segunda-feira, 23 de junho de 2014

mais um pouco do interior do Amazonas - parte 3



O Distrito de Pedras é integrante do município de Barreirinha, em conjunto com Barreirinha, Ariaú, Cametá e Freguesia do Andirá.
Localizado à margem direita do Paraná do Ramos, em região dos Lagos, o Distrito de Pedras abrange seis núcleos de comunidades.

Nas últimas décadas, o distrito foi contemplado com serviços e obras relevantes para seu desenvolvimento – serviço autônomo de água e esgoto (SAAE); serviço de comunicação Oi Telecomunicações; construção de uma rampa para embarque e desembarque de produtos e passageiros; ampliação do posto de saúde; construção de escolas – municipal de estadual.

Possui aproximadamente uma população de 2000 habitantes.

a)  Limites:
• Distrito de Terra Preta do Limão;
• Distrito de Cametá do Ramos.

b)   Localização: 9º Sub-Região – Região do Baixo Amazonas
Com 2° 47' 48'' Latitude Sul e 57° 16' 47'' Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 40 m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 33º C

e)  Acesso:
Via fluvial : Para se chegar até Vila de Pedras, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato

f)   Distância
• Em linha reta entre Pedras e a Capital do Amazonas, 304 Km.
• Por via fluvial entre Pedras e a Capital do Amazonas, 576 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
O distrito de Pedras é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,236 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

Na área econômica, os moradores exploram as seguintes atividades: pesca, extrativismo, agricultura e pecuária. O comércio possui açougues e pequenos estabelecimentos comerciais com diferentes produtos, portanto, a fonte de renda do distrito é considerada regular e em constante crescimento.

A Petrobras estará nesta região para fazer um estudo para saber se o local possui petróleo e gás natural e outros minerais.

Boa Vista do Ramos é um município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Parintins.
A história de Boa Vista do Ramos encontra-se ligada à história do município de Maués.
EM 1798, foi fundada a Aldeia de Lusea. Em meados do Século XIX, vários conflitos ocorreram na região, entre brancos e povos indígenas, sendo efetiva também a participação de cabanos, oriundos da Cabanagem.
Quando a Província do Amazonas é criada, em 1850, Lusea torna-se um dos quatorze municípios existentes na província. Seu nome é alterado, em 1892, para Maués, tornando-se sede da Comarca em 1895. Em 10 de dezembro de 1981, através da Emenda Constitucional nº 12, o povoado de Boa Vista do Ramos, além de outros territórios pertencentes à Maués e áreas adjacentes dos municípios de Barreirinha e Urucurituba, passam a constituir o novo município de Boa Vista do Ramos.
Possui área de 2.586,846 km2 e aproximadamente uma população de 16.820 habitantes.

Já a Vila de Cametá está localizada na margem direita do Paraná do Ramos, na região dos Lagos, estando aproximadamente a 38 quilômetros em linha reta de Barreirinha e 40 quilômetros indo pelo Paraná do Ramos.

Cametá possui uma população aproximada de 1.179 habitantes.

a)  Limites
• Municipio de Barreirinha
• Municipio de Maués
Município de Itacoatiara
Município de Urucurituba

b)  Localização: 9º Sub-Região – Região do Baixo Amazonas 
Boa vista do Ramos: 2° 58′ 18″ Latitude Sul, e 57° 35′ 12″ Longitude Oeste de Grenwich.

Cametá: 02º 50’ 28” Latitude Sul, e 57º 25’ 04” Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 32 m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 27°C.

e)  Acesso
Via fluvial : Para se chegar até Boa vista do Ramos e Cametá, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial dispõe dois (02) meios de locomoção, o tradicional "Barco Recreio" e Lanchas a Jato.

f)   Distância
• Em linha reta entre Boa Vista do Ramos e a Capital do Amazonas, 271 Km.
• Por via fluvial entre Boa Vista do Ramos e a Capital do Amazonas, 622 Km.
• Em linha reta entre Cametá e a Capital do Amazonas, 279 Km.
• Por via fluvial entre Boa Vista do Ramos e a Capital do Amazonas, 593 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Boa Vista do Ramos é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1.802 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

Cametá é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,220 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

Boa vista do Ramos tem IDH-M de 0,565 considerado baixo segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 2.842,01, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE. 
A economia é diversificada, conforme abaixo:
• Setor Primário
- Agricultura: na estrutura econômica do município, o setor agrícola é o mais importante, tendo como principais produtos a mandioca, milho, melancia, feijão e arroz (cultura temporária), guaraná, banana, laranja, limão e café (cultura permanente). O principal produto agrícola é a mandioca.
- Pecuária: o criatório no município consiste no desenvolvimento de espécies como: bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos.
- Pesca: não é organizada nem controlada, portanto, não existe registro e nem qualquer estrutura para guardar, e conservar o peixe, para ser consumido na entre-safra.
- Avicultura: caracterizada como atividade tipicamente doméstica, voltada para o consumo alimentar das famílias, a avicultura volta-se principalmente para o criatório de galinhas e frangos.
- Extrativismo Vegetal: entre os produtores extrativos tradicionais destacam-se a madeira em toras, camaru, juta, malva e castanha-do-pará, observando-se que esses produtos não são manifestados no município, numa patente evasão de divisas financeiras. Podemos destacar ainda as frutas regionais tais como: pupunha, tucumã, açaí, bacaba, patauá e maracujá do mato.
- Hortifruticultura: esta atividade é explorada através do cultivo de verduras, legumes e frutas, que surgem de acordo com a respectiva época do ano, como o tomate, maxixe, pimentão, cebolinha, couve, feijão, pepino, batata-doce, cará, jerimum, laranja, limão, cupuaçu, tangerina, abacate, manga, abacaxi, goiaba, etc.
• Setor Secundário
- Indústria: serraria e padaria.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista, dos mais diversificados produtos, que vão desde gêneros alimentícios até material de construção, incluindo medicamentos em geral etc.
- Serviço: em termos de prestação de serviços existem, carpinteiro, costureira, pintor de paredes, mestre de obras, construtor e etc.

Maués é um município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Parintins, a cidade é reconhecida nacionalmente por possuir uma das maiores expectativas de vida do país.
Na margem direita do Rio Maués-Açu foi fundada, em 1798, por Luiz Pereira da Cruz e José Rodrigues Preto, à distância de 268 km, em linha reta, e 356 km, pela via fluvial, de Manaus, e são datas festivas municipais em homenagem à São Sebastião (10 a 20 de janeiro), ao Divino Espírito Santo (22 a 30 de maio), à São Pedro (27 a 30 de junho), à padroeira Nossa Senhora da Conceição (01 a 8 de dezembro), assim como a Festa do Carnaval Popular (21 a 24 de fevereiro), do aniversário do município (26 a 27 de junho), da Ilha de Vera Cruz (23 a 25 de julho), do Verão (de 05 a 7 de setembro), da Feira Industrial (06 a 8 de novembro), e do Guaraná (em novembro).
Maués, conhecida como a Terra do Guaraná, é o município brasileiro com a maior produção individual do produto. É daqui que sai boa parte da matéria-prima da empresa de refrigerantes Ambev.
O cultivo do guaraná é uma prática antiga na região, iniciada pelos próprios índios Satere-Mawé, que dão nome à cidade. Um dos seus atrativos turísticos, inclusive, é a visitação à fazenda Santa Helena, de propriedade da Ambev, onde é exibido o seu processo de cultivo,  extração e beneficiamento. Além disso, em novembro, é realizada a tradicional Festa do Guaraná. Com duração de três dias, a principal atração é a encenação da lenda indígena que conta a origem do fruto.
Possui área de 39.988,394 km2 e aproximadamente uma população de 57.663 habitantes.

a)  Limites
• Municipio de Apuí;
• Municipio de Borba;
• Municipio de Nova Olinda do Norte;
• Municipio de Itacoatiara;
• Municipio de Urucurituba;
• Municipio de Boa Vista do Ramos;
• Municipio de Barreirinha
• Estado do Pará e seus municípios: Jacareacanga, Itaituba, Aveiro, Juruti.

b)  Localização: 8º Sub-Região – Região do Médio Amazonas   
Com 3° 23′ 44″ Latitude Sul, e 57° 42′ 58″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 20 m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 28°C.

e)  Acesso: Via Aérea, Terrestre e Fluvial
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio".
Por via Terrestre, pegar Ônibus até Itacoatiara, viajar por 4 horas e depois lancha rápida até Maués por mais 5 horas.
Por via aérea, existem voos de segunda a sexta direto para a localidade.
f)   Distância
• Em linha reta entre Maués e a Capital do Amazonas, 276 Km.
• Por via fluvial entre Maués e a Capital do Amazonas, 698 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
Maués é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 6.455 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por três alimentadores.

Mais de 85% (Oitenta e cinco) por cento de cidadãos de Maués são alfabetizados, tem IDH-M de 0,588 considerado baixo segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 4.568,98, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE. 
Maués também é bastante conhecida no Amazonas por suas belíssimas praias (disputa posições, nesse quesito, com Barcelos e São Gabriel da Cachoeira). Durante a vazante do rio Maués-Açu, entre setembro e fevereiro, diversas praias de areia branca surgem ao redor da cidade.
A cidade valoriza muito esse atrativo natural e, assim, conta com uma boa infra-estrutura montada de frente para o rio, como calçadão, bares e hotéis. Muitos dizem que a sensação é de se estar em uma cidade litorânea, tamanha a beleza das praias e a atenção que elas recebem por parte da população.
A economia é diversificada, conforme abaixo:
• Setor Primário
- Pecuária: exerce predomínio no setor, cabendo a liderança aos bovinos, a seguir os suínos. A produção de carne e leite destina-se ao consumo local e à exportação para outros municípios, notadamente Manaus.
- Agricultura: para a formação do setor destacam-se as culturas temporárias: mandioca, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, juta, malta, melancia, milho, tomate e mais as permanentes: guaraná, abacate, banana, limão e tangerina.
- Pesca: o município destaca-se como um dos grandes centros produtores de pescado, tanto para o consumo local, como para a exportação. O principal entreposto de comercialização é o porto do mercado.
- Avicultura: a criação de galinhas, perus, patos e marrecos são essencialmente domésticos.
- Extrativismo Vegetal: o extrativismo gira em torno da exploração de madeira, castanha, óleo de copaíba e essência de pau-rosa, borracha e cumaru.
• Setor Secundário
- Indústrias: usina de extração e essências de pau-rosa, serrarias, beneficiamento de guaraná, fábrica de gelo, movelarias, panificadoras e olaria.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis, consultórios médicos, odontológicos, protéticos, oculistas, contadores, relojoeiros, consertos de carros, motos e barcos, cabeleireiros, fotógrafos, borracharia, ourivesaria e oficina de refrigeração.


Parintins é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, próximo a divisa com o estado do Pará, Região Norte do país. Está situado na mesorregião do Centro Amazonense e microrregião de mesmo nome e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 369 quilômetros.
As primeiras viagens exploratórias da Coroa Portuguesa em Parintins foram registradas somente em 1796. Assim como as demais localidades da Amazônia, a região era habitada por diversas etnias indígenas, entre eles os Tupinambás, que deram origem ao nome da ilha em que se encontra o município, a ilha Tupinambarana. O primeiro nome recebido por Parintins, já na categoria de Freguesia, foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, em 1833. O nome da Freguesia só foi alterado em 1880, quando a sede passou a chamar-se "Parintins", em homenagem aos povos indígenas Parintintins, um dos inúmeros que habitavam a região.
O município é conhecido principalmente por sediar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina. Localiza-se à margem direita do rio Amazonas e tem como padroeira Nossa Senhora do Carmo. A vegetação, típica da região amazônica, é formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra. A principal forma de transporte entre Parintins e os demais municípios é o fluvial, além do aéreo.
Possui área de 5.952,333 km2 e aproximadamente uma população de 103.128 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de Urucurituba;
·         Municipio de Nhamundá;
·         Municipios de Terra Santa e Juruti (PA);
·         Municipios de Barreirinha
b)  Localização: Sub-região – Região do baixo Amazonas
Com 2° 37′ 59″ Latitude Sul, e 56° 44′ 26″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 50m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26°C

e)  Acesso:
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio".
Por via aérea, existem voos diários direto para a localidade. O ponto de partida para se chegar a Parintins deve ser Manaus, Santarém (a mais próxima) ou Belém do Pará.
f)   Distância
• Em linha reta entre Parintins e a Capital do Amazonas, 369 Km.
• Por via fluvial entre Parintins e a Capital do Amazonas, 420 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
Parintins é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 16,176 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por cinco alimentadores.

Mais de 90% de cidadãos de Parintins são alfabetizados, tem IDH-M de 0,658, considerado médio segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 6.619,57, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE. 
Parintins tem como característica as residências com grandes quintais. Na parte central da cidade há uma predominância de residências em alvenaria, e nos bairros, predominam as casas de madeira. Nos últimos anos o êxodo rural vem ocasionando ocupações, notadamente na área sudoeste da cidade.
Na zona rural, as habitações, em geral, são pequenas, feitas com madeira e cobertas com palha ou brasilit, sendo também encontradas algumas casas totalmente de palha.
Para a coleta de esgotos sanitários (águas negras) são utilizados sumidouros, fossas sépticas e privadas higiênicas, fruto de um trabalho realizado pela unidade de saneamento da prefeitura que promove a doação de materiais para a população de baixa renda. Existem 1.720m de rede de captação de águas pluviais na área do centro da cidade.
O abastecimento de água de Parintins é realizado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE. A captação é efetuada em mananciais subterrâneos através de poços artesianos com média de 80 metros de profundidade.
A economia é diversificada, conforme abaixo:
·         Setor primário
Juntamente com a pecuária, completa a formação econômica do setor primário. É representada pelas culturas temporárias: abacaxi, juta, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, mandioca, macaxeira, maracujá, maracujá do mato, melancia, soja (orgânica) melão e milho. Culturas permanentes: abacate, banana, cacau café, caju, coco, laranja, limão, guaraná e tangerina.

É atividade de maior peso no setor primário. Compreende principalmente a criação de bovinos, vindo a seguir a criação de suínos. A produção de carne e leite destina-se ao consumo local e à exportação para outros municípios. A economia é praticamente fundamentada neste setor. Parintins tem o maior rebanho bovino e bubalino do Estado, tendo aproximadamente 150 mil bovinos e 50 mil bubalinos.

Desponta como um dos principais entrepostos de pesca no Amazonas, tanto para o consumo local como exportação para outros municípios. A avicultura está voltada para o criatório em moldes domésticos, sendo representada principalmente pela criação de galinhas, seguida de perus, patos, marrecos e gansos. O extrativismo vegetal é pouco representativo na formação do setor primário, mas destaca-se a exploração de borracha, cumaru, gomas não elásticas, madeira, óleo de copaíba e puxuri.

·         Setor secundário

O setor secundário é composto basicamente por micro e pequenas empresas geralmente voltadas para o aproveitamento de produtos naturais tais como:
Indústria madeireira - Beneficiamento de madeiras para a exportação e confecção de móveis e esquadrias.
Indústria alimentícia - fabricação de doces e compotas regionais, sorvetes embutidos, laticínios, produção de soja e cana de açúcar.
Indústria oleira - Fabricação de tijolos, telhas e artesanatos de cerâmica.
Indústria química - Produção de óleos e essências vegetais como pau-rosa, cumaru, óleo de copaíba e andiroba.
Indústria do vestuário - Confecção de roupas em geral.
Indústria gráfica - Produção de impressos em geral.
Indústria naval - Construção de embarcações diversas e reparos em máquinas marítimas.
·         Setor terciário
Parintins conta hoje com mais de 1500 estabelecimentos comerciais, varejistas e atacadistas dos mais diversificados produtos. Na prestação de Serviços destacam-se cabeleireiros, oficinas mecânicas, eletrônicas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, clínicas médicas, clínicas odontológicas, contabilistas, entre outros. Neste setor encontram-se grande parte da população devido da escassez de emprego na cidade. A mão-de-obra formal é constituída praticamente pelos funcionários públicos (Federal, Estadual e Municipal) e empregados no comércio local.


Barcelos é um município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Norte Amazonense e Microrregião de Rio Negro, é uma cidade histórica, tendo sido a primeira capital da província do Amazonas antes da sede administrativa ser transferida para Manaus.
Situa-se à margem direita do rio Negro. Sua área, que é de 122.476 km², faz do município o maior do estado do Amazonas em área territorial, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira, no estado do Pará. Também integra a lista dos maiores municípios do mundo em área territorial. A área representa 7.7973 % do Estado, 3.1784 % da Região e 1.4415 % de todo o território brasileiro.
Barcelos possui um bom potencial turístico. Uma cidade cercada de águas, um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca desportiva.
O Festival do Peixe Ornamental foi instituído na cidade em 1994, e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espectáculos.
Barcelos possui a maior concentração de peixes tucunarés de toda a Amazônia. O maior peixe tucunaré já pescado na história foi em Barcelos, com 12,445 kg. A pesca desportiva é muito valorizada pelos seus habitantes e ecologicamente correta.
Possui área de 5.952,333 km2 e aproximadamente uma população de 103.128 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de Santa Isabel do Rio Negro;
·         Venezuela;
·         Municipios de Iracema e Caracaraí (RR);
·         Municipio de Rorainópolis (RR);
·         Municipios de Novo Airão, Codajás e Maraã
b)  Localização: 6ª Sub-Região – Região do Alto Rio Negro
Com 00° 58′ 01″ Latitude Sul, e 62° 56′ 01″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 47m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26,3°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio". . Duas vezes por semana, barcos tipo recreio fazem a ligação Barcelos-Manaus-Barcelos, transportando passageiros e cargas.
Por via aérea, a cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte. Atualmente possui vôos aos domingos e quartas.
f)   Distância
     Em linha reta entre Barcelos e a Capital do Amazonas, 399 Km.
     Por via fluvial entre Barcelos e a Capital do Amazonas, 454 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
Barcelos é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2,436 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por três alimentadores.

56,7% de cidadãos adultos de Barcelos são alfabetizados, tem IDH-M de 0,500, considerado baixo segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 3.058,53, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE.
A economia é diversificada, conforme abaixo:
• Setor Primário:
- Agricultura: também tem participação restrita na formação do setor. Apenas uma parcela insignificante da extensão territorial do município, está voltado para o cultivo da mandioca em primeiro lugar, vindo a seguir abacaxi, abacate, limão e tomate.
- Pecuária: o município não tem tradição no criatório de animais, razão pela qual o plantel reduzido de bovinos e suínos não concorre para a formação econômica do setor.
- Pesca: prática artesanal, direcionada para o consumo das famílias, tem importância econômica na formação do setor. Destaca-se o pirarucu, jaraqui, tucunaré, peixe-boi, piraíba, jacarés, tartarugas e ariranhas.
- Extrativismo Vegetal: atividades econômicas de maior representatividade no setor primário, onde se destacam as explorações de sorva, borracha, piaçava, madeira, castanha e gomas não elásticas.

• Setor Secundário:
- Indústria: fábrica de palmito, estaleiros, serrarias e olaria.

• Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: agências bancárias.
 
São Gabriel da Cachoeira é um município do interior do estado do Amazonas, no Brasil. Situado no extremo noroeste do Brasil, é um dos municípios fronteiriços do país, fazendo divisa com dois países sul-americanos. É distante 852 quilômetros de Manaus, capital do estado, e está às margens da Bacia do Rio Negro. Boa parte do seu território é abrangido pelo Parque Nacional do Pico da Neblina, além das terras indígenas de Alto Rio Negro, Médio Rio Negro I, II e III e Rio Tea. O município é considerado um ponto estratégico pelo país. No município, nove entre dez habitantes são indígenas, sendo o município com maior predominância de indígenas no Brasil.
O município também é conhecido como "Cabeça do Cachorro", por seu território ter forma semelhante à da cabeça desse animal. Sua área é de 109 185 quilômetros quadrados, representando 6,9512% do território estadual, 2,8335% do território da Região Norte do Brasil e 1,2851% do território brasileiro.
Com suas praias de areia branca rodeadas por serras e morros, São Gabriel é chamada pelos locais de o "Rio de Janeiro Amazônico". E há vários locais onde é possível comprovar tal beleza.
Entre setembro e janeiro, por exemplo, uma extensa faixa de areia branca, que pode atingir até 500 metros, surge bem em frente à cidade e torna-se  o lugar perfeito para relaxar e banhar-se nas águas do Rio Negro
Possui área de 109.184,896 km2 e aproximadamente uma população de 41.575 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de Santa Isabel do Rio Negro;
·         Venezuela;
·         Municipio de Japurá;
·         Colômbia
b)  Localização: 6ª Sub-Região – Região do Alto Rio Negro
Com 00° 07′ 48″ Latitude Sul, e 67° 05′ 20″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 90m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26,4°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio"ou lanchas rápidas, disponíveis uma vez por semana.
Por via aérea, a cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte. Atualmente possui vôos às terças, quintas e domigo.
f)   Distância
     Em linha reta entre São Gabriel da Cachoeira e a Capital do Amazonas, 850 Km.
     Por via fluvial entre São Gabriel da Cachoeira e a Capital do Amazonas, 1.001 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
São Gabriel da Cachoeira é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 5,206 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

76,8% de cidadãos adultos de São Gabriel da Cachoeira são alfabetizados, tem IDH-M de 0,609, considerado médio segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 4.607,99, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE.

Cerca de 90% dos habitantes de São Gabriel são indígenas, o que confere a ela o título de cidade mais indígena do Brasil. As mais de 20 etnias diferentes que vivem no município exercem uma influência tão forte que, além do português, existem mais três idiomas oficiais: nheengatu, tukano e baniwa. Apesar de falarem português, a maior parte dos habitantes conversa nas suas línguas nativas, o que pode ser comprovado facilmente ao andar pelas ruas da cidade.
A economia é diversificada, conforme abaixo:
• Setor Primário
- Agricultura: a mandioca é o principal produto agrícola do município destinado ao fabrico de farinha, base alimentar da população, sobretudo dos índios. Este município também conta com a produção de pupunha (da qual se fabrica uma farinha de excelente qualidade e sabor), além do cupuaçu, açaí, banana e café (este último em pequena quantidade).
- Avicultura: registra-se ainda o criatório de aves domésticas sobretudo, galinhas, frangos e patos destinados ao consumo alimentar das famílias.
- Piscicultura: voltado a criação de tambaqui.
- Pesca: esta atividade ainda não é organizada no município apesar de existir uma associação de pescadores voltada para o consumo local. A Região do rio Negro é carente de pescado, principalmente no período de cheia (enchente) quando é muito difícil o pescado no mercado. Na vazante, entretanto, é possível encontrar algum peixe para o consumo.
- Extrativismo Vegetal e frutas regionais: é grande produtor de piaçava e cipó titica. Existindo também, borracha e frutas como pupunha, cupuaçu, açaí, banana, coco, caju, abacaxi, laranja, melancia, limão e mamão.

• Setor Secundário
- Indústrias: extração de minérios e metalúrgica.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: agências bancarias, hotéis, mercado municipal, matadouro, Receita Federal.

 
Santa Isabel do Rio Negro é um município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Norte Amazonense e Microrregião de Rio Negro, em seu território estão localizados o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, que são os dois pontos culminantes do Brasil.
Situada entre Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro é quase sempre ignorada por aqueles que seguem em direção aos municípios vizinhos mais famosos. Porém, esta pequena e pacata cidade esconde belezas que merecem ser visitadas com atenção por qualquer viajante que estiver cruzando o Rio Negro.
Santa Isabel guarda muitas semelhanças com os seus vizinhos. Como São Gabriel da Cachoeira, a maioria da sua população é indígena e há uma presença muito forte de missionários religiosos, principalmente salesianos. E da mesma forma que Barcelos, a cidade tem se tornado referência para a pesca esportiva, graças à grande concentração de tucunarés.
Possui área de 62.846 km2 e aproximadamente uma população de 19.292 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de São Gabriel da Cachoeira
·         Municipio de Barcelos;
·         Municipio de Maraã;
·         Municipio de Japurá;
·         Venezuela
b)  Localização: 6ª Sub-Região – Região do Alto Rio Negro
Com 00° 25′ 14″ Latitude Sul, e 65° 02′ 07″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 96m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26,7°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio"ou lanchas rápidas, disponíveis uma vez por semana.
Por via aérea, a cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte. Atualmente possui vôos às terças, quintas e domigo.
f)   Distância
     Em linha reta entre Santa Isabel do Rio Negro e a Capital do Amazonas, 620 Km.
     Por via fluvial entre Santa Isabel do Rio Negro e a Capital do Amazonas, 772 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade
Santa Isabel do Rio Negro é atendido de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,197 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

62,78% de cidadãos adultos de São Gabriel da Cachoeira são alfabetizados, tem IDH-M de 0,479, considerado muito baixo segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 3.077,14 com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE.

Santa Isabel do Rio Negro marca o momento exato da transição entre o médio e o alto Rio Negro. Aqui, as primeiras grandes rochas começam a surgir no leito do rio e a homogênea planície verde que vimos até então começa a dar lugar a pequenos morros e serras. No entanto, as fortes corredeiras tão típicas do Alto Rio Negro só começarão a ser vistas muitos quilômetros rio acima. Nesse ponto, as águas escuras ainda mantêm seu ritmo lento, formando um imenso espelho d'água que reflete o céu, a floresta e as formações rochosas ao seu redor,
A economia é diversificada, conforme abaixo:
• Setor Primário
- Agricultura: suporte econômico do setor, absorve a maior parte da mão-de-obra local; com destaque para a mandioca, abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, feijão e milho. E nas culturas permanentes destacam-se abacate, laranja, coco, banana, limão, manga e tangerina ao nível de subsistência.
- Pecuária: não tem representatividade para a formação econômica do setor, registrando-se pequenas criações de bovinos, suínos e bufalinos.
- Pesca e Avicultura: é praticada em moldes artesanais e sua produção é voltada para o consumo familiar. Não incrementa economicamente o setor primário.
- Extrativismo Vegetal: aparece em pequena escala, baseando-se na exploração de gomas não elásticas, aparecendo num plano mais distanciado, a castanha, a piaçaba e borracha.

• Setor Secundário
- Indústrias: usina de beneficiamento de arroz, serrarias, padaria e olaria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviço:

3.1.1.17 – Cucuí
Cucuí é um distrito do município brasileiro de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. Distante aproximadamente 250 km da sede municipal e a 850 km de Manaus, Cucuí situa-se na margem esquerda do Rio Negro, na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e a Venezuela [carece de fontes]. O distrito possui cerca de 2 500 habitantes e está situado na região norte do município . O distrito já abrigou o Forte de São José de Marabitanas, que durante o governo do presidente Floriano Peixoto, abrigou os célebres prisioneiros: Conde de Leopoldina, Marechal José de Almeida Barreto, Dr. José Joaquim Seabra e José do Patrocínio.
Desde 1940, o distrito de Cucuí abriga o 4º Pelotão Especial de Fronteira da Amazônia, que é um importante posto de vigilância do Exército Brasileiro, responsável pelo patrulhamento da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Venezuela.
Cucuí tem 46 militares e diversos indígenas, a maioria da etnia baré, espalhados por mais de 13 aldeias, há menos de dez anos eles eram 6 mil habitantes, mas as dificuldades enfrentadas pela ausência de trabalho e de infraestrutura levaram a maioria da população a se mudar para São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e para Manaus.
Possui aproximadamente uma população de 2.500 habitantes.

a)  Limites
·         Venezuela;
·         Colombia;
·         São Gabriel da Cachoeira
b)  Localização: 6ª Sub-Região – Região do Alto Rio Negro
Com 01° 11′ 40″ Latitude Sul, e 66° 50′ 15″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 150m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26,7°C

e)  Acesso
O acesso até a região pode ser feito pelo Aeroporto de Cucuí, administrado pelo Exército Brasileiro, pelo Rio Negro, e pela rodovia BR-307 que liga o distrito à sede municipal de São Gabriel da Cachoeira.
f)   Distância
     Em linha reta entre Cucuí e a Capital do Amazonas, 850 Km.
     Por via fluvial entre Cucuí e a Capital do Amazonas, 1060 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Cucuí é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,219 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

População predominantemente indígena, com serviços básicos precários, objetivando atender as aldeias locais e residências de familiares dos integrantes do pelotão de fronteira do Exército.

Os serviços encontrados são: Assistência médico-odontológica: prestada pela equipe médica no PEF às famílias militares e, em grande parte, às comunidades indígenas, tanto nas Ações Cívico-Sociais (ACISO), como em casos de emergência. Um posto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e um estabelecimento Bancário(posto de atendimento do Banco BRADESCO).


Iauaretê está localizado dentro da Terra Indígena Alto Rio Negro, no extremo noroeste da Amazônia brasileira.
O distrito de Iauaretê fica no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Em Nheengatu - a língua geral tupi falada até o final do século XVIII – Iauaretê significa "cachoeira das onças". Trata-se de uma corredeira cuja importância não deriva de aspectos puramente ambientais e paisagísticos, mas do fato de se tratar de um sítio sagrado para várias etnias indígenas.
Os Tukano, Desana, Pira-Tapuia, Wanano e Tuyuka consideram a cachoeira de Iauaretê como um dos pontos de parada da cobra-canoa que trouxe ao Uaupés seus ancestrais.
A localidade é o ponto onde o rio Uaupés adentra o território brasileiro, após percorrer uma extensa zona desde suas nascentes na Colômbia e delimitar por largo trecho a fronteira entre os dois países.
Seu nome, como o de várias outras dessa região de fronteira, é definido nas inúmeras narrativas míticas até hoje guardadas pela memória social dos povos indígenas da área. Iauaretê é a "cachoeira das onças", local onde em um passado remoto viveu uma gente-onça, propensa à guerra e ao canibalismo, e cujo extermínio coube aos irmãos Diroá, personagens-deuses dos mitos indígenas, que legariam aos homens de hoje vários rituais e conhecimentos xamânicos.
Devido às mudanças no cenário e ao novo estilo de vida que os índios passaram a adotar, algumas das lideranças locais solicitaram ao IPHAN, em 2004, o registro da Cachoeira de Iauaretê como patrimônio imaterial no Livro de Lugares, dentro do contexto do Decreto 3551/2000, que dispõe sobre o registro e cria o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial.
Atendendo à solicitação dessas lideranças, o IPHAN desenvolveu, entre 2004 e 2005, um extenso trabalho de documentação da cachoeira, que deu origem a um dossiê sobre os significados culturais do lugar e de seus diversos acidentes geográficos (rochas, pedrais, canais e ilhas que cristalizam os feitos dos seres criadores do começo dos tempos).
Em agosto de 2006, o Conselho Consultivo daquele órgão aprovou o pedido de registro, baseando-se na documentação técnica produzida por técnicos do órgão e do ISA. A Cachoeira de Iauaretê é, agora, o primeiro bem cultural que figura do recém-aberto Livro dos Lugares, ato de reconhecimento pelo Estado que implica o desenvolvimento de outras ações de salvaguarda visando à conservação desse patrimônio cultural.
Possui aproximadamente uma população de 3.000 habitantes..

a) Limites
·         Colômbia;
·         São Gabriel da Cachoeira

b)  Localização: 6ª Sub-Região – Região do Alto Rio Negro
Com 00° 37′00″ Latitude Sul, e 67° 04′ 00″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 104m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 27,5°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio"ou lanchas rápidas, disponíveis uma vez por semana.
O acesso até a região, por via aérea, pode ser feito pelo Aeroporto de Iauaretê, administrado pela Força Aérea Brasileira. Pode-se ir a São Gabriel da Cachoeira via voos comerciais e descer de lanchas rápidas (voadeiras) como opção.

f)   Distância
     Em linha reta entre Iauaretê e a Capital do Amazonas, 1.083 Km.
     Por via fluvial entre Iauaretê e a Capital do Amazonas, 1.197 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Iauaretê é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,230 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.



Constitui o segundo maior pólo populacional do Município de São Gabriel da Cachoeira; em termos de terras indígenas, essa elevada concentração destaca-se, havendo significativo processo de transformação de padrão disperso e ribeirinho para núcleo de feições urbanas.

Iauaretê é hoje quase uma cidade, com colégios, hospital, energia elétrica, correios, televisão, pista de pouso, pelotão do exército e um ativo comércio indígena.

Iauaretê conta também com posto de saúde, agência dos correios, fornecimento de energia elétrica a base de gerador, canais de televisão, um pequeno comércio e um Pelotão de Fronteira do Exército Brasileiro, sendo que em algumas dessas instituições os indígenas passaram a ocupar cargos remunerados.


Urucurituba é vocábulo indígena que significa palmeiral, "lugar onde há muitas palmeiras". Do tupi urucuri: um das muitas variedades de palmeiras do Brasil; e tyba: grande quantidade, abundância.
Possui aproximadamente uma população de 20.000 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de Urucará;
·         Municipio de Boa Vista do Ramos;
·         Vila de Guajará.

b)  Localização: 8ª Sub-Região – Região do Médio Amazonas
Com 02°41′04″ Latitude Sul, e 57°40′09″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 16m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 27,5°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio"ou lanchas rápidas, disponíveis uma vez por semana.

f)   Distância
     Em linha reta entre Urucurituba e a Capital do Amazonas, 1.083 Km.
     Por via fluvial entre Urucurituba e a Capital do Amazonas, 1.197 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Urucurituba é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,230 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

 Sua economia é diversificada da seguinte maneira:
• Setor Primário
- Agricultura: alcança sua maior expressão entre culturas temporárias com destaques para a juta e a mandioca, seguindo-se abacaxi, arroz, fumo, malva, feijão, milho e tomate. Entre as permanentes destacam-se a banana, o cacau a laranja e o limão.
- Pecuária: para a formação econômica do setor primário a pecuária concorre com destaque para a criação de bovinos e suínos cuja produção de leite e carne destina-se para o consumo local.
- Pesca: é praticada de maneira artesanal, voltada para o consumo local.
- Avicultura: é praticada em moldes domésticos, destinada ao consumo local.
- Extrativismo Vegetal: é caracterizado pela exploração de borracha e de madeira.

• Setor Secundário
- Indústrias: estaleiro, padaria, oficinas de fabricação de móveis e usinas de beneficiamento de arroz.
• Setor Terciário
- Comércio: estabelecimentos comerciais.
- Serviços: agência bancária e restaurantes.
-        Aniversário do Município (24 de janeiro);
-        Festa do Cacau e Feira Cultural (01 à 03 de maio);
-        Festa de São Benedito – Padroeiro do Município (25 à 27 de julho);
-        Festival do Peixe Liso (ultimo final de semana de agosto).



A festa da cidade ocorre no período de 19 a 28 de agosto, em homenagem ao padroeiro Santo Agostinho, onde o municipío chega a receber cerca de quatro mil visitantes. No dia 19 de março, há a festa, em homenagem ao aniversário da cidade, com diversos eventos esportivos e culturais.
Possui aproximadamente uma população de 19.000 habitantes.

a)  Limites
Municipio de Boca do Acre;
Municipio de Envira;
Municipio de Lábrea;
Municipio de Itamarati.

b)  Localização: 3ª Sub-Região – Região do Purus
Com 07°42′52″ Latitude Sul, e 67°00′09″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 91m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 24°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio"ou lanchas rápidas, disponíveis uma vez por semana.

f)   Distância
Em linha reta entre Pauiní e a Capital do Amazonas, 923 Km.
Por via fluvial entre Pauiní e a Capital do Amazonas, 2.068 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Pauiní é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 1,317 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

Possui em seu terrotório os seguintes povos indígenas: Banava, Paumari, Apurinã, Yamamadi, Kanamari e Zuruahã.

Tendo figurado como o município com um dos maiores índices de analfabetismo, no Censo de 1991, o município implantou um arrojado programa de erradicação e combate ao analfabetismo, cujos resultados são visíveis, com queda acentuada nesses indicadores. Sua taxa de alfabetização de adultos atual  é de 48,3%.

Sua economia é baseada na agricultura de subsistência, em que grande parte de sua economia depende dos repasses dos governos, federal e estadual.

Pauiní possui área territorial de 43.447 km2 , IDH-M 0,496, considerado muito baixo segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 3.641,70, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE. 

Sua economia é diversificada da seguinte maneira:
• Setor Primário
- Agricultura: representada pela cultura de mandioca, abacaxi, arroz, fumo, feijão, melancia e milho. As culturas permanentes são: banana, laranja e limão.
- Pecuária: não tem muita representatividade na formação econômica do setor. Consiste na criação de bovinos e suínos voltados para o consumo local.
- Pesca: com características artesanais destinadas ao consumo local.
- Avicultura: sem expressão econômica pois a atividade, praticada em moldes domésticos, está voltada para o consumo familiar.
- Extrativismo Vegetal: concentra-se algumas atividades na extração de gomas não elásticas, de castanhas-do-pará e da madeira.
• Setor Secundário
- Indústrias: beneficiamento de arroz, olaria e serrarias.
• Setor Terciário
- Comércio: varejistas e atacadista.
- Serviços: hotel, hospedaria e oficinas mecânicas.
Aniversário do Município de Pauini (18 e 19 de março);

Tuiué (distrito de Repartimento de Tuiué) é um distrito brasileiro do Municipio de Manacapuru, estado do Amazonas.
Foi criado em 2006 pelo projeto feito por um vereador local e aprovado na Câmara Municipal de Manacapuru. È formado pela sede em repartimento juntamente com o lago dos Mundurucus, Vila do Paratarizinho, , Comunidade do Botafogo, Comunidade do Sempre Viva, Vila do Timbó, Paraná do Guariba e Paraná do Tuiué.
Possui aproximadamente 638 consumidores registrados. Não há dados oficiais de população total.

a)  Limites
·         Municipio de Iranduba;
·         Municipio de Manaquiri;


b)  Localização: 7ª Sub-Região – Região do Rio Negro - Solimões
Com 03°41′35″ Latitude Sul, e 61°03′52″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 34m acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio" ou lanchas rápidas, disponíveis todos os dias partindo de Manacapuru.
Tem-se a opção de ir via rodoviária a Manacapuru e de lá ir através de lanchas rápidas até Tuiué.

f)   Distância
     Em linha reta entre Tuiué e a Capital do Amazonas, 68 Km.
     Por via fluvial entre Tuiué e a Capital do Amazonas, 86 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Tuiué é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,220 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

A comunidade possui morando no local atualmente 320 famílias. Tem 30 anos de existência e conta com o apoio das comunidades de Campinas, Caviana, Cunha, Timbó, Sempre Viva, Botafogo, Paratarizinho, Mundurucus e Pupunha, para se tornar município.

Sua economia é baseada na agricultura de subsistência, e em sua produção rural destaca-se o cupuaçu, no qual no mês de Maio se realiza a festa do Cupuaçu, que movimenta a localidade.

 
Tapauá é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus, localiza-se a sul de Manaus, capital do estado.

Tapauá é um município do Parque Nacional Nascentes do Lago Jari.

“Tapauá”, denominação dada ao município e à respectiva sede, provém do rio do mesmo nome, um dos principais afluentes do rio Purus e que atravessa o município de um extremo a outro numa extensão de cerca de 500 Km².

Na zona do rio Purus, o povoamento civilizado iniciou muito mais tarde que em outras zonas do Amazonas.

Possui aproximadamente uma população de 18.400 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de Carauari;
·         Municipio de Itamarati;
·         Municipio de Tefé;
·         Municipio de Coari;
·         Municipio de Humaitá;
·         Municipio de Manicoré.

b)  Localização: 3ª Sub-Região – Região do Purus
Com 05°37′17″ Latitude Sul, e 63°11′16″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 47 acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio" ou lanchas rápidas, disponíveis todos os dias.

f)   Distância
     Em linha reta entre Tapauá e a Capital do Amazonas, 450 Km.
     Por via fluvial entre Tapauá e a Capital do Amazonas, 1.228 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Tapauá é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 2.324 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

Sua economia é diversificada da seguinte maneira:
• Setor Primário
- Agricultura: desponta como o esteio da economia do município. No que diz respeito a absorção de mão-de-obra, destacam-se a cultura de mandioca, seguindo-se a juta e feijão. Entre as culturas permanentes merece registro o abacate, banana, laranja e feijão.
- Pecuária: não tem representatividade como atividade econômica, pois os rebanhos representados por bovinos e suínos são inexpressivos.
- Pesca: praticada como atividade artesanal, voltada, para o consumo de subsistência.
- Extrativismo Vegetal: com predominância sobre atividade do setor primário, está voltado para a exploração de castanha, borracha, madeira, óleo de copaíba e andiroba.
• Setor Secundário
- Indústrias: padarias, serrarias e olaria.
• Setor Terciário
- Comércio: não tem muita representatividade.
- Serviços: agência bancária.
Eventos Importantes:
• Festa de Santa Rita de Cássia (14 à 22 de maio)
• Festa do Pescador (29 à 31 de agosto)

Tapauá possui área territorial de 89.327 km2 , IDH-M 0,502, considerado baixo segundo os parâmetros PNUD/2010, PIB per capita/2011 de R$ 5.576,84, com população predominantemente católica, segundo dados do último censo IBGE .


Vila de Belo Monte é uma das mais importantes vilas de Canutama, município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus.
Possui aproximadamente 302 consumidores registrados. Não há dados oficiais de população total.

a)  Limites
·         Municipio de Lábrea;
·         Municipio de Tapauá;
·         Municipio de Pauini;
·         Municipio de Boca do Acre.

b)  Localização: 3ª Sub-Região – Região do Purus
Com 06°15′01,3″ Latitude Sul, e 64°14′46,8″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Altitude: 59 acima do nível do mar.

d)  Temperatura Média: 26°C

e)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio" ou lanchas rápidas, disponíveis todos os dias.

f)   Distância
     Em linha reta entre Vila de Belo Monte e a Capital do Amazonas, 555 Km.
     Por via fluvial entre Vila de Belo Monte e a Capital do Amazonas, 1.274 Km.

g)  Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Vila de Belo Monte é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,178 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

A vila de Belo Monte possui uma estrada de 8 km de extensão. Grande parte da área é utilizada para a produção de alimentos consumidos pelas próprias famílias. O excedente é comercializado na feira e mercados do município. A produção de mandioca está na linha do desenvolvimento de Belo Monte, uma das mais importantes vilas de Canutama.

Evento importante: Festa dos festejos de São Sebastião no Belo Monte, comemorada todo dia 19/01.



A comunidade do Urucurituba está localizada na margem esquerda do Rio Madeira zona rural do Município de Autazes/Am.

Possui aproximadamente uma população de 1.100 habitantes.

a)  Limites
·         Municipio de Careiro da Várzea;
·         Municipio de Itacoatiara;
·         Municipio de Autazes;
·         Municipio de Nova Olinda.

b)  Localização: 7ª Sub-Região – Região do Rio Negro/Solimões
Com 03°32′50″ Latitude Sul, e 58°55′47″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Temperatura Média: 26°C

d)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio" ou lanchas rápidas, disponíveis todos os dias.

e) Distância
     Em linha reta entre Vila de Urucurituba e a Capital do Amazonas, 129 Km.
     Por via fluvial entre Vila de Urucurituba e a Capital do Amazonas, 195 Km.

f)   Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Vila de Urucurituba é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,178 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

A comunidade do Urucurituba está localizada na margem esquerda do Rio Madeira zona rural do Município de Autazes/Am. A referida localidade é acessível apenas por vias fluviais. Esta localidade conta com uma população estimada em 1.100 habitantes dispondo ainda dos serviços básicos tais como energia elétrica 24 horas telefone residencial e água encanada nas residências.

Conta ainda com uma escola municipal com atendimento educacional até o Ensino Médio além de um posto de saúde. Como a maioria das comunidades da zona rural são poucas as alternativas de esporte e lazer. Mesmo assim a comunidade em tela dispõe de um pequeno e limitado campo de futebol.

Evento importante: Festejos de Do Divino Espirito, comemorada todo última semana de Julho.



A Vila de Sacambu está localizada no Município de Manacapuru/Am.
Possui uma área de aproximadamente três quilômetros de extensão, com uma população de aproximadamente 600 habitantes distribuídos em três comunidades com características urbanas, a saber: Vila do Águia, Botafogo e São Paulo.

Possui aproximadamente 453 consumidores registrados. Os dados populacionais não são oficiais.

a)  Limites
·         Municipio de Iranduba;
·         Municipio de Manaquiri;
·         Municipio de Beruri;
·         Municipio de Novo Airão.

b)  Localização: 7ª Sub-Região – Região do Rio Negro/Solimões
Com 03°32′50″ Latitude Sul, e 58°55′47″ Longitude Oeste de Grenwich.

c)  Temperatura Média: 26°C

d)  Acesso
Para se chegar até a localidade via fluvial, pode embarcar no Porto de Manaus (Roadway). O transporte fluvial deverá ser realizado através do tradicional "Barco Recreio" ou lanchas rápidas, disponíveis todos os dias.

e) Distância
     Em linha reta entre Vila de Sacambu e a Capital do Amazonas, 68 Km.
     Por via fluvial entre Vila de Sacambu e a Capital do Amazonas, 84 Km.

f)   Descrição do perfil Social, Econômico e Energético da Comunidade

Vila de Sacambu é atendida de forma contínua por uma Usina Termelétrica de propriedade da Empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o combustível utilizado é o óleo diesel. A demanda de Potência é da ordem de 0,169 MW e atualmente o sistema de distribuição é atendido por um alimentador.

O lago do Sacambú possui as seguintes comunidades: Vila do Águia, Vila Botafogo e São Paulo, localizam-se à margem esquerda do lago do Sacambú, afluente do Paraná do Anamã, ao norte da zona de amortecimento da reserva, apresenta um ecossistema de terra firme, caracterizado pela presença de terras não inundáveis pelas cheias dos rios e eleva-se a partir das várzeas em direção às terras centrais.

A alta densidade do sistema Sacambú pode ser atribuído ao fato das características urbanas adquiridas pelos moradores, que em sua maioria só possuem o terreno onde estão localizadas suas residências.
Quanto à criação, predominam em todos os sistemas as aves sobre os animais de maior porte, com destaque para galinhas e patos. Apenas na São Paulo, do sistema Sacambú, foi encontrado à pecuária com pequeno plantel de gado bovino destinado a subsistência.
As relações mantidas com o mercado são desiguais, pois tanto os preços como a quantidade comercializável é determinada pelos compradores. As comercializações dos produtos em geral, são feitas através de intermediários ou regatões que compram a produção nas próprias comunidades.
A renda familiar mensal dos produtores pesquisados, R$ 256,60 Sacambú por mês. Há ensino fundamental disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário