segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Opiniões diversas sobre o exame da OAB - Na alemanha é pior!!!

Comentário postado no grupo de Processo Penal, professor João Tomas Luchsinger.
A argumentação é que define o certo e o errado. As opiniões são
diversas a respeito do exame da Ordem. Mantendo uma postura imparcial,
republico o texto aqui, para conhecimento.


*Exame de Ordem *

*Data: 25.02.11*

Por Antônio Álvares da Silva,
professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas
Gerais

A Advocacia é atividade essencial à administração da Justiça. Neste aspecto,
é tão importante e necessária como a atividade dos juízes e membros do
Ministério Público. A Lei nº 8906/94 salienta que, no exercício de sua
profissão, defendendo o cliente e trazendo argumentos para convencer o juiz,
os atos do advogado constituem múnus público. Trata-se, portanto, de
profissão a que a Constituição e a lei, merecidamente, emprestam grande
significado social.

Para inscrever-se como advogado, o pretendente tem que satisfazer as
condições previstas na lei citada. Entre elas está a aprovação no Exame de
Ordem. Qual a finalidade desta exigência?

Exatamente comprovar que o candidato está apto a exercer as relevantes
funções que lhe foram atribuídas pelo ordenamento jurídico. Bastaria isto
para dizer que a exigência é legal e, mais do que isto, é constitucional
também. Como pode desempenhar tão relevantes atributos um profissional
despreparado e sem conhecimentos técnicos suficientes?

A OAB está certa. Não só cumpre a lei, mas exerce um papel de fiscalização e
controle dos profissionais do Direito.

É verdade que às Faculdades de Direito cabe prioritariamente a preparação
intelectual, porém o diploma serve apenas para indicar a conclusão com êxito
do bacharelado. O exercício profissional é outra área, para a qual se exige
conhecimento especial. Portanto é justo que também aqui se faça novo exame
comprobatório.

No Direito Comparado, as exigências são ainda mais rigorosas. Na Alemanha, o
candidato que termina os créditos da faculdade faz um pesado exame para
comprovar os conhecimentos. Só pode ser reprovado uma vez. Na segunda
chance, se não for aprovado, está proibido de fazer outro exame e perde
todos os anos de estudo. Tem que procurar outra profissão e recomeçar tudo
de novo. A média de reprovação é de quase 50%.

Depois exerce ainda dois anos de prática no serviço público - tribunais,
diplomacia, polícia e até estágio no exterior, caso queira. Então faz um
segundo e pesado exame. Só aí recebe habilitação para escolher, segundo a
média obtida, um cargo público de sua escolha: juiz, procurador, delegado,
diplomata etc. Fica também apto para a Advocacia.

Nossa legislação é menos exigente. Requer apenas um exame que pode ser
repetido indefinidamente. Portanto, em vez de criar obstáculos para o Exame
de Ordem, o que o Judiciário deve fazer é valorizá-lo, porque o advogado
exerce função pública tão relevante quanto a do juiz. Se este tem que ser
aprovado em concurso público, difícil e complexo, por que não exigir o mesmo
do advogado?

Afinal, no que diz respeito à importância, não há diferença entre eles.

info@prpg.ufmg.br

fonte - Espaço Jurídico Vital

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TRE/AP: CONCURSO - INSC. 15/03 A 11/04


 
> O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) abriu o concurso
> público que tem como objetivo preencher 6 vagas nos cargos de técnico
> e analista judiciário. Há oportunidades em diversas especialidades e a
> remuneração é de R$ R$ 3.993,09 e R$ 6.551,50, respectivamente.
>
> As inscrições para a seleção, que está sendo organizada pela Fundação
> Carlos Chagas, devem ser feitas pela internet das 10h do dia 15 de
> março às 14h do dia 11 de abril. O valor da taxa de participação é de R
> $ 52,50 para o cargo de técnico judiciário e de R$ 67,50 para o de
> analista judiciário.
>
> O processo seletivo do concurso do TRE-AP será composto por provas
> objetivas e prova discursiva de redação. As avaliações estão marcadas
> para o dia 5 de junho e serão realizadas exclusivamente na cidade de
> Macapá.
>
> Edital e Inscrições:
> www.concursosfcc.com.br
> /
> http://www.concursosfcc.com.br/concursos/treap109/index.html
>
>
> ===
> Colaboração:
> Mônica A Almeida
> Adm. e Moderadora: RH MANAUS
>
> --

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Comunidades do AM terão energia elétrica pré-paga

Fonte: www.d24am.com.br
 
O projeto é uma tentativa de suprir a carência de energia elétrica em comunidades distantes dos centros urbanos do Estado e faz parte do Programa Luz para Todos.
 
[ i ] A iniciativa é da Eletrobras Amazonas Energia, em parceria com o grupo Guascor/Kyocera e é inédita no país. Foto: Danilo Mello 
Manaus - Doze comunidades de seis municípios do interior do Amazonas vão ganhar, até 30 de abril, energia elétrica pré-paga gerada por meio de minirredes voltaicas com painéis solares. A iniciativa é da Eletrobras Amazonas Energia, em parceria com o grupo Guascor/Kyocera e é inédita no país. Idealizado em 2008, o projeto ainda está em fase de implantação e comunitários recebem treinamento para utilização dos equipamentos desde a última segunda-feira (21).
O projeto é uma tentativa de suprir a carência de energia elétrica em comunidades distantes dos centros urbanos do Estado e faz parte do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Mais de 200 famílias de baixa renda serão beneficiadas com o sistema e terão direito a cerca de 30 kW/h por mês. "Isso dá algo em torno R$ 5,70, pela tarifa atual", afirmou o engenheiro eletricista Geraldo Neto, um dos responsáveis pelo projeto. O limite para cada residência é de 60 kW/h.
Não há, no entanto, previsão para implantação do sistema na capital e em outras regiões, uma vez que o mesmo funciona apenas com uma autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Para funcionar em outros locais, seria preciso uma regulamentação da Aneel sobre o sistema, o que ainda não existe", explicou o engenheiro. Segundo ele, uma vez comprovada a eficácia da energia pré-paga, a agência pode regulamentar o serviço e somente a partir daí será possível comercializar no resto do país.
Em 2011, as comunidades beneficiadas com o programa são Bom Jesus do Puduraí, Aracari e Sobrado, em Novo Airão, Santa Luzia, Nossa Senhora de Nazaré, São José e Santa Maria em Maués, Mourão e Santo Antônio, em Eirunepé, Nossa Senhora do Carmo, em Beruri, São Sebastião do Rio Preo, em Autazes e Terra Nova, em Barcelos.
Como funciona
As 12 minirredes com painéis solares que captam e convertem a energia solar em eletricidade e a envia para as residências onde houve compra prévia de abastecimento. Para receber a energia, o consumidor vai a uma mercearia e compra um tíquete com 20 algarismos, como recarga de celular.
Todas as casas contam com um painel numérico onde podem digitar o código de recarga e verificar o consumo mensal. Quando o consumo chega próximo do limite, o equipamento emite um sinal sonoro para avisar que é necessário economizar ou fazer uma nova recarga.
"O sistema é projetado para abastecer uma casa padrão, com três lâmpadas ligadas até quatro horas por dia, uma geladeira em uso contínuo, duas tomadas e até seis horas de uso de uma TV de 21 polegadas, um aparelho de som, um DVD e uma antena", exemplificou o engenheiro eletricista Manuel Filho, também responsável pelo projeto.
Treinamento
Para que funcione sem problemas, é necessário treinar pelo menos duas pessoas de cada comunidade para lidar com os equipamentos. "Como algumas dessas pessoas são analfabetas, nós preparamos treinamentos com uma metodologia mais lúdica, mais leve", explicou o diretor da Guascor/Kyocera, Miguel Costa Bezerra.
Após a instalação, equipes das duas empresas visitam as comunidades para explicar aos demais moradores como usar o sistema. Quatro visitas para acompanhamento serão feitas no primeiro ano, sendo a primeira logo após a implantação. As outras três acontecem no terceiro, no sexto e no décimo-segundo mês.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mais uma contra a OAB!!! - JUSTIÇA CONSIDERA EXAME DA OAB INCONSTITUCIONAL E LIBERA INSCRIÇÃO


Justiça considera Exame da OAB inconstitucional e libera inscrição

Para o juiz, a lei estaria instituindo uma lucrativa reserva de mercado aos advogados já estabelecidos

Fonte | UOL - Quinta Feira, 24 de Fevereiro de 2011

 

O juiz federal Julier Sebastião da Silva, titular da 1ª Vara da Justiça Federal de Cuiabá (MT), concedeu liminar determinando que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) inscreva o bacharel em direito Davi Soares de Miranda como advogado sem exigir aprovação no Exame de Ordem. O estudante ingressou com um mandado de segurança em outubro de 2009 e agora teve o pedido deferido pelo magistrado – que seguiu o mesmo entendimento do desembargador Vladimir Souza Carvalho, do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), que considerou a aplicação do exame inconstitucional.


A decisão que valia para dois bacharéis do Ceará, no entanto, foi derrubada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cezar Peluso, após análise do pedido da OAB.


Para fundamentar sua decisão, o juiz Julier Sebastião afirmou que "
a Constituição Federal garante, em seu artigo 5º, XIII, o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Dispõe ainda que é da União a competência privativa para legislar sobre a organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício das profissões (artigo 22, XVI)".


Segundo o magistrado, o Exame de Ordem, atualmente, adquiriu natureza jurídica "
seletiva, tal qual um concurso público voltado ao preenchimento de cargo". Para ele, a interpretação da Constituição "fulmina impiedosamente a transmutação normativa do exame em questão".


Além disso, a lei que determina a necessidade da aprovação no exame para o exercício da profissão (inciso IV do artigo 8º da Lei 8.906/94) estaria "
impedindo o acesso dos bacharéis de direito ao exercício da advocacia, instituindo uma lucrativa reserva de mercado aos advogados já estabelecidos", argumentou o magistrado.


Segundo informações da OABB/MNBD (Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil e Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito), a decisão, por ser de um juiz federal, teria validade em todo o território nacional. Entretanto, a sentença em mandado de segurança tem efeito individual e não há na sentença decretação de efeito para todos os bacharéis, sejam do Mato Grosso ou de outros Estados ou regiões.


De acordo com as entidades, para isso acontecer seria exigido uma decisão "
com efeito ERGA OMNES", ou seja, válido para todas as pessoas na mesma situação, mesmo que não sejam parte na ação analisada.


A decisão foi tomada na tarde da última terça-feira (22/2) e divulgada ontem (23/2) pela OABB/MNBD.


No Supremo


A decisão do desembargador Vladimir Souza Carvalho, do TRF-5, que julgou o Exame de Ordem inconstitucional, foi suspensa pelo ministro Cezar Peluso e, agora, a Suprema Corte aguarda para discutir em plenário o Agravo Regimental interposto para que a outra parte do processo possa expor seus argumentos e fundamentações sobre a inconstitucionalidade do Exame.

Leia a íntegra

 

 

Artigo  pesquisado  por:

Marcos Gonzalez

Administrador e Moderador.

VEÍCULOS LONGOS FICAM PROIBIDOS DE TRANSITAR POR ESTRADAS FEDERAIS DURANTE FERIADOS NACIONAIS e outros artigos

Colaboração do grupo RH Manaus

Porteiro que fazia trabalho de vigilante patrimonial receberá adicional por acúmulo de função

Por essa razão, pediu o pagamento de adicional por acúmulo de funções.

 

O acúmulo de funções acontece quando há um desequilíbrio entre as atividades inicialmente combinadas entre empregado e empregador, passando este a exigir daquele o exercício de atribuições diversas, além das que foram contratadas. E foi o que ocorreu no caso analisado pela 7a Turma do TRT-MG. É que o trabalhador foi admitido para trabalhar como porteiro, mas atuava também como vigilante patrimonial. Por isso, os julgadores deram provimento ao recurso do empregado e condenaram a reclamada a pagar a ele um acréscimo salarial.

 

O reclamante afirmou que, durante o seu contrato de trabalho, como porteiro, tinha que realizar atividades de vigilante, já que era responsável pela segurança do caixa eletrônico localizado dentro da empresa onde prestava serviços. Por essa razão, pediu o pagamento de adicional por acúmulo de funções. O juiz de 1o Grau, embora tenha constatado que o trabalhador, de fato, realizava rondas e cuidava do caixa eletrônico, negou o seu pedido, sob o fundamento de que o empregado não foi aprovado em curso de formação de vigilante, requisito obrigatório para o exercício da função, conforme determinado pela Lei 7.102/83.

 

Mas o desembargador Marcelo Lamego Pertence não concordou com esse posicionamento. Isso porque, segundo destacou, a testemunha ouvida assegurou que o reclamante executava, além da função de porteiro, a de vigilante patrimonial, ficando claro o desequilíbrio entre as funções inicialmente combinadas e as realmente exercidas. E o fato de o trabalhador não ser habilitado para atuar como vigilante não impede o pagamento do adicional. No seu entender, a reclamada não pode simplesmente reduzir custos e concentrar as funções que deveriam ser cumpridas por dois empregados nas mãos de um, causando a esse uma sobrecarga de trabalho não prevista na contratação, e sem lhe pagar pelo aumento do serviço.

 

"Dessa forma, constatado que a empresa passou a utilizar-se de um só empregado para executar funções que exigiam profissionais específicos, com o claro intuito de diminuir custos, tem-se que extrapolou o permissivo do parágrafo único do art. 456 da CLT", concluiu o magistrado, condenando a reclamada ao pagamento de um acréscimo salarial, por todo o período não prescrito, correspondente a 50% do salário do trabalhador, de acordo com o previsto nas normas coletivas da categoria, com reflexos nas demais parcelas. ( RO nº 00226-2010-139-03-00-1 )

 

TRT-MG

 

Veículos longos ficam proibidos de transitar por estradas federais durante feriados nacionais

A medida tem o objetivo de dar fluidez e segurança ao trânsito de veículos nas estradas, que aumenta consideravelmente durante os feriados.

 

Christina Machado

A Coordenação-Geral de Operações do Departamento de Polícia Rodoviária Federal proibiu a partir de hoje (23) o trânsito de veículos longos nas estradas federais de pista única durante os feriados nacionais. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União.

 

De acordo com a portaria, são considerados veículos longos as combinações de Veículos de Carga (CVC) – caminhões que puxam dois ou mais reboques – combinações de Transporte de Veículos (CTC) - caminhões-cegonha - e combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP) – veículos especiais que transportam cargas de dimensões diferenciadas como trator ou guindaste, mesmo com Autorização Especial de Trânsito (AET).

 

A medida tem o objetivo de dar fluidez e segurança ao trânsito de veículos nas estradas, que aumenta consideravelmente durante os feriados. O descumprimento da determinação constitui infração grave, prevista no Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, com punição de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

 

De acordo com o calendário oficial, os feriados são 1º de Janeiro (Ano Novo), 21 de Abril (Tiradentes), 1º de Maio (Dia do Trabalho), 7 de Setembro (Independência), 12 de Outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), 2 de Novembro (Finados), 15 de Novembro (Proclamação da República) e 25 de Dezembro (Natal). São pontos facultativos o carnaval, que este ano cai nos dias 7, 8 e 9 de março, a Paixão de Cristo, em 22 de abril, Corpus Christi, em 23 de junho, e o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.

 

Agência Brasil

PR - Milhares de empresas desobrigadas do ponto eletrônico

Entre as micro e pequenas empresas paranaenses, somente em março de 2012 é que o ministério poderá fiscalizar se os pontos usados estão em conformidade com a portaria.

 

Magaléa Mazziotti

 

Milhares de empresas do Paraná vão iniciar março em desconformidade com a portaria nº 1987, de 18/08/2010, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que visa garantir a marcação correta da jornada de trabalho e, no caso das que optam pelo Registro Eletrônico de Ponto (REP), o uso de equipamentos certificados. É esse ponto que adiou o início de vigência da portaria em 2010 e, agora, somente no Paraná, conta com aproximadamente 50 decisões judiciais favoráveis em processos de empresas, sindicatos e entidades de classe que reclamam uma ampliação no prazo de cumprimento das novas orientações.

 

Entre as micro e pequenas empresas paranaenses, somente em março de 2012 é que o ministério poderá fiscalizar se os pontos usados estão em conformidade com a portaria. Isso porque na ação movida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em agosto de 2010, não só foi prorrogado por um ano o início da vigência, mas também houve um adendo, adiando para 12 de março de 2012 o cumprimento por parte das micro e pequenas empresas usuárias do REP. Na época, o juiz considerou que a portaria violou o artigo 179 da Constituição Federal, que determina tratamento jurídico diferenciado às organizações de menor porte. "É uma pena essa avalanche de ações, pois mostra que o empresariado ainda não entendeu as vantagens de se realizar um registro dos horários de entrada e saída em um equipamento inviolável, ou seja, que não fica tão passível de questionamentos", comenta o superintendente do MTE no Paraná, Elias Martins. O MTE-PR estima que 90% das reclamações trabalhistas que tramitam na Justiça estão relacionadas à jornada de trabalho, em sua maioria envolvendo horas extras. "A portaria serve para proteger tanto o trabalhador, que poderá guardar o ponto, quanto a empresa, que não adultera os horários de seus funcionários, visto que qualquer dúvida poderá ser sanada ao se contraporem os recibos com o que está registrado no ponto", destaca.

 

Quanto a emissão desmedida de papéis e o inevitável prejuízo ao meio ambiente, o superintendente reconhece a falha da portaria. "Nesse sentido, a nova instrução comete um grave pecado. Contudo, inicialmente, vejo como positiva a emissão do comprovante para os trabalhadores verificarem a precisão dos equipamentos das empresas certificadas pelo ministério".

 

Preços

 

Pelo menos em um aspecto a portaria evoluiu de 2010 para agora, o número de fornecedores dos REPs certificados aumentou consideravelemente e o preço baixou pela metade. Em agosto de 2010, cada ponto eletrônico custava, em média, R$ 4 mil. Com a ampliação na oferta, é possível adquirir equipamentos entre R$ 2,5 e R$ 2 mil. "Já entrou em um patamar de preço próximo ao que é investido por empresas de pequeno porte na compra dos registros eletrônicos normais. A tendência é que reduza ainda mais o preço", aponta Martins. No endereço http://www.mte.gov.br/pontoeletronico/rep.asp é possível conferir quais empresas possuem REPs dentro das recomendações do ministério.

 

Vale destacar que a portaria não obriga o uso de ponto eletrônico. Os sistemas manual e mecânico (com cartão) também são aceitos. Empresas com até dez funcionários continuam dispensadas de registrar a jornada de trabalho. "Um dos temores é haver um retrocesso no registro da jornada, pois algumas empresas já estão voltando ao ponto manual para evitarem punições", critica o advogado trabalhista Leonardo Zacharias.

 

A fiscalização da jornada de trabalho, já realizada pelo MTE, seguirá normalmente, mesmo nas empresas que não precisam usar o ponto certificado. Por mês, no Paraná, de 500 a 700 empresas recebem a equipe do ministério para esse tipo de verificação.

 

Sem resposta

 

Uma das questões que o MTE ainda não solucionou tem a ver com empresas prestadoras de serviço cujos funcionários realizam serviços em diversos lugares de trabalho. "Fica inviável colocar um ponto eletrônico em cada cliente atendido", aponta o advogado. "Mesmo em corporações tradicionais, ainda não se sabe como ficará o registro de funcionários que viajam a trabalho", observa Zacharias. Em relação a essas dúvidas, o superintendente no Estado diz que o ministério não repassou as orientações finais para o início da fiscalização sob a nova portaria. "Sabemos que os primeiros 90 dias serão orientativos, mas há alguns aspectos que merecem um esclarecimento mais apurado", disse Martins. 

 

O Estado do Paraná

 

Projeto permite deduzir pagamento de imóvel do Imposto de Renda

A dedução será limitada ao valor da base de cálculo do imposto apurada na declaração.

 

Cristiane Bernardes e Rachel Librelon

A Câmara analisa o Projeto de Lei 61/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que permite a dedução na declaração anual do Imposto de Renda de despesas com pagamentos para compra de imóvel. A proposta restringe o direito a um único imóvel, que seja destinado exclusivamente à moradia do contribuinte. Serão beneficiados também os financiamentos de imóveis e moradias adquiridas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

 

A dedução será limitada ao valor da base de cálculo do imposto apurada na declaração. A base de cálculo do Imposto de Renda é o valor sobre o qual se aplica a alíquota para calcular a quantia a pagar.

 

Segundo o autor, o objetivo da isenção é facilitar a aquisição de casa própria e estimular o setor de construção civil no Brasil. Otavio Leite afirma que a política habitacional precisa de um plano de incentivo que acompanhe o crescimento da população. Ele lembra que, segundo a Constituição, a moradia é um direito fundamental do cidadão brasileiro. Para o deputado, o projeto também é relevante para a retomada do crescimento econômico, com a geração de emprego e renda.

 

A renúncia fiscal para a implementação da medida será estimada pelo governo e incluída na proposta orçamentária que será enviada ao Congresso após a publicação da lei.

 

Perda do direito

 

Pelo projeto, o contribuinte que deixar de utilizar o imóvel como sua residência ou de seus dependentes no prazo de cinco anos da aquisição, ou vender o imóvel no mesmo prazo, perderá o direito à dedução e pagará multa de 30% e demais encargos legais sobre os valores efetivamente deduzidos.

 

Proposta semelhante já havia sido apresentada por Otavio Leite (PL 2124/07). O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, mas foi rejeitado pela Comissão de Finanças e Tributação e, por isso, arquivado. O deputado explicou que a reapresentação permitirá uma análise mais objetiva e aprofundada da proposta nestalegislatura.

 

A nova proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. 

 

Agência Câmara

 

Cuidados para não cair na malha fina

Na pressa, muitos contribuintes cometem erros primários que [br]podem atrasar o imposto a restituir

 

"A culpa de cair na malha fina é na maioria das vezes do próprio contribuinte." O alerta é de Antonio Carlos Bordin, sócio-diretor da Assessor-Bordin Consultores. "No afã de receber rápido a restituição, o contribuinte comete erros primários, como não informar rendimentos cujos informes não recebeu ou de dependentes, confundir códigos de despesas, digitar valor errado de recibos."

 

Ele reforça que a Receita Federal do Brasil é uma das mais informatizadas do mundo, portanto, preparada para fazer cruzamentos de declarações. "Por isso as estatísticas mostram que das declarações que caíram em malha fina 40% ficaram retidas porque o titular omitiu renda recebida e 35% porque o valor declarado divergiu do informado pela fonte pagadora", alerta Bordin.

 

Abaixo, o consultor lista os problemas mais comuns em declarações retidas:

 

Não informar rendimento recebido, como um aluguel, ou informar valor diferente do recebido.

 

Informar despesas médicas inexistentes.

 

Indicar dependentes que apresentam declaração em separado.

 

Deduzir despesa médica com cirurgia plástica de finalidade estética.

 

Não informar operações em bolsa de valores. A Receita possui um mecanismo de "dedo-duro": as corretoras recolhem na fonte um imposto mínimo sobre lucro de clientes nessas operações e com base nisso a Receita sabe que o contribuinte negociou ações.

 

Omitir pensão alimentícia recebida pelo titular ou dependente e sonegar Carnê-leão sobre o valor. A omissão é pega porque o contribuinte que paga abate esse valor integralmente na sua declaração.

 

Apresentar sinais exteriores de riqueza inconsistentes, como imóveis e aplicações incompatíveis com a renda

 

Apresentar rendimentos incompatíveis com movimentação financeira. O governo perdeu a CPMF, mas continua fazendo esse controle por meio da Dimof, elaborada pelas instituições financeiras. "O governo sabe quem movimenta mais de R$ 5 mil por semestre", diz Bordin.

 

Apresentar rendimentos incompatíveis com movimentação em cartão de crédito. "As administradoras entregam ao governo todos os meses a Decred, uma declaração que lista clientes com despesas acima de R$ 5 mil por mês, por bandeira", explica Bordin.

 

Informar doações inexistentes em dinheiro, com o propósito de promover acerto na declaração de terceiros. A Receita pode pedir comprovantes da transação, como extrato bancário.

 

Informar venda de imóvel por valor diferente do declarado no cartório, para evitar ou reduzir imposto sobre o ganho de capital. Os cartórios são obrigados a enviar a DOI ao governo, com dados de todos os negócios. Além disso, a declaração do comprador, se trouxer o valor correto, pode expor a sonegação.

 

Omitir ou alterar valores de aluguel administrado por imobiliária e de transações imobiliárias. As imobiliárias estão obrigadas a enviar ao governo a Dimob, declaração onde listam dados dessas atividades, com valores e nome e CPF de clientes.

 

NÚMEROS

 

40% das declarações retidas em 2008 ficaram na malha porapresentarem omissão de rendimentos 35% das declarações pegas na malha fina em 2008 apresentaram divergência no valor de rendimentos no confronto com a declaração da fonte pagadora 

 

O Estado de S. Paulo

 

Código de ética Contábil passa por alterações

Mudanças no documento trazem novas punições e mudam algumas premissas da categoria

 

O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alterou, no início de dezembro, dispositivos do Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC) - Resolução CFC n.° 803/96 -, por meio da Resolução CFC n.° 1.307/10.

 

Desde então, conforme previsto no novo texto, o CEPC passa a se chamar Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). Além da mudança do nome, foram estipuladas novas condutas aos profissionais e também comportamentos que podem ser considerados como infração ética, entre eles o não cumprimento dos programas de educação continuada estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 

As medidas tomadas visam a abranger a toda a classe contábil. Tanto os contadores quanto os técnicos deverão observar os princípios e as normas de Contabilidade, já convergidas ao padrão internacional.

 

Na prática, a função da ética é estar presente em todas as atividades, não apenas no desempenho profissional, mas em aspectos de comportamento também. De acordo com o vice-presidente de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), Paulo Walter Schnorr, a ética está muito ligada com a intuição, e independentemente da atividade exercida, é preciso ter esse valor presente nas relações humanas. "Dentro da profissão, existem muitas tentações, experiências que fazem os profissionais caírem em armadilhas ou quererem levar vantagens em detrimento de alguém. Temos que ter presente que isso tem repercussão e danos duradouros", explica.

 

Uma das estratégias usada por ele para se precaver de problemas desse tipo é buscar saber por que um cliente está saindo de um escritório e migrando para outro, por exemplo. "Isso é uma forma de se munir de informações. Falar com ambos os lados." Mas os impactos vão além do aspecto pessoal.

 

A relação da ética com a remuneração é um dos aspectos que influenciam no status do contador. Schnorr conta que é comum ter clientes que chegam pela primeira vez e nem discutem o preço, pois confiam na credibilidade e competência do profissional que estão contratando. Outro aspecto é a relação com o cliente. "Se um determinado cliente se comporta de um modo que está escondendo algo, temos o dever de comunicar e exigir uma resposta", alerta. Ao perceber uma mercadoria comprada e não registrada, ou cruzar as informações e ver que faltam dados, também é preciso questionar. "A missão de registrar o que acontece na empresa requer que a relação seja muito transparente", afirma.

 

Há mais de 30 anos na profissão, Schnorr acredita que a ética não passou por grandes mudanças. O que está diferente, para ele, é a velocidade das informações. "As resoluções que foram sendo aperfeiçoadas e a rapidez com que as informações chegam é outra. Talvez seja por isso que haja tantas tentações. Se sabe demais, e acabamos formando juízo de valor até mais facilmente."

 

Situações de mercado exigem desafios pontuais

 

Entre os processos de maior incidência na Câmara de Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS) estão a emissão de decore sem que o profissional tenha documentação que serviu de base legal e apropriação indébita, ou seja, a posse de um valor que não lhe pertence. Outra questão muito observada é a alteração de uma peça contábil. "Em alguns casos, o profissional forçosamente modifica o balanço, seja para ganhar alguma concorrência ou uma disputa de licitação", explica Marcelo Alexandre Vidal, do Escritório Contábil Vidal e Coordenador da 2ª Câmara de Ética e Disciplina e membro da câmara de Julgamento de Recursos. Ele é um dos responsáveis pelo julgamento de processos de nível ético e disciplina.

 

Situações como essas se configuram em quebras do código de ética e acabam comprometendo a imagem do profissional da contabilidade. Mas no caso de apropriação indébita, um dos mais graves erros da categoria, a pena é pior. Quando o profissional embolsa uma quantia confiada pelo cliente ou empregador para o pagamento de algum tributo, o registro profissional é cassado. Vidal explica que isso ocorre mediante comprovação documental do fato, que geralmente torna-se uma questão de polícia. Ele explica ainda que, por ser um dispositivo novo e bem recente (incluído no código em 2010), a cassação ainda não teve nenhum profissional enquadrado. Antes da mudança, a pena disciplinar mais grave era a suspensão.

 

Estes são, na opinião de Vidal, os principais desafios éticos da categoria: não se apropriar dos valores confiáveis a sua guarda, e não ser levado por seus clientes a alterar algum indicador contábil a favor do cliente ou empregador. Para se precaver de problemas como esses, ele alerta que o contador deve ter um contrato de serviços muito bem elaborado com seu cliente e, ao menor indício de que está faltando na emissão de documentos, notificar a empresa por escrito. Caso o cliente não melhore o seu comportamento, o contador deve rescindir o contrato com a empresa. "Se todos os colegas fizerem isso, essas empresas vão acabar mudando de postura", afirma.

 

Caso Enron mudou padrões de segurança

 

Uma das situações mundialmente mais conhecidas pela falta de ética na contabilidade foi o caso Enron, situação que ocorreu nos Estados Unidos no final dos anos 1990. Como havia uma legislação permissiva que deixava que os contadores fizessem verdadeiros malabarismos contábeis sem que isso fosse detectado pelas empresas de auditoria, muitos balanços foram maquiados e isso fez com que diversas empresas fossem à bancarrota. Na oportunidade, os balanços que não refletiam a realidade ocasionaram uma crise na economia. A partir daí, a criação da Lei Sarbanes – Oxley veio como uma reação da sociedade a essa conduta antiética.

 

O contador Marcelo Vidal explica que, a partir dali, surgiu a expressão governança corporativa, no sentido de que a empresa sempre deve primar pela transparência. "Hoje, com a necessidade de fazer a convergência, essa questão de transparência fica cada vez mais evidente", afirma. As novas normas contábeis que entram em vigor a partir deste ano trazem o aspecto da transparência e da ética como uma linha mestra.

 

Ainda este ano, é provável que venham à tona alguns novos casos de falta de ética, conforme explica a contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues. O segmento da auditoria, segundo ela, tem sido ícone dessa crise. "A questão da ética que é guiada por código vem evoluindo ao longo do tempo. Há interferências por questões de costume, aspectos culturais, mas o código nunca consegue acompanhar a velocidade com que os comportamentos e mudanças ocorrem dentro da sociedade", afirma.

 

Caminho longo, mas sustentável

 

Atitudes como copiar o trabalho de um colega, ou tratar as pessoas com desonestidade são comportamentos que, já na universidade, ajudam a identificar profissionais com falta de ética. O problema é que, como muitos professores não tratam o tema com a devida importância, o aluno que está em formação já tem prejuízo de valores dentro do ambiente acadêmico.

 

Acostumada a realizar palestras ou lecionar sobre o assunto, a contadora e conselheira do CFC Ana Tércia Lopes Rodrigues defende a posição de que esse conhecimento não é restrito a uma disciplina: deveria ser transversal a todas. Tanto que seu principal objetivo quando está dando aulas é cobrar esta postura dos alunos e estimular que sejam profissionais de caráter. "Vejo uma falta de compromisso de parte dos professores. Parece que há constrangimento em abordar essas questões, enquanto essa deveria ser uma missão geral de formadores de opinião, como são os professores."

 

Questionada sobre quais são os fatores que influenciam a conduta de um indivíduo, a contadora entende que esta é uma questão de foro íntimo, muito mais do que de ambiente externo. Mas concorda que a base familiar e os valores passados pelo convívio contribuem muito. "Sem dúvida há influências da formação religiosa, intelectual ou familiar, mas é uma questão, sobretudo, de caráter pessoal", explica.

 

Quanto ao novo paradigma da sustentabilidade, a contadora refere-se ao fato de que para obter um resultado e sustentar esse resultado é preciso agir de forma ética. "Pessoas que não têm esse pilar da ética também podem obter ganhos, até superiores, mas não tem essa tranquilidade da sustentabilidade", afirma. Ela explica que o profissional quando manifesta que tem valores e padrões se permite escolher seu cliente. Se não for assim, pode com bastante facilidade estar envolvido em alguma situação de escândalo por algum cliente que não foi selecionado corretamente. 

 

Jornal do Comércio

 

Descontar doméstico no IR só vale até 2011

Lei que permite abater o INSS de empregados expira este ano.

 

Os contribuintes que já se acostumaram com as magras deduções de gastos com dependentes e educação, permitidas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), perderão mais um pouco com a mordida do Leão a partir do ano que vem. No ajuste de 2012, não será mais possível abater os valores referentes à contribuição patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos empregados domésticos. A lei que possibilitava o desconto, editada em 2006, expira em 2011 e sua prorrogação depende da reedição da regra.

 

 

A lei atual prevê o desconto equivalente a até 12% sobre o salário mínimo (incluindo o 13º), mesmo que o empregado ganhe um valor mensal superior. Para a declaração que começará a ser entregue a partir de 1º março, referente aos gastos de 2010, o valor que pode ser deduzido é de R$ 810,60, considerando o salário mínimo ainda de R$ 510. A estimativa é que a renúncia fiscal do governo alcance os R$ 500 milhões. Para a declaração do ano que vem, última em que vigorará o mecanismo, o limite da dedução deve subir para R$ 850.

 

 

A coordenadora-geral de Tributação substituta da Receita, Cláudia Lúcia Pimentel, informou que ainda não há propostas do Executivo ou do Legislativo para a revisão do benefício, apesar haver estudos sobre o impacto da medida. "Está previsto para acabar na declaração de ajuste de 2012. O benefício só poderá permanecer se os congressistas o prorrogarem. Desconheço qualquer proposta até o momento."

 

Vínculo

 

O consultor do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco) Jorge Lobão destacou que a possibilidade de abater a contribuição patronal do INSS tem uma função social que deve ser preservada. "Primeiro, ela serve de um redutor do próprio imposto pago pelas pessoas físicas. Segundo, foi uma forma de estimular, nas relações entre patrões e domésticos, o vínculo empregatício", observou. A extinção da lei poderia desestimular novas formalizações.

 

 

"Quem já está com a carteira assinada e não trocar de emprego vai continuar com o benefício, mas sem a possibilidade de abater do IR. Sem nenhuma vantagem, as pessoas se sentirão desobrigadas a regularizar os empregados", avaliou.

 

 

Para Lobão, além de fortalecer a relação trabalhista, a previsão de abatimento oferece segurança jurídica para ambos os envolvidos. "No fim de um contrato de trabalho, os empregados costumam buscar seus direitos e, quando os patrões não cumprem sua parte, podem ser cobrados judicialmente. O melhor, então, é fazer tudo certo, enquanto é devido", analisou.

 

 

Os demais abatimentos fiscais permitidos pelo Fisco foram consolidados em uma única instrução normativa, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União. Pelo texto, que não foi alterado, as doações feitas a entidades de direitos da criança e do adolescente ou de idosos (reconhecidas pelo governo), patrocínios a obras audiovisuais, projetos culturais ou desportivos podem ser abatidas até o limite de 6% do imposto devido pelo contribuinte.

 

 

As deduções referentes aos donativos, no entanto, serão feitas antes do abatimento da contribuição ao INSS dos empregados domésticos. Em alguns casos, os descontos previstos podem concorrer entre si. Se o contribuinte tiver, por exemplo, um imposto a pagar de R$ 500 neste ano, e abater até R$ 50 de doações, restarão R$ 450 para a redução do INSS.

 

Correio Braziliense

 

 

Senado aprova salário mínimo de R$ 545 e política de reajuste até 2015

 

24/2/2011

 

Nos próximos dias a presidente Dilma Rousseff deverá sancionar a lei que estabelecerá o salário mínimo em R$ 545 para o ano de 2011. O Senado aprovou nesta quarta-feira (23), após quase sete horas de discussão, o projeto de lei da Câmara 1/11 que, além do novo valor, estabelece a política de reajuste do mínimo até 2015.

A votação do texto-base foi simbólica, sendo que três emendas ganharam destaques e votações separadas, sendo todas rejeitadas. Duas haviam sido propostas pelo PSDB - que fixava salário de R$ 600 (placar: 55 votos contra, 17 a favor e cinco abstenções) e o fim da previsão de ajuste do mínimo por decreto presidencial (placar: 54 votos contra, 20 a favor e três abstenções) - e uma pelo DEM, que pretendia o reajuste de R$ 560 (placar: 54 votos contra 19 a favor e quatro abstenções).

Debate

O debate sobre o valor do mínimo foi iniciado com protestos do senador Itamar Franco (PPS-MG). Ele não concordava com a aprovação de um requerimento de urgênciaÉ utilizado para apressar a tramitação e a votação das matérias legislativas. A urgência dispensa interstícios, prazos e formalidades regimentais, e pode ser requerida nos seguintes casos: quando se trata de matéria que envolva perigo para a segurança nacional ou providência para atender calamidade pública; para apreciar a matéria na segunda sessão deliberativa ordinária subsequente à aprovação do requerimento; para incluir matéria pendente de parecer na Ordem do Dia. A urgência pode ser solicitada pelos senadores, por comissões técnicas e pelo presidente da República. que trouxe a matéria para votação do Plenário antes de ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Segundo ele, o relator e líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), não consultou partidos da minoria para ter acordo sobre o requerimento. Além disso, a votação teria acontecido fora do horário previsto pelo Regimento.

Os questionamento de Itamar Franco, contudo, foram refutadas pelo presidente do Senado, José Sarney:

- Não estou quebrando [o Regimento] nem inovando de nenhuma maneira - retrucou o presidente da Casa.

Em seguida, foram lidas as emendas feitas ao projeto. Entre elas, as que propunham salários de R$ 560 (DEM), R$ 600 (PSDB) e R$ 700 (PSOL). Como relator, Jucá rejeitou todas as 11 emendas apresentadas à proposta, mas concordou com a oposição para que fossem apresentados três destaques ao projeto: nas emendas que fixavam salário mínimo de R$ 560 e de R$ 600 e na que suprimia a previsão de os reajustes futuros serem definidos por meio de decreto presidencial. Todas essas emendas foram posteriormente derrotadas.

Durante toda a discussão, Marinor Brito (PSOL-PA) insistiu para que a votação das emendas apresentadas pelo seu partido, do qual é líder, ganhasse destaque, o que foi negado pela Mesa.

Oposição

O PSDB não abriu mão da emenda que propunha o valor de R$ 600 para o salário mínimo. Segundo Alvaro Dias (PSDB-PR), seria possível conceder um aumento maior para o trabalhador sem comprometer as contas do governo. O parlamentar explicou que, para cada R$ 1 a mais no salário mínimo, os gastos públicos aumentam em R$ 300 milhões. Como a diferença entre o salário mínimo proposto pelo governo - R$ 545 - e os R$ 600 propostos pelo PSDB é de R$ 55, o aumento do gastos seria, então, de R$ 16,5 bilhões.

- O governo está subestimando receita de R$ 24 bilhões estimada para este ano - disse Alvaro Dias. Ele afirmou, ainda, que outros R$ 11,5 bilhões poderiam ser conseguidos por meio da redução de despesas, sem afetar programas sociais e investimentos.

O líder do DEM, José Agripino (RN), contou que o trabalhador sai perdendo com a cifra. Segundo ele, o governo não está repondo sequer a inflação do período. Ele culpou "a gastança eleitoral", supostamente promovida pelo governo Lula para eleger sua candidata à Presidência da República, de produzir inquietação econômica e levar ao corte de R$ 50 bilhões no Orçamento para 2011, além de uma inflação de quase 1% em fevereiro.

O poder de compra também foi o foco de Marinor Brito, que citou as garantias do artigo 7º, inciso IV da Constituição: "salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim".

Governistas

Humberto Costa (PT-PE), líder do Bloco de Apoio ao Governo, frisou que o governo ouve os trabalhadores. No Plenário, ele disse que o salário mínimo teve um papel fundamental na política de transferência de renda realizada pelo ex-presidente Lula e na construção de um mercado interno que amenizou os efeitos da crise internacional. Para ele, o salário mínimo de R$ 545 é um "avanço importante".

Também em defesa da proposta do governo, Walter Pinheiro (PT-BA), disse que o salário mínimo é fonte de desenvolvimento da pequena economia, agrícola ou industrial. Ele minimizou o debate sobre lei ou decreto para ajuste do mínimo dizendo que o debate da noite era sobre o avanço do mínimo. E recordou de quando se lutava por um salário mínimo equivalente a US$ 100. "Hoje ele é de quase US$ 300".

A senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT-PR) comparou os reajustes concedidos pelo governo FHC - segundo ela, de 29,8% - contra mais de 57% concedidos pelo governo Lula. "O Brasil é o único país de economia expressiva que tem política de aumento e recuperação do salário mínimo".

Na visão de Wellington Dias (PT-PI), a política de reajuste anual [do salário mínimo] permitirá que a renda per capita familiar, com apenas um adulto ganhando um salário mínimo, garanta que a família saia da condição de pobreza.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que, independentemente de pertencer à base governista, considerava inconstitucional o artigo 3º do projeto, que prevê a concessão de reajuste ao salário mínimo por decreto presidencial. Segundo o senador, que já exerceu o cargo de procurador da República, a definição do salário mínimo é atribuição exclusiva do Congresso.

Já o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), conclamou o Senado a "dar um voto de confiança à presidente Dilma Rousseff", por meio da aprovação do PLC 1/11.

Milena Galdino / Agência Senado

 

Senado

 

Artigo  pesquisado  por:

Marcos Gonzalez

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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tribunal de Justiça abre inscrições para Processo Seletivo de Estágio em Direito


> Amazonas
> Tribunal de Justiça abre inscrições para Processo Seletivo de Estágio em Direito
> 23 de fevereiro de 2011
>
> Fonte: Portal Amazônia (Com informações do TJAM)
>
>
> MANAUS - O Tribunal de Justiça do Amazonas torna pública a abertura do
> processo seletivo para estágio de Direito para vagas de cadastro
> reserva. As vagas devem ser preenchidas de acordo com a necessidade do
> TJAM ainda no primeiro semestre de 2011. As atividades de estágio
> serão realizadas nos cartórios e setores do Tribunal de Justiça
> localizados no Edíficio Arnoldo Péres, Fórum Ministro Henoch Reis,
> Fórum Desembargador Mário Verçosa, Fórum Desembargador Lúcio Fonte de
> Rezende, Fórum Desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos e
> Juizados Dispersos.
>
> O estágio compreende o exercício de funções auxiliares, como bolsa-
> auxílio mensal no valor de R$ 800,00, auxílio-transporte no valor de R
> $ 99 e jornada de trabalho de 25 (vinte e cinco) horas semanais,
> devendo corresponder ao horário de 08h às 13h.
>
> Requisitos
>
> São requisitos para a candidatura: ser brasileiro ou estrangeiro,
> observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma de
> legislação aplicável; estar em dia com as obrigações militares, se do
> sexo masculino; estar no gozo dos direitos políticos; não ter
> antecedentes criminais, comprovado mediante folha corrida da Justiça
> Estadual e Federal; estar regularmente matriculado em curso de
> graduação de Direito, de estabelecimento de ensino superior autorizado
> ou reconhecido, e cursando, no mínimo 5º (quinto) período ou o
> equivalente para escolas de regime anual; ter coeficiente de
> rendimento mínimo de 7,0 (sete) pontos, atestado por histórico
> escolar.
>
> As inscrições poderão ser efetuadas gratuitamente no período de 24 de
> fevereiro a 4 de março de 2011, preferencialmente no site www.tjam.jus.br
> ou na sede do Tribunal de Justiça, situada na Avenida André Araújo,
> térreo, Aleixo (exceto aos sábados e domingos). No ato da inscrição o
> candidato deverá preencher o formulário e anexar cópia digitalizada
> dos comprovantes de matrícula e declaração do coeficiente de
> rendimento acadêmico.
>
> Prova
>
> A prova será realizada em local e data a serem divulgados
> posteriormente por meio do site do Tribunal de Justiça do Amazonas:
> www.tjam.jus.br . A prova será constituída de 40 (quarenta) questões
> de múltipla escolha referentes a Conhecimentos Básicos e Conhecimentos
> Específicos, com 5 (cinco) alternativas cada questão.
>
> O conteúdo programático, bem como as informações específicas do
> processo seletivo podem ser consultados no Edital nº01/2011 (anexo).
> Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo formulário de fale
> conosco, ou pelo e-mail: eastjam@tjam.jus.br
>
> ===
> Colaboração: Mônica A Almeida
> Adm. e Moderadora - RH MANAUS

Concurso da ALE terá salário de até R$10 mil

Segundo Ricardo Nicolau, a aplicação da prova e a nomeação dos concursados ocorrerá neste 1º semestre

Manaus, 19 de Fevereiro de 2011

Rosiene Carvalho

O concurso para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), cujo edital será lançado em no máximo 40 dias, terá 130 vagas com salários que variam entre R$ 1.800 e R$ 10 mil. As informações são do presidente da ALE-AM, Ricardo Nicolau (PRP).

Ele prevê que a aplicação da prova e a nomeação dos concursados ocorram ainda no primeiro semestre de 2011. O deputado afirmou que serão 55 vagas para  o nível superior e 75 para o nível médio. Um dos benefícios concedidos a funcionários da ALE são os "tickets" alimentação no valor de R$ 900.

Ricardo Nicolau acrescentou que uma comissão, composta por funcionários efetivos da Procuradoria da ALE, foi constituída na última semana para organizar o edital. "Nenhum parente desses funcionários poderá prestar o concurso", disse.

Ainda não foi definido qual instituto será responsável pelo certame. No entanto, a ALE já firmou parcerias com a Polícia Federal (PF) e a OAB para garantir a segurança da prova. "O superintendente da PF, Sérgio Fontes, já firmou esse compromisso. Queremos que o concurso seja aplicado sob total segurança, rigor e tenha credibilidade e transparência".

A intenção, segundo o deputado, é de que os 130 novos funcionários substituam pessoas que ocupam vagas comissionadas na ALE. Hoje a Casa conta com mais de 1.000 cargos de comissão, o que representa o dobro dos funcionários efetivos, que somam 560.

Benefícios
O presidente da ALE afirmou que, assim que encerrar o período de chuvas no Estado iniciará "três obras dentro do terreno da Assembleia em benefício dos funcionários". Estão em fase de projeto a construção de uma creche, uma policlínica e uma Escola Legislativa, que irá oferecer cursos de nível superior como de Administração Pública. No concurso, já há algumas vagas previstas para os três projetos.

As três obras irão atender tanto os funcionários efetivos quanto os comissionados. Questionado sobre os dividendos eleitorais que os deputados podem colher com o aumento de concessões de bolsas de estudo, Ricardo Nicolau declarou que estes não são suficientes para eleger um candidato no Estado. Disse, ainda, que a construção de uma escola legislativa pode até diminuir os custos que a ALE tem nesse setor. "São cinco, seis bolsas concedidas por cada deputado. Hoje você precisa de pelo menos 20 mil votos para se eleger. Não interfere", disse.

A prioridade nas vagas da creche e das bolsas universitárias será dos funcionários efetivos. "Mas não vamos deixar uma sala vazia, tendo ali o mesmo gasto se forem 20 ou 40 estudantes na mesma sala. A nossa principal intenção com a escola é capacitar os funcionários e deixar material intelectual na ALE", justificou.

Ainda como ações administrativas para 2011, Nicolau promete lutar pela construção de uma passarela em frente a ALE, por entender que o sinal instalado no local prejudica o trânsito. A digitalização dos projetos dos deputados e a disponibilização dos mesmos na Internet é outra meta. Além da implantação de uma Biblioteca Digital, com documentos históricos datados do ano de 1.800. Ele também anunciou a aquisição de um acervo e a instalação de uma biblioteca na ALE, como parte das medidas que beneficiam os funcionários. "Sou contra a morosidade. A minha intenção é colocar tudo em prática neste ano", afirmou.
www.acritica.com.br
Acrítica 2010

ANP prepara concurso

ANP prepara concurso

Serão contratados especialistas em regulação, agentes de fiscalização e analistas administrativos

23 de Fevereiro de 2011

Cinthia Guimarães

Depois de lançar o escritório regional no Amazonas, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) se prepara para realizar, ainda este ano, concurso público com cerca de 40 vagas, para dar suporte à estrutura do órgão e operar em plena atividade.

Para isso, precisará de um quadro de servidores como especialistas em regulação, agentes de fiscalização e analistas administrativos. Segundo o chefe do escritório regional, Noel Santos, o concurso trará oportunidades para administradores, contadores, economistas, engenheiros, e outros cargos de nível superior. Em Manaus, o órgão funciona, desde janeiro, no prédio do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), na Estrada do Turismo.

Atualmente, a ANP regional conta com um quadro mínimo de funcionários designados de outros Estados.

Santos disse que a proposta de concurso, que será realizado em nível nacional com vagas para o Estado, está aguardando as diretrizes do Ministério do Planejamento. "Nós dependemos do Governo. Estamos com dotação orçamentária aprovada previamente. Nossa estrutura vem de outras unidades até que haja deliberação efetiva do concurso".

A ANP, mais perto do consumidor da região, terá maior facilidade de coibir as irregularidades ocorridas por deformações de mercado, ou por questão de desabastecimento, segundo o técnico da ANP.

Clandestinidade

Nesta sexta, A ANP realiza no Diamond Center, o "Programa Gás Legal", evento que trará representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) e empresários do setor para debater soluções a respeito da venda clandestina do gás de cozinha - Gás Liquefeito do Petróleo (GLP). Segundo a ANP, há em Manaus em torno de 400 revendedores nessa condição. "Queremos dar conhecimento às autoridades que essa prática é irregular porque as multas aplicadas são relevantes. Aqueles que forem encontrados poderão ser indiciados em processos criminais", ressaltou Noel Santos. Amanhã à tarde, o gestor se reunirá com representantes da Associação dos Revendedores de Gás do Amazonas (Argás).

Acrítica 2010

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DPU/AM - PRORROGA INSC. P/ ESTÁGIO ATÉ 14/03


>
> A Defensoria Pública da União no Amazonas (DPU/AM) prorrogou o período
> de inscrições do 11º Processo Seletivo para Estágio Remunerado de
> Direito até o próximo dia 14 de março, e as provas objetivas/
> discursivas foram remarcadas para 16 de março, de 14h a 18h. Podem
> participar da seleção alunos de Direito matriculados a partir do 6º
> período de estudo.
>
> Inicialmente a DPU/AM visa a preencher 11 vagas distribuídas nos
> Ofícios Previdenciários, Cíveis e Criminais da unidade no Amazonas.
> Haverá também formação de cadastro reserva para preencher as vagas que
> venham a surgir durante o período de validade do concurso, que é de um
> ano, prorrogável por igual período. Os aprovados serão chamados por
> ordem de classificação, sendo que o aprovado do sexto período deverá
> esperar até o sétimo período da faculdade para começar o estágio.
>
> A jornada do estágio é de 30 horas semanais e a bolsa oferecida é de R
> $ 520. Além da bolsa mensal, o estagiário terá direito a outros
> benefícios, como auxílio-transporte de R$ 6 por dia, seguro contra
> acidentes pessoais e recesso remunerado.
>
> Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão preencher a ficha
> disponível no site www.dpu.gov.br (link Estágio) e entregá-la na sede
> da DPU/AM juntamente com documentos (foto 3X4, declaração do período
> cursado na faculdade, cópia do RG e CPF) e 400g de leite em pó. As
> provas, com questões objetivas e uma discursiva, serão realizadas no
> auditório da Escola Superior de Advocacia no Amazonas (ESA-AM), Rua
> São Benedito, bairro Adrianópolis.
>
> Outras informações pelo telefone (92) 3133-1616, email
> dpu.am@dpu.gov.br e twitter @DPUAM. A DPU/AM está localizada na
> Avenida Ayrão, 671, bairro Praça 14, ao lado do banco HSBC, próxima à
> Faculdade de Odontologia da Ufam.
>
> ==
> Fonte:portald24am
> ==

Marinha abre concurso para 1.275 vagas de fuzileiro naval


>
> O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha lançou edital de
> concurso para 1.275 vagas para o curso de formação de soldados
> fuzileiros navais par as turmas I e II de 2012. É preciso ter nível
> fundamental completo. A bolsa durante o curso é de R$ 550. Após
> conclusão do curso, o aluno é nomeado soldado fuzileiro naval, com
> remuneração inicial de aproximadamente R$ 1,1 mil.
>
> Edital: www.mar.mil.br/cgcfn
>
> Podem participar homens com idade mínima de 18 anos até 31 de dezembro
> de 2011 e máxima de 21 anos até 31 de dezembro de 2012, com altura
> entre 1,54m e 2m.
>
> Aqueles que forem aprovados no concurso serão matriculados na condição
> de recruta fuzileiro naval. O curso tem duração de 17 semanas e será
> conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves,
> localizado no Rio de Janeiro ou, simultaneamente, no Centro de
> Instrução e Adestramento de Brasília, em regime de internato e
> dedicação exclusiva até a formatura.
>
> O curso terá início com o período de adaptação, no qual os alunos
> realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a
> palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão
> exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e
> hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar
> como fuzileiro naval.
>
> Após o período de aprendizagem, o aluno será nomeado soldado fuzileiro
> naval, com remuneração inicial de R$ 1,1 mil.
>
> Depois do curso, os aprovados poderão ser distribuídos para as cidades
> do Rio de Janeiro, Rio Grande (RS), Brasília, Ladário (MS), Belém,
> MANAUS, Salvador, São Paulo ou Natal.
>
> As inscrições devem ser feitas pelo site www.mar.mil.br/cgcfn de 14 de
> março a 14 de abril. A taxa de inscrição é de R$ 20.
>
> Os candidatos passarão por exame de escolaridade, verificação de dados
> biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de
> suficiência física e exame psicológico.
>
> O exame de escolaridade será realizado às 10h do dia 31 de maio.
>
>
> ===
> Fonte: G1
> ===
>

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

desaforo privilegiado

Agradecimentos ao professor Joao Tomas

desaforo privilegiado....

Quando a tradição é uma excrescência: foro privilegiado faz parte da 'síndrome dos desiguais'






Quando a ministra Ellen Gracie tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal, anos atrás, foi indagada acerca do foro privilegiado. A ministra respondeu que o instituto já fazia parte de nossa tradição.

Joaquim Barbosa, também ministro da Suprema Corte, ao receber para processar os volumes do inquérito do "Mensalão", referiu-se ao privilégio de foro como uma excrescência.

Há bons motivos para supor que ambos estão com a razão.

A competência por prerrogativa de função (nome técnico do foro privilegiado) é ao mesmo tempo uma tradição e uma excrescência, fato, aliás, que não é isolado em nossa história.

Desde as Ordenações Filipinas que vigeram no Brasil Colônia, está presente a diferenciação entre Juízos, de acordo com o status da autoridade: fidalgos de grandes Estados só eram processados por mandados do rei.

A enorme infringência ao princípio da isonomia tem se mantido incólume no correr dos anos, ainda que as Constituições e o prestígio das normas referentes à igualdade tenham mudado profundamente desde o absolutismo que vigorava naquele período.

Neste sentido, faz bem que tenhamos deixado para trás algumas tradições de nosso direito. Outras ainda podem ser descartadas pelo caminho.

Há quem diga que a regra do foro privilegiado não perturba a isonomia, mas a revigora, pois, afinal, tal como os iguais devem ser tratados de forma igual, os desiguais devem receber tratamento distinto.

A lógica poderia ser aplicada ao apartheid sem grandes alterações filosóficas. Em determinado momento político, alguém sentenciou que brancos e negros eram diferentes e, portanto, mereciam tratamento desigual.

A questão, fundamental, por óbvio, é saber que desigualdade (na lei) pode contribuir para a afirmação da igualdade (na vida real) e qual a diferenciação pode simplesmente esvaziar o conceito de isonomia.

As autoridades são diferentes das demais pessoas quando cometem crimes? Por acaso, ao malversar verbas públicas ou receber suborno, são os cargos ou os indivíduos que praticam ilícitos?

Esta regra da desigualdade para desiguais apenas aprofunda a desigualdade, o que subverte a idéia de isonomia.

Tratamento desigual, para assegurar a igualdade, é o que deve ser dado ao pobre, por exemplo, não cobrando custas quando de seu ingresso em juízo, fornecendo-lhe advogado público para litigar. Sem essa "desigualdade", a isonomia de permitir que todos ingressem em juízo certamente restaria esvaziada.

Afirmam, ainda, alguns doutrinadores, que a regra da prerrogativa de competência visa proteger o cargo, não seu titular. Explicação que, na verdade, é difícil de compreender, pois o cargo público independe de seu titular e, no mais das vezes, é justamente utilizando-se do cargo público, que o funcionário pratica o ilícito. A melhor forma de proteger o cargo é tornando mais fácil o julgamento daquele que por seu intermédio pratica um crime, e não o reverso.

O foro privilegiado é apenas um entre outros mecanismos da rede de proteção das autoridades (como a justiça dos militares, a prisão especial, a imunidade parlamentar). Convive bem com a síndrome dos desiguais, da sociedade do você sabe com quem está falando que ainda se mantém ativa entre nós, mas não é próprio da democracia republicana. A visão de proteção da autoridade (e não do bem público) é a que permeia o patrimonialismo, tradicional neste país desde as capitanias hereditárias. Mas não devemos ter nenhum orgulho dessa tradição.

Ao contrário, a desintoxicação destas regras de proteção dos mais fortes (portanto, os que menos precisam delas) é importante ao país, senão para diminuir a avassaladora improbidade, ao menos como um efeito didático para a sociedade, que deve se acostumar a uma regra básica da democracia republicana: todos aqueles que infringem a lei devem ser tratados sob as mesmas leis, com igual rigor e perante os mesmo Juízes.
http://blog-sem-juizo.blogspot.com/2011/02/desaforo-privilegiado.html

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