domingo, 22 de novembro de 2009

cyberbullying - copiando e colando da pg. do diário de um juiz

Em minhas visitas frequentes a certos sites, encontrei essa postagem do dr. Zamith, em seu Diário de um Juiz, que acredito valer a pena reforçar, pois também sou contra a prática do cyberbullyng. Segue o texto:

"Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível bullying, intimidação ou comportamento agressivo com o intuito de humilhar algum colega. O termo inglês bullying, deriva de “valentão”, não possui tradução possível para o português, e engloba todo tipo de agressão ou intimidação com o intuito de humilhar uma pessoa. Quem não sofreu bullying certamente se lembra de algum colega que sofreu.

Apesar de ser um termo novo no Brasil, o bullying não é atual e não acontece somente na escola, também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança, porém, sendo mais comum entre os adolescentes. A má notícia é que essa forma de intimidação transpôs as barreiras das escolas e chegou ao meio virtual, com o nome de cyberbullying.

Minha filha e outras estudantes do Centro Educacional Adalberto Vale foram vítimas recentes de cyberbullying.

No final do mês de outubro, algúem publicou um tópico numa comunidade existente no Orkut, titulando-o como “As novas putas do CEAV”. Abaixo do título, dez nomes de adolescentes, cada nome acompanhado de um adjetivo, uns ofensivos, outros nem tanto. O da minha filha veio acompanhado do termo “idiota”.


Dei conhecimento à direção da Escola, à Polícia Civil e ingressei na Justiça contra o Google (responsável pelo Orkut), aparelhando uma ação de danos morais em nome da minha filha e requerendo, desde logo, que o Google fosse compelido a retirar a página do ar. No último dia 5/11 a Juíza da 19ª Vara Cível acatou o pedido de tutela antecipada e desde o dia 19 a comunidade saiu do ar.

Na esfera policial, a Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado está cuidando do caso. O Delegado representou pela quebra do sigilo dos dados do responsável/moderador da comunidade e do criador do tópico.

Aliás, a página do mentor ainda está no ar (aqui). Pelas pistas que deixou, trata-se de aluno(a) do próprio Adalberto Vale. O meu sobrenome (não tão comum), por exemplo, foi grafado corretamente. A lista abrange adolescentes de diversas séries da escola.

O ofensor pensa que ao se ocultar sob o anonimato poderá sair impune. Ledo engano. É só questão de tempo."

Dr. Zamith, me solidarizo com a causa e, como educadora, repudio esse tipo de comportamento mostrado por alguns estudantes desta geração. Liberdade para os jovens não deve ser confundido com falta de limites e desrespeito ao direito alheio. Atitudes como o cyberbulling devem ser reprimidos, para que nossos jovens vejam que não se deve ferir a dignidade dos colegas e evitar o mal cidadão no futuro...

visitando BARCELOS - Am a trabalho e aproveitando um pouquinho pra conhecer a cidade

Barcelos é um município localizado ás margens do Rio Negro, no estado do Amazonas, onde a Amazonas Energia possui uma filial, a qual fui visitar para inspeção em tanques de armazenamento, e verificar controle de estoque de óleo diesel. Mas é de lei que nas horas de folga temos que conhecer a cidade e dar uma passadinha no fórum local, pra conhecer a realidade jurídica do município. Então seguem as fotos abaixo:

vista do rio negro, a caminho da vila de Moura:


orla de barcelos:

Recepção do Hotel Ornamental:


um bom restaurante pra comer, em frente ao Fórum:


falando no fórum, aí está ele:

bom, a visita a cidade foi maravilhosa, apesar da falta de infraestrutura da mesma, a seguir eu posto mais fotos da viagem. O forte do turismo local é a pesca esportiva, mas essa não é muito a minha praia...