari;
• Município de Itamarati;
• Município de Eirunepé
• Município de Benjamim Constant;
• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Amaturá;
• Município de Santo Antônio do Iça
• Município de Tonantins.
Possui aproximadamente uma população de 17.992 habitantes.
A 02º 44’ 32” latitude Sul e 66º 46’ 06”longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 70 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 68.881 Km²

Temperatura Média: 26,9º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Jutaí e a Capital do Estado, 500 Km.
• Por via fluvial entre Jutaí e a Capital do Estado, 1.072 Km.

Acesso Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Jutaí.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Jutaí, a margem direita do Solimões, entre os rio javari e Içá. Para se chegar até o Município de Jutaí, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Jutaí é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,02 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 59 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 0,5 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

•SetorSecundário
-Indústrias:olaria,padarias,marcenarias.
•SetorTerciário
-Comércio:varejista.
- Serviços: oficinas, cabeleireiros, costureiras e restaurantes

LIMOEIRO
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 01º 52’ 40” S e a uma longitude 66º 59’ 38” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Japurá, próximo aos rios Mapari e Puruê.
Limites:
Japurá;
Maraã.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.131 km.
• Por via fluvial entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.279 km.
O Japurá, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,51 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

MARAÃ
Localização
O município de Maraã é banhado pelo caudaloso rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro. As origens do município se prendem às de Tefé, aldeia fundada no final do século XVII. O município foi criado pela Lei nº 96, de 19 de dezembro de 1955, quando o distrito de Maraã - que integrava o município de Tefé - foi dividido em dois novos municípios : Maraã e Japurá, criados pela mesma lei.
O município foi instalado em 7 de maio de 1956, sendo seu primeiro prefeito nomeado Atlântico Alves da Mota. O local determinado para a instalação da sede municipal, onde hoje está localizada, pertencia na época a proprietários particulares, os quais não abriam mão da referida área sem o devido ressarcimento pelo estado, das benfeitorias existentes. Razão pela qual a sede municipal foi instalada provisioriamente no ano de 1956 na localidade de Jacitara.
Posteriormente, o governo do Estado e a família Solart efetivaram a transação e instalou-se em definitivo a sede do município de Maraã dia 25 de março de 1969, sob a administração de Benedito Gonçalves Ramos, prefeito municipal da época.
A denominação "Maraã" vem do igarapé do mesmo nome, próximo a cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. Festa de destaque é a do Boto - semelhante a dos Bumbás - com danças e desfiles de alegorias.
Limites:
• Município de Santa Isabel do Rio Negro;
• Município de Barcelos;
• Município de Coari;
• Município de Tefé;
• Município de Alvarães;
• Município de Uarini;
• Município de Fonte Boa;
• Município de Japurá.

Possui aproximadamente uma população de 17.528 habitantes.
A 01º 50’ 02” latitude Sul e 66º 36’ 25” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá

Altitude: 60 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 17.701 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Maraã e a Capital do Estado, 892 Km.
• Por via fluvial entre Maraã e a Capital do Estado, 920 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Maraã.
Via fluvial : A cidade está localizada acima do rio Japurá, Para se chegar até o Município de Maraã, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Maraã é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,95 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 63 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.
• Setor Secundário
- Indústrias: olaria, serraria, padaria, fábrica de gelo, frigorífico e estaleiros.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: mercado, agência bancária e hotel.

MURITUBA
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 03º 51’ 46” S e a uma longitude 62º 28’ 54” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Solimões.

Limites:
Codajás;
Juçara;
coari.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Murituba e a Capital do Estado, 1.158 km.
• Por via fluvial entre Murituba e a Capital do Estado, 1.306 km.
O Solimões, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,09 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

PALMEIRAS

Localização
Localizada a margem esquerda do rio Javari, fazendo fronteira com o rio Curuçá.
Limites
• Estirão do Equador
• Atalaia do Norte
• República do Peru
A 05º 08’ 13” latitude Sul e 72º 48’ 40” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 3º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 90 m acima do nível do mar.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta, entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.649 km.
• Por via fluvial entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.677 km.

A cidade está localizada a margem esquerda do rio Javari. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,07 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.

SANTA RITA DO WELL

Localização
Localizada a margem direita do rio Jandiatuba, na foz do rio Solimões.
Limites
• São Paulo de Olivença
• Belem do Solimões
• Feojoal
A 03° 33’ 30,7” latitude Sul e 69° 21’ 4,5” longitude Oeste de Grenwich.
Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta, entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.676 km.
• Por via fluvial entre Atalaia do Norte e a capital do estado, 1.704 km.
A cidade está localizada a margem direita do rio Jandiatuba. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,25 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.

SANTO ANTONIO DO IÇÁ
Localização
A história e a vida do município estão estreitamente ligadas ao rio Iça, que banha as suas terras. Com grande número de afluentes que convergem para o seu leito e grande quantidade de igarapés que concorrem para engrossar-lhe a caudal.
O baixo Iça, tem suas águas represadas pelas do Solimões, alargando assim o seu leito com águas remansadas, é ornado de lagos em umas e outras margens. Muitas ilhas enfeitam-lhe a paisagem.
Instalado em 03.03.1956. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 5.449, há o seu enquadramento como ″Área de Segurança Nacional″.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, o município de Santo Antônio do Iça, até então constituído do distrito Sede e do distrito de Tonantins, perde este último, que passa a condição de município autônomo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites
• Município de Jutaí;
• Município de Amaturá;
• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Tabatinga;
• República da Colômbia;
• Município de Japurá;
• Município de Tonantins.
Possui aproximadamente uma população de 24.481 habitantes.
A 03º 06’ 16” latitude Sul e 67º 56’ 14” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 70 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 12.038 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Santo Antônio do iça e a Capital do Estado, 888 Km.
• Por via fluvial entre Santo Antônio do Iça e a Capital do Estado, 1.199 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Santo Antonio do Içá.
Via fluvial : A cidade está localizada abaixo do rio Japurá, Para se chegar até o Município de Santo Antonio do Içá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Santo Antonio do Içá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,83 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.
O município possui uma rede de 39 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: olaria, serraria e padarias.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviços: hotel, hospedaria, agência bancaria e oficina de consertos diversos.


SÃO PAULO DE OLIVENÇA
Localização
Situada à margem esquerda do rio Solimões, foi palco de inúmeras e verdadeiras epopeias de ocupação, dada nacional e/ou estrangeira.
Pela emenda constitucional nº 12, de 10-02-1981 (Art. 2º disposições gerais Transitórias), delimitado pelo decreto estadual nº 6158, 25-02-1982, desmembra do município de São Paulo de Olivença o distrito de Amaturá. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:

• Município de Amaturá;
• Município de Jutaí;
• Município de Benjamim Constant;
• Município de Tabatinga;
• Município de Santo Antônio do Iça;
Possui aproximadamente uma população de 31.422 habitantes.
A 03º 27’ 16” latitude Sul e 68º 56’ 31” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 96,42 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 19.761 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre São Paulo de Olivença e a Capital do Estado, 988 Km.
• Por via fluvial entre São Paulo de Olivença e a Capital do Estado, 1.235 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / São Paulo de Olivença.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões, entre os rios Içá e Javari. Para se chegar até o Município de São Paulo de Olivença, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de São Paulo de Olivença é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,42 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por dois alimentadores.
O município possui uma rede de 35 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 0,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
 
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo, que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: serraria, padarias e olarias.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotel.



TABATINGA
Localização
Localizada junto à foz do rio Solimões, Tabatinga está ao extremo do amazonas, onde faz fronteira com Peru e Colômbia. Derivada de uma palavra de origem indígena que no Tupi significa "barro branco" de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios, e, no Tupi Guarani quer dizer "casa pequena".
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tabatinga, pela Emenda Constitucional nº 12, de 10-12-1981, (Art. 2º — disposições gerais e transitórias). delimitado pelo decreto estadual nº 6158, de 25-02-1982, desmembrado dos municípios de Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Sede no atual distrito de Tabatinga, de Benjamin Constant. Instalado em 01-02-1983. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:

• Município de São Paulo de Olivença;
• Município de Benjamim Constant;
• República da Colômbia;
• Município de Santo Antônio do Iça.
Possui aproximadamente uma população de 52.272 habitantes.
 A 04º 15’ 27” latitude Sul e 69º 56’ 19” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 65 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 3.199Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Tabatinga e a Capital do Estado, 1.105 Km.
• Por via fluvial entre Tabatinga e a Capital do Estado, 1.607 Km.

Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho. (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota de Manaus / Tabatinga.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem direita do rio solimões, entre os rios Javari e Içá. Para se chegar até o Município de Tabatinga, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Tabatinga é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 8,60 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores.

O município possui uma rede de 270 estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,9 salários mínimos.

Sendo o município polo centralizador do comércio na região.

O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial e aéreo nacional e internacional, que vem de Manaus.
• Setor Secundário
- Indústrias: serraria, padarias e olarias.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis e agências bancárias.

TAMANIQUÁ
Localização
O distrito está localizado a margem esquerda bacia do rio Solimões e Juruá.
Limites:
Fonte Boa;
Jutaí;
Uarini;
Alvarães

Acesso: Via Fluvial

  Distância
• Em linha reta entre Tamaniquá e a Capital do Estado, 584 Km.
• Por via fluvial entre Tamaniquá e a Capital do Estado, 930 milhas.

Via fluvial : O Solimões, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o Município de Alterosa, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
TEFÉ
Localização
O município está situado na Planície Amazônica, na região do Médio Solimões, à 525 km da Capital Manaus. Possui aproximadamente 65,399 mil habitantes, distribuídos em uma área de 23.808 Km². Situa-se à margem direita do Rio Solimões e faz divisa com os Municípios de Alvarães a noroeste, Maraã a nordeste, Carauari a sudoeste, Coari a Leste e Tapauá a sul. Suas coordenadas geográficas são: Latitude: 03° 21’ 16.0” Longitude: 64° 40’ 13.0”
Acessos
Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus – Tefé. São 1 hora e meia com vôo direto de Manaus.
Via fluvial : Para se chegar até o Município de Tefé, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato que, diferente de uma embarcação via Recreio onde você leva três (03) dias para chegar à Tefé a viagem dura apenas 12 horas.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Tefé é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 9 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por quatro alimentadores. O município possui uma vasta rede de estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, sendo o município pólo centralizador do comércio na região. Na cidade encontram-se supermercados, farmácias, empresas provedoras de internet, loja de departamentos, auto peças, Concessionária Honda.

O fornecimento de bens e produtos é dependente do transporte fluvial que vem de Manaus. Desta forma, pode haver escassez de alguns produtos em determinadas épocas.

 TONANTINS
Localização
Localizada a margem do rio Solimões. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Limites:

• Município de Fonte Boa;
• Município de Jutaí;
• Município de Santo Antônio do Iça;
• Município de Japurá.
Possui aproximadamente uma população de 17.079 habitantes.
A 02º 53’ 16” latitude Sul e 67º 47’ 39” longitude Oeste de Grenwich.
Localização: 1º Sub-Região – Região do Alto Solimões

Altitude: 40 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 5.349 Km²

Temperatura Média: 25º C

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Tonantins e a Capital do Estado, 867 Km.
• Por via fluvial entre Tonantins e a Capital do Estado, 1.109 Km.
• Por via terrestre entre Novo Airão e a Capital do Estado, 180 Km. (5h)
 A cidade está localizada acima do rio Solimões, entre os rios Japurá e Içá. Para se chegar até o Município de Tonantins, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Tonantins é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,15 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 24 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,4 salários mínimos. Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transportes fluvial que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: padarias, estaleiro, olaria e serraria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviço:

UARINI
Localização
Localizada a margem esquerda do rio Solimões. Em fins de 1981, Tefé apresentava uma estrutura administrativa em que estavam previstos 5 subdistritos: Tefé, Caiambé, Alvarães, Jarauá, Uarini. Pelos novos desmembramentos determinados pela Emenda Constitucional nº 12 de 10.12.1981, o subdistrito de Uarini passou a constituir município autônomo.
Limites:
• Município de Alvarães;
• Município de Juruá;
• Município de Fonte Boa;
• Município de Maraã.
Possui aproximadamente uma população de 11.891 habitantes.
A 02º 59’ 10” latitude Sul e 65º 09’ 28” longitude Oeste de Grenwich.

Localização: 2º Sub-Região – Região do Triângulo Jutaí – Solmões - Juruá

Altitude: 50 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 9.850 Km²

Temperatura Média: 28º C

Acesso: Via Aérea e Fluvial

Distância

• Em linha reta entre Uarini e a Capital do Estado, 560 Km.
• Por via fluvial entre Uarini e a Capital do Estado, 727 Km.

Acessos
Por avião: O percurso se dá a partir do Aeroclube de Manaus ou do Aeroporto Eduardinho (ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Atualmente algumas empresas fazem a rota Manaus / Uarini.
Via fluvial : A cidade está localizada a margem esquerda do rio Solimões, entre os rios Juruá e Içá. Para se chegar até o Município de Ipixuna, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O município de Uarini é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,94 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.
O município possui uma rede de 41 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, onde todos atuam diretamente. O salário médio gira em torno de 1,0 salários mínimos. Sendo o município polo centralizador do comércio na região.
O fornecimento de bens e produtos é dependente dos transporte aereo que vem de Manaus.

• Setor Secundário
- Indústrias: olaria, panificadoras, marcenarias, movelarias e metalúrgicas.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.

VILA BITENCOURT
Localização
O distrito está localizado a uma latitude 01º 23’ 29” S e a uma longitude 69º 25’ 27” W de Grenwich. Ponto logístico estratégico, situado na margem direita do rio Japurá, próximo aos rios Puruê e Traíra.
Limites:
Japurá;
Limoeiro;
Divisa com a Colômbia.

Acesso: Via Fluvial

Distância
• Em linha reta entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.266 km.
• Por via fluvial entre Limoeiro e a Capital do Estado, 1.414 km.
O Japurá, principal via de acesso ao distrito. Para se chegar até o distrito, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.
Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,12 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.